O que posso fazer para resolver disjuntor desarmando com frequência?

Caros colegas, a dias que o disjuntor do padrão de energia vem caindo, inclusive de madrugada. Ja troquei o disjuntor, chamei o eletricista residencial para verificar sobrecarga, fuga de energia ou coisa e tal.....e nada. O que posso fazer para resolver esse meu problema....outro detalhe, tem meses que o disjuntor não cai e alguns meses que cai com frequência...

O que posso fazer para resolver disjuntor desarmando com frequência?

Caros colegas, a dias que o disjuntor do padrão de energia vem caindo, inclusive de madrugada. Ja troquei o disjuntor, chamei o eletricista residencial para verificar sobrecarga, fuga de energia ou coisa e tal.....e nada. O que posso fazer para resolver esse meu problema....outro detalhe, tem meses que o disjuntor não cai e alguns meses que cai com frequência...

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

29 Respostas

Respostas úteis 5
Felipe Muniz Alvares
Brise Arquitetura E Design (Guará, Distrito Federal) Brise Arquitetura E Design - há 5 anos

Motivo mais comum para o disjuntor desarmar é a sobrecarga do sistema.

Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia. Ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto (por exemplo, um chuveiro muito potente). Daí o jeito é reformar.

Pra resolver:

Se preferir colocar um disjuntor que aguente uma amperagem maior, troque também a fiação. Se você usar um disjuntor de 30A para uma fiação que aguenta 15A, os fios vão aquecer demais, mas o disjuntor não vai desarmar e pode acontecer um curto-circuito! Pense sempre no conjunto disjuntor+fiação. Os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais são: 1,5 mm² (15,5 ampères), 2,5 mm²(21,0 A),4,0 mm²(28,0 A),6,0 mm²(36,0 A),10,0 mm²(50,0 A).

Responder
Fábio Maciel
Spy Tech Soluções Inteligentes (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Spy Tech Soluções Inteligentes - há 5 anos

Uma avaliação se faz necessarianecessária, mas certamente as instalações elétricas promovem sobrecarga e devem ser substituídas. Na fotografia está nosso contato, nos chame pelo WhatsApp e agende uma visita técnica sem custo. Tenho certeza de que teremos a solução para o seu problema.

Daniell Alberto Gomes da Silva
Alberto-Soluções em Elétrica e Climatização (São Gonçalo, Rio de Janeiro) Alberto-Soluções em Elétrica e Climatização - há 5 anos

Bom dia meu amigo, existe em toda instalação elétrica um cálculo de demanda para carga instalada se vc não respeita essa demanda e não contratar um profissional técnico capacitado para fazer sua instalação pode vim acontecer isso ou até pior , vou te dá um exemplo se sua casa tem uma demanda muito alta como 3 chuveiro ,banheira ,ar condicionados ,bomba etc... No mínimo tem que ter uma rede trifásico para pôde balancear essa carga ,Ae sim dimensionar o cabo correto de entrada e o disjuntor geral que ficaria na caixa de conexão no padrão de entrada, Não adiantar tbm colocar o cabo correto o disjuntor corretor e não fazer o balanceamento vai sobrecarregar 1 fase ou 2 e vai aquecer o cabo e o disjuntor ser Din. Como é termomagnético vai aquecer uma polaridade e vai desarma como está aquecendo te aconselho a chamar um técnico , anotar toda sua demanda ae sim vê se o cabo de entrada está correto para aguentar a carga total, e ainda tem o fator interno dos circuitos se estão dimensionado correto separados , lembrando que todo circuito específicos tem que ser ligados separados ex: chuveiros,ar condicionado, microondas, máquina de lavar,forno elétrico etc...ABS e um bom dia a todos

Responder
Alex Souza
Particular - há 5 anos

Todas as respostas acima estão corretas. Porém, falta uma: falha de isolamento.

