Por que o disjuntor esta desarmando?

Tenho 2 chuveiros. Um de 7500w 220v com disjuntor de 40A e outro de 550w 127v e disjuntor de 20A. Acontece q quando ligo os dois chuveiros ao mesmo tempo o disjuntor de 20A desarma. Porém também não funciona o outro chuveiro que permanece ligado o disjuntor.

Alguém pode me ajudar.

Vou acionar um eletricista para verificar mas gostaria da opinião de vcs.

Por que o disjuntor esta desarmando?

Tenho 2 chuveiros. Um de 7500w 220v com disjuntor de 40A e outro de 550w 127v e disjuntor de 20A. Acontece q quando ligo os dois chuveiros ao mesmo tempo o disjuntor de 20A desarma. Porém também não funciona o outro chuveiro que permanece ligado o disjuntor.

Alguém pode me ajudar.

Vou acionar um eletricista para verificar mas gostaria da opinião de vcs.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 4
César Henrique do Nascimento

Aparentemente, pelo relato em si, há duas proteções. Quando um desarma temos uma sobrecarga para aquele circuito que deve ser investigado para sanar este problema (fiação inadequada, proteção ruim,...) Já a segunda situação, deve ser outro motivo, que pode ser o desarme do disjuntor antes dele (o geral do quadro), ou outro fato tb a ser investigado. Conclusões precipitadas podem levar a perda de tempo. Em resumo, tem de ir ao local e testar essas e outras possibilidades.

Responder
Vinicius Ramos Lima
Vinicius Lima - Eng. Eletricista (Camaçari, Bahia) Vinicius Lima - Eng. Eletricista - há 6 anos

Sr. Sidinei, bom dia!

Provavelmente uma das fases está alimentando os 2 circuitos dos chuveiros, fazendo com que ao ligá-los e desarmar a fase que está protegida pelo disjuntor de 20 A, o outro chuveiro (alimentado em 220 V) não funcione pois deve apenas ficar uma das fases ligada.

Inicialmente, é bom verificar o quadro para saber se a ligação pode ser alterada nele.

Feito a separação dos circuitos e conforme alguns colegas já citaram acima, é necessário alterar o disjuntor do chuveiro de 5500 W, pois para 127 V será preciso um disjuntor de 50 A ao invés do de 20 A (veja com o seu eletricista a possibilidade de alimentar esse chuveiro também em 220 V e com isso poderá utilizar um disjuntor bifásico de 32 A).

Considerando que o banheiro fica próximo ao quadro de distribuição, verifica se o cabo de alimentação do chuveiro de 7500 W é no mínimo de 6mm² e o do chuveiro de 5500 W de 10mm² (caso consiga alimentar o chuveiro de 5500 W em 220 V, poderá reduzir esse cabo para 6mm² também).

Espero que solucione o seu problema facilmente!

Responder
Bruno Cesar Seda Castro

Prezado Sidney, boa noite.

Analisando as informações apresentadas me parece que o circuito do chuveiro 2 (5500 W) esteja em série com o circuito 1 (7500 W). Com relação ao dimensionamento: Chuveiro 1 = 7500 W / 220 V = 34,09 A, logo colocar um disjuntor DIN Bifásico 40 A, condutor 6 mm². Chuveiro 2 = 5500 W / 127 V = 43,30 A, logo colocar um disjuntor DIN monofásico 50A , condutor 10 mm². Verificar se os circuitos estão individualizados.

Aconselho a vistoria de um profissional qualificado.

Responder
Particular - há 6 anos

R: A sobrecarga deve desarmar o DR geral limitando a corrente que circula no quadro...

A disposição;

Angelo Amaral
Gellato Serviços Técnicos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Gellato Serviços Técnicos - há 6 anos

Provavelmente, há sim o dimensionamento errado dos cabos para tal circuito, além da interligação das proteções...

Não utilize cabo 10,0 mm² sem antes conversar com um profissional especializado. O senhor pode acabar trocando 6 por meia dúzia, uma vez que deve ser levada em consideração a distância do equipamento ao disjuntor para calcular a queda de tensão, e assim, saber qual o cabo adequado para sua instalação

Responder
Agnaldo
Sc Renovar - Serviços, Reformas E Manutenções. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Sc Renovar - Serviços, Reformas E Manutenções. - há 6 anos

Boa tarde. Prezado sr. Sidnei, O circuito que iremos chamar de (1) do chuveiro 127v está ligado no circuito(2) do chuveiro 220v, desarmando o circuito(1) o (2) não irá funcionar. Existem outros problemas, do tipo disjuntores e fios subdimensionados, entre outros pontos que devem ser investigados, aconselho agora, nesse momento procurar um profissional da área com experiência no assunto e capacitado, pois o problema do sr. tende a aumentar.

Espero poder ter ajudado. boa sorte!

Responder
Antonio Henrique dos Santos

olá s.r. Sidinei sou técnico em eletrotécnicas e pelo que o s.r. escreveu só daria para dizer com total certeza qual o problema que esta ocorrendo com seu circuito com uma analise

li que o s.r. colocou que seu chuveiro 127v e de 550w

o s.r. tem certeza? ou não seria de 5500w?

porque se for 5500w o dimensionamento do disjuntor esta totalmente errado mais como eu escrevi anterior mente tenho que analisar seu circuito para ter uma certeza

espero ter sido útil

Responder
Sidnei
Particular - há 6 anos

Olá...

Eu escrevi errado. O chuveiro é de 5500W dessa forma de acordo com sua resposta vou pedir para verificar o dimensionamento do disjuntor. Assim como tbem se há interligação entre os circuitos e a fiação.

Aqui para checar a fiação é meio complicado. A casa é de dois andares e coberta com canaletão sobre a laje, com os conduites passando pela laje e não sobre ela. Obrigado pela resposta.

Antelmo Mendonça dos Santos
Constante Construções (Quartéis, Rio de Janeiro) Constante Construções - há 6 anos

Se sidney esse comportamento do dispositivo é uma característica de mal dimensionamento do dispositivo de proteção.

Se preferir marque uma visita técnica sem compromisso que podemos ajudá lo

Att;

Antelmo Mendonça dos Santos

Responder
Cássio Murilo Machado da Silva
CR Joule Instalações Elétricas Ltda­ ME (São Paulo Zona Sul, São Paulo) CR Joule Instalações Elétricas Ltda­ ME - há 6 anos

Bom dia!

Sr. Sidnei!

Provavelmente há alguma interligação entre os circuitos, sem contar o mal dimensionamento dos disjuntores.

Oriento que solicite a um profissional qualificado uma visita técnica no local.

Poderemos fazer está visita de forma gratuita sendo de seu interesse.

Esperamos ter ajudado.

Att

Rafael Jovino

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região