Por que o disjuntor esta derretendo?

Boa noite, em meu apartamento tem um disjuntor DR de 63a da steck. Quando ligo o chuveiro por 5 minutos sinto um cheiro de queimado! Ao verificar no disjuntor esta derretendo em 1 dos polos.

Resolvo este problema trocando o disjuntor? Posso trocar por 1 de 80a?

Por que o disjuntor esta derretendo?

Boa noite, em meu apartamento tem um disjuntor DR de 63a da steck. Quando ligo o chuveiro por 5 minutos sinto um cheiro de queimado! Ao verificar no disjuntor esta derretendo em 1 dos polos.

Resolvo este problema trocando o disjuntor? Posso trocar por 1 de 80a?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Jeferson
Particular - há 6 anos

boa tarde.

verifique e certifique se antes de tudo como estão as emendas do chuveiro ate os fios, em seguida verifique se os fios sao de 6mm ou 4 mm ou 2.5 mm. Após isso veja a potencia do seu chuveiro ai da pra ter uma real ideia sobre o que ocasionou esse problema. E ai sim depois você analisa pra ver se ha necessidade de trocar o dr.

qualquer duvidas chama ai.

Ricardo de Melo Amaral

veja a especificação de mm de fiação do chuveiro através do fabricante.

O derretimento é o alto consumo de energia gerando um aquecimento e posteriormente um incêndio. Recomendo chamar alguém especializado para efetuar a pericia e correção desta situação. é melhor perder mil reais do que uma propriedade ou entes queridos. Boa sorte.

Responder
Sollar Serviços Eletricista Residencial e Predial em Pirassununga,sp

boa tarde o aquecimento acorre pela sobre carga do condutor ou fio e cabos nunca deve trocar o disjuntor sem fazer levantamento de carga para achar o condutor e assim usar o disjuntor apropriado

Responder
Vinicius Ramos Lima
Vinicius Lima - Eng. Eletricista (Camaçari, Bahia) Vinicius Lima - Eng. Eletricista - há 6 anos

Rafael, tudo bem?

Verifique inicialmente se o cabo está dimensionado para uso no chuveiro (bitola) e também verifique o aperto dos parafusos do disjuntor, observando também se a parte decapada do cabo está intacta ou está um pouco cortada (reduzindo a bitola no encaixe).

A troca do disjuntor por um de corrente maior não deve ser uma opção a ser considerada, visto que os cabos não vão suportar a corrente de 80A em caso de uma sobrecarga ou curto circuito.

Responder
CLÁUDIO MARCOS LOUREIRO DA SILVA

Na minha opinião, o fato de estar acontecendo isso com um dos bornes deve ser devido a mal aperto do condutor, nao tem nada a ver com a amperagem do dr. Outra coisa é ter DR em chuveiro, eu trocaria por disjuntor curva c, mas antes tem de verificar a corrente de funcionamento do chuveiro e confirmar se é 220volts e ver a relação de corrente e cabos instalados no chuveiro.

Responder
Rodrigo Pereira
Rpk Instalações (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Rpk Instalações - há 6 anos

Rafael meu nome é Rodrigo Pereira sou técnico com registro no CREA ,para começarmos falar sobre o tema nunca devemos trocar um dispositivo elétrico sem antes observar ,se realmente o condutor ( fios ou cabos ) está dimensionado corretamente para á carga a qual esse condutor atende ,reapertar os parafusos do DR seria uma solução viável...

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região