Por que o disjuntor externo desarma?

Na minha casa tem os disjuntores gerais dentro da casa, de 50 cada um. Porém ao ligar os dois chuveiros juntos o disjuntor externo no poste desarma apenas uma fase, os disjuntores são de 63. E isso acontece após algum tempo de banho.

Minha dúvida é se não deveria desarmar o disjuntor interno primeiro, de 50A. Cada chuveiro tem 7500W.

Por que o disjuntor externo desarma?

Na minha casa tem os disjuntores gerais dentro da casa, de 50 cada um. Porém ao ligar os dois chuveiros juntos o disjuntor externo no poste desarma apenas uma fase, os disjuntores são de 63. E isso acontece após algum tempo de banho.

Minha dúvida é se não deveria desarmar o disjuntor interno primeiro, de 50A. Cada chuveiro tem 7500W.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: Se cada chuveiro esta ligado numa rede diferente, eles só iriam desarmar se a corrente passase dos 50A, mas a soma dos dois é maior de 63A que é o disjuntor da entrada e ele desarma...

troca o disnjuntor da entrada para 100A

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Luiz Carlos
L&C Elétrica (Guarujá, São Paulo) L&C Elétrica - há 2 anos

A L&C tem o prazer em responder sua pergunta amigo vamos la,

Existem anormalidades na instalação ou algum equipamento defeituoso nao é normal disjuntor desarmar facil

nesses casos somente um tecnico competente e habilitado que conhece normas pra revisar e resolver a instalação elétrica, visto que existe aquecimento sobrecarga e risco de incêndio.

L&C elétrica agradece a pergunta espero ter ajudado.

Responder
Marcos Silva
VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) VOLPERGY ELECTRIC ADVISORY - há 2 anos

Mais um caso que necessita de uma análise no local como já sugerido e feito por profissionais qualificados e habilitado, isto é, eletrotécnicos ou engenheiros eletricistas devidamente registrados no C.F.T. ou C.R.E.A

Como nessa situação há risco de incêndio, tome cuidado em chamar

profissionais formados em Achismos.

Responder
Maxiliandro Souza
KTALIG - Ilumine E Deixe Eletricidade Trabalhar Por Você (Volta Redonda, Rio de Janeiro) KTALIG - Ilumine E Deixe Eletricidade Trabalhar Por Você - há 2 anos

Como já mencionado precisa uma avaliação no local, pelo relato quando você liga 2 chuveiro ultrapassa 63 amperes em média cada chuveiro chegar 37 amperes ou seja os de 50 estão trabalhando de forma correta como também o de 63, chama o habitissimo e resolvemos o problema.

Responder
Vagner Luiz de Almeida Vitor
Vagner Vitor Eletricista (Macaé, Rio de Janeiro) Vagner Vitor Eletricista - há 2 anos

Bom Como alguns profissionais mensionaram aqui, o correto é que chame um tecnico para realizar uma avaliação, são varios fatores para para isso acontecer, mau dimencionamento dos disjuntores, mau contato, condutores, bitolas diferentes da capacidade do disjuntor..., chame um tecnico para realizar um diaginostico, espero que tenha ajudado.

Responder
Wagner
Wagner Luiz (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Wagner Luiz - há 2 anos

Bom dia! Primeiro acho que você deveria pedir uma assistência técnica para está avaliando toda a situação no local. O seu disjunto esterno deve está desamando devido ao tamanho da bitola do fio que vc está usando, e pelo disjuntos interno que provavelmente não é compatível com a amperagem do fio que vc está usando.

Responder
Marcelo Marques
MM Refrigeração e Eletrônica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) MM Refrigeração e Eletrônica - há 2 anos

Bom dia !

Bom, para começar o ideal e uma avaliação técnica de um profissional no local, sobre a situação pelo que entendi o disjuntor do chuveiro e de 50 A ,o que é inadequado o ideal seria 30 A e depende também da bitola de fio que esta sendo usada, e a distância entre chuveiro e quadro de disjuntores.

Responder
Dayvson
Dayvson (Barra Mansa, Rio de Janeiro) Dayvson - há 2 anos

Provavelmente o disjuntor externo está danificado, e necessita ser trocado. Ele aquece e desarma, provavelmente a fase em comum dos dois chuveiros ( acredito que sejam chuveiros 220v)

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região