Isso exige uma análise profunda no imóvel. Em alguns casos, é necessário trocar toda a fiação elétrica! Acredite, não é exagero... Aqui em casa estava acontecendo isso; troquei 2 vezes o disjuntor do poste (e já estava desanimado com a situação) porém, depois de analisar ponto a ponto, descobri a falha!

Portanto, nem sempre a causa é sobrecarga, pois na maioria das vezes que isso acontece é quando tem poucas coisas ligadas.

Espero ter ajudado!

Vilmar Rosa Galindo
Construção,e Reformas Em Geral,com Engenharia Civil E Mecânica (Sorocaba, São Paulo) Construção,e Reformas Em Geral,com Engenharia Civil E Mecânica - há 5 anos

Se possível , procurar um profissional de sua confiança, para examinar, fiação, disjuntores,e fazer os cálculos exatos para sua demanda, qualquer dúvida,consulte- nos estaremos a disposição até o presente momento, todos clientes que contratou os nossos serviços, ficaram muito satisfeito

Responder
Vilmar Rosa Galindo
Construção,e Reformas Em Geral,com Engenharia Civil E Mecânica (Sorocaba, São Paulo) Construção,e Reformas Em Geral,com Engenharia Civil E Mecânica - há 5 anos

Se possível , procurar um profissional de sua confiança, para examinar, fiação, disjuntores,e fazer os cálculos exatos para sua demanda, qualquer dúvida,consulte- nos estaremos a disposição até o presente momento, todos clientes que contratou os nossos serviços, ficaram muito satisfeito

Responder
ANTONIO SALVADOR ROCHA

Caro amigo, como já foi dito por outros colegas, voce tem que chamar um técnico qualificado para avaliar a sua estalação. Pode ter certeza que ele vai orientalo a fazer uma reforma na sua instalação resolver o seu problema. O mais simples é intalar um disjuntor " DR " e assim voce poderar eliminar os circuitos que estão sobre-carregando o disjuntor geral.

Responder
NR manuntençoes Construção, Manutenção e Pintura

disjuntor desarmando acontece muito com o relogio monofasico e instalaçao de dijuntor inapropriado para rede eletrica, não se pode ligar um monte de equipamentos.

para ligar tantos equipamentos que demandam energia é necessario pelo menos um relogio bifasico. Ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto (por exemplo, um chuveiro muito potente).

Se preferir colocar um disjuntor que aguente uma amperagem maior, troque também a fiação. Se você usar um disjuntor de 30A para uma fiação que aguenta 15A, os fios vão aquecer demais e podem queimar toda instalação,e o disjuntor não vai desarmar e pode acontecer um curto-circuito! Pense sempre no conjunto disjuntor+fiação. Os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais são: 1,5 mm² (15,5 ampères), 2,5 mm²(21,0 A),4,0 mm²(28,0 A),6,0 mm²(36,0 A),10,0 mm²(50,0 A).

- não podemos esquecer de fazer do aterramento para uma nova instalação.

Responder
Almir Barros dos Santos

Os colegas já expuseram muito bem os motivos e as soluções, mas ressalto o que disse o colega a respeito do balanceamento das fases, pois se tem época que desarma e em outras não o mais provável é que há fase sobrecarregada, tem que se fazer uma análise.

Responder
Avanildo de Araújo Castro

Faça uma revisão na sua instalação elétrica com profissionais certificados e com conhecimento da causa! Pode ser saturamento do cabeamento, excesso de carga nas seções da instalação, pode ser muita coisa e o certo é fazer uma avaliação. Com energia elétrica não se brinca, é igual a medicina, quando mau avaliado e operado causa prejuízos e morte.....

Responder
Jean Carlo Silva
Marido De Aluguel (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Marido De Aluguel - há 5 anos

Boa noite, observa se está desarmando mais no tempo de frio, se você está ligando 2 chuveiros potentes ao mesmo tempo.

Atendimento um cliente que acontecia o mesmo e o problema foi esses 2 casos, pois se coloca os chuveiros bem mais quentes e a fiação/disjuntor estava dimensionado errado

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região