Qual a maneira correta de instalar um disjuntor geral?

Pessoal, tudo bom? minha casa possue 22KVA/bifásica de demanda instalada daria um disjuntor geral de (22KVA/220v = 94A) 94A. Mas a comsecionaria permite apenas um disjuntor de entrada de 63A bipolar. Nessa caso o geral de dentro de casa continuara em 63A? Essas 63A é em cada fase? Ai no caso precisaria equilibrar as fases?

Qual a maneira correta de instalar um disjuntor geral?

Pessoal, tudo bom? minha casa possue 22KVA/bifásica de demanda instalada daria um disjuntor geral de (22KVA/220v = 94A) 94A. Mas a comsecionaria permite apenas um disjuntor de entrada de 63A bipolar. Nessa caso o geral de dentro de casa continuara em 63A? Essas 63A é em cada fase? Ai no caso precisaria equilibrar as fases?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 1
Alindson Dos Santos Soares
Alindson Construções E Reformas (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Alindson Construções E Reformas - há 4 anos

Provavelmente a concessionária vai exigir que seja um padrão trifásico geralmente eles disponibiliza.

-Monofasico até 8 kva

-bifasico de 8 até 10 kva

-trifásico de 10 até 75 kva

Responder
Carlos Alberto de Godoy

Sim, vc ontinua com a mesma Amperagem do Disjuntor Geral do QDC em 63A. Com A tensão em 220V bifásico, vc precisa colocar um disjuntor Bipolar de 63A, pois esse já é próprio para 63A em cada fase. E com certeza, é preciso fazer o balanceamento de cargas para não sobrecarregar uma só fase. Principalmente com essa carga elevada para uma residência. Essa seria a resposta para suas perguntas. Mas quanto essa carga elevada, seria preciso fazer corretamente o levantamento de carga e o calculo de fator de demanda correto. Se no caso estiver correto, será preciso sim a mudança de bifásico para trifásico.

Responder
Vanderlei Soares
Leisoar Climatização E Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Leisoar Climatização E Elétrica - há 4 anos

Vamos lá, 1° o disjuntor é pra proteger o circuito (fiação, cabos), 2° precisa verificar o fator de demanda para calcular devidamente a potência (carga) que o padrão de entrada da concessionária deve ter, caso acima do limite, deve se contratar profissional com ART para fazer o devido trabalho de acordo com a NBR 5410 e normas da concessionária local e a partir daí distribuir os circuitos devidamente com tecnicidade e segurança. Ficamos a disposição.

Responder
Marcos Do Santos
Marcos Reforma E Manutençao (Peruíbe, São Paulo) Marcos Reforma E Manutençao - há 4 anos

bom dia amigo

se o disjuntor do poste for de 63ap você coloca um de 50ap na casa e um de 32 ou 40ap para o chuveiro pois o geral do poste sempre tem que ser mais forte do que o geral da casa e o do chuveiro menor do que o geral da casa e assim sucessivamente com tomadas e interruptores de luz porque se der um curto no chuveiro tomadas ou interruptores a tendência é se desligarem sozinho para não pegar fogo na fiação se o disjuntor for igual ou mais forte que o do poste ele não vai desarmar e pode pagar fogo na fiação e até mesmo na casa.

manutenção e reforma Perez

obrigado por poder ajudar.

Responder
Carlos Alberto de Godoy

Amigo, está incorreto essa afirmação sobre o disjuntor geral do QDC. Ele tem que ser de mesma amperagem do disjuntor do Quadro Medidor. Se ele for de menor amperagem, não suportará a carga que já foi demandada para 63A. Agora, os disjuntores dos respectivos circuitos, sim, esses precisam ser dimensionados de forma tal a proteger cada um circuito independente.

Rubens Eloy dos Santos Junior
Ews - Serviços De Instalações Elétricas (São Bernardo do Campo, São Paulo) Ews - Serviços De Instalações Elétricas - há 4 anos

Bom dia Guilherme, referente ao seu caso a corrente da carga total seria de 100A e não de 94A ,e aí sim você poderia utilizar no Quadro interno a corrente de 63A ok? Como o total da carga instalada passa de 20KV deve ocorrer a Anotação de Responsabilidade Técnica ART deve ser recolhida por um Profissional legalmente habilitado e apresentada a ENEL, para que eles possam liberar a carga necessária no caso.

Responder
Claudio De moraes
Claudio Revestimeto (Campinas, São Paulo) Claudio Revestimeto - há 4 anos

Bom dia otma sexta.olha geralmente o que a consecionária pede e da entrada maz da caixa de distribuiçao vc vai dividir de acordo com a sua nessecidade cabo do padrao de 25 q a empresa esigem na caixa de sistribuiçao vc divide cada anbiente vai depender da demanda da estalacao aterramento i tudo mais

Responder
Avanaldo
Ava (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Ava - há 4 anos

Bom dia amigo a concessionária segue uma norma da ABNT então procura saber se pode haver alteração para os mesmo, tanto para os dijuntores tanto para os cabos fios etc. Se você colocar 2dois dijuntores de proporção 63 em cada cabo não almenta potência mais proteção então para isso quer concessionária empoe as normas.

Responder
Avanaldo
Ava (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Ava - há 4 anos

Bom dia amigo a concessionária segue uma norma da ABNT então procura saber se pode haver alteração para os mesmo, tanto para os dijuntores tanto para os cabos fios etc. Se você colocar 2dois dijuntores de proporção 63 em cada cabo não lamenta potência mais proteção então para isso quer concessionária empoe as normas.

Responder
Wesley  Cavelagna
Rsclimatizacaoeletrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Rsclimatizacaoeletrica - há 4 anos

Bom dia, tem duas formas de dimensionar o disjuntor geral, ou vc calcula o amper de tomadas, lâmpadas incandescentes de uso geral ou de uso específico, pra dimensionar o disjuntor correto, ou pode seguir o padrão da concessionária, se o técnico da Eletropaulo colocou um disjuntor de 50 na rede, vc pode usar o mesmo no seu QDC usando fio de 10 mm e sempre bom olha na tabela também.

Responder
Alisson borges
Oliveira (Sorocaba, São Paulo) Oliveira - há 4 anos

Bom dia Guilherme

Se você fez o cálculo usando o fator de potência da sua concessionária e o resultado foi 22kA você deverá verificar se o seu relógio medidor suporta 22kA , fazer a substituição para disjuntor de 100 A com o cabeamento correto que pela Norma ABNT é um cabo com seção nominal de de 35mm

Responder
Julio Cesar
Jcvc Instalações Elétricas- Civil - Hidraulica (Osasco, São Paulo) Jcvc Instalações Elétricas- Civil - Hidraulica - há 4 anos

Bom dia.

Dependendo do Cabo que esta alimentando o disjuntor geral.

Vai ser instalado um disjuntor adequado.

Já na casa e só fazer um balanceamento das fases . E fica tudo carto.

Júlio.

Sempre as ordem

Responder
Particular - há 4 anos

R: É para cada fase, mas alterando o cabo de entrada poderia aumentar o dijuntor

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região