Porque o disjuntor geral da casa desarma?

Boa tarde,

Poderia me esclarecer uma dúvida?

Tenho dois chuveiros em casa, ambos ligados individualmente em disjuntores bipolar da marca JNG de 32c, (cada chuveiro está ligado em um disjuntor)acontece que as vezes quando estou usando o chuveiro desarma o disjuntor geral da casa que é da marca JNG de 50c e não consigo ligar os dois chuveiros ao mesmo tempo que desarma o geral no mesmo instante.

Minha dúvida é, não deveria desarmar o disjuntor do chuveiro (ou dos chuveiros quando tento usar ao mesmo tempo) e não o geral da casa? Devo trocar o disjuntor geral da casa de 50c por um mais forte?

Muito obrigado.

Luciano Gonçalves Da Silva
Luciano Gonçalves Da Silva perguntou sobre
Eletricistas
Há 10 meses

Porque o disjuntor geral da casa desarma?

Boa tarde,

Poderia me esclarecer uma dúvida?

Tenho dois chuveiros em casa, ambos ligados individualmente em disjuntores bipolar da marca JNG de 32c, (cada chuveiro está ligado em um disjuntor)acontece que as vezes quando estou usando o chuveiro desarma o disjuntor geral da casa que é da marca JNG de 50c e não consigo ligar os dois chuveiros ao mesmo tempo que desarma o geral no mesmo instante.

Minha dúvida é, não deveria desarmar o disjuntor do chuveiro (ou dos chuveiros quando tento usar ao mesmo tempo) e não o geral da casa? Devo trocar o disjuntor geral da casa de 50c por um mais forte?

Muito obrigado.

35 Respostas

Respostas úteis 20
Luciano Freitas
Luciano Freitas respondeu... L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 9 meses

Olá amigo sou Luciano técnico eletricista, toda carga instalada na casa passa pelo disjuntor geral, se ele desarma quando liga o chuveiro certamente a carga do chuveiro com mais alguns equipamentos em funcionamento naquele instante está ultrapassando a carga total do disjuntor geral. Por isso ele desarma. Se ligar os dois chuveiros ao mesmo tempo é óbvio que a somatório das cargas ultrapassa de imediato o disjuntor geral por isso também desarma. NÃO DEVE TROCAR UM DISJUNTOR SEM CONHECER A CARGA TOTAL DA CASA. pois os cabos tem uma capacidade de condução de corrente e se o disjuntor for mais potente do que essa capacidade os cabos aquecerao e poderão provocar um incêndio. É necessário calcular ose cabos certos e disjuntores certos para cada situação. Apenas um técnico (como eu) ou um engenheiro eletricista tem conhecimento e autorização por CREA-SP para realizar tal função.

Fernando
Fernando replicou... Particular - há 6 meses

Estou com um problema semelhante porem ... Por recomendação da distribuidora de energia para monofásico é colocar o disjuntor geral de 40A com fio 6mm, sendo assim só me resta por o chuveiro com disjuntor de 32A porem apenas o disjuntor geral desarma. Tive a oportunidade de trocar o disjuntor geral para 50A e troquei o do chuveiro para um de 40A porem continua desarmando apenas o disjuntor geral. Não estou entendendo o problema e o que fazer, pois deveria desramar primeiro o disjuntor do chuveiro por ter menor amperagem e não está acontecendo.

Lauriano Silva

Luciano Gonçalves amigo, primeiramente seu disjuntor geral não aguenta a carga geral, segundo, vc está certo deveria desarmar seu disjuntor do chuveiro, e a ultima pergunta, sempre calcule a carga geral, eu acredito que nesse caso, o disjuntor geral naõ está suportando a carga geral.

Adb Elétrica
Adb Elétrica respondeu... Instalação Elétrica (Caçapava, São Paulo) Instalação Elétrica - há 9 meses

Bom dia amigo , a soma de potência dos dois chuveiros ultrapassa com certeza a potencia de 50A do disjuntor de proteção da consecionaria local .

Se vc tem dois chuveiros de 7500w isto vai acontecer mesmo e sua proteção interna de 32A está correto

A substituição do disjuntor por 63A só pode ser feito se os cabos de entrada for de 16mm

Pra cabo 10mm disjuntor de 50A

O que vc pode fazer caso seu cabo seja 10mm é substituir seu disjuntor por Lorenzetti 50A que tem um retardado maior

Sidney Camilo
Sidney Camilo respondeu... Viraka (Santo André, São Paulo) Viraka - há 9 meses

Colega, só para os dois chuveiros precisa de um disjuntor geral de 63A, e um cabo de 16 mm para não ter problemas de aquecimento caso ligue os dois chuveiros ao mesmo tempo, e ainda tem os eletrodomésticos dá cozinha, sala, lavanderia, etc... que Então você precisa rever o cabo de entrada que vem do poste até o medidor e o cabo do medidor até o quadro de disjuntores....

Gilberto Lopes eletrica lopes me

boa tarde. chame um eletricista que trabalha com cálculos de tensões. para avaliar a sua Rede geral. de entrada do centro de medição ate a 2ª cx dentro de casa. para depois sim.... substitui os de fora. GERAL. UM CUVEIRO DE 5,400W LIGADO EM 220V ele atinge em média de 25 amperes x 2 = a 50 amp mais o de 6,800w já atinje 31a x2 = 62 amperes + iluminação tomadas em usos ultrassa de 50 amperes. mais... não só adianta mudar para maior. sem avaliar a fiação.abraços GILBERTO.

Eraldo Pereira
Eraldo Pereira respondeu... Eraldo Pereira (Osasco, São Paulo) Eraldo Pereira - há 9 meses

Eu as vezes fico admirado com algumas respostas dos amigos Profissionais da área Elétrica principalmente quando se trata de de técnico não se dimensiona rede aumentado amperagem de disjuntor e sim a bitola do cabo os disjuntores podem atenderem a mesma especificação dos aparelhos blz galera.

Marcelo Vidal Ribas
Marcelo Vidal Ribas respondeu... Marviris Empreiteira (Marília, São Paulo) Marviris Empreiteira - há 9 meses

boa tarde vc escreva em uma folha de caderno todos eletros domésticos qui tem na sua casa marque quantos wts tem cada um e ve tb a dos chuveiros ,anote se tem algum q é 220 , após procure um engenheiro eletricista ele vai t orientar e fazer um projeto calculando a carga necessária p/ sua casa ai vc procura um eletrecista de sua confiança e com projeto em mãos mande fazer todo serviço dessa forma sua não erá pegar fogo e nem seu consuma ficar esorbitante

Ernande Sobreira Martins

Olha meu amigo qd o disjuntor de entrada desarmá qd VC está usando os dois chuveiro mais os aparelho q VC tem na sua casa sinal que a demanda da carga ultrapassou os 50 AMP. Neste caso é contratar um profissional de confiança pra fazer o teu serviço, ele vai fazer um levantamento de td pra chegar no q é preciso fazer , se precisa trocar os cabos de entrada .tem que ser um proficional q entenda pra q VC não saia no prejuízos. Okei.

Pedro Monteiro
Pedro Monteiro respondeu... Pedro Monteiro (Guarulhos, São Paulo) Pedro Monteiro - há 9 meses

Ha algunas situacoes que levao a este problema

1-seu disjuntor geral pode estar cansado por tempo de uso sendo assim as palhetas ha nao seguram e desarma

2-a bitola dos condutores serem finas ai quando liga os dois chuveiros juntos aquece os condutores e ai leva au desarme do geral

O disjuntor do chuveiro nao caí por estar dentro da capacidade do chuveiro

Ver as conexoes chuveiro condutor se estiver mau conectado tambem leva ai problema e se for mudar o disjuntor geral tem que ser de 50A nao pode ser de maior capacidade por ser padrao

Sendo maior corre o risco de queima de aparelho e ou incendio se esta desarmando existe un problema

Se o disjuntor for de maior capacidade ele nao indentifica o problema e com o passar do tempo vai derretendo os condutores entrando em curto e pondo em risco a residencia

Espero ter respondido. a contento

Ademar de Oliveira
Ademar de Oliveira respondeu... Eletricista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Eletricista - há 9 meses

Se os circuito foram separados para atender a dois chuveiros que atende a potência de cada um referente ao valor da carga que será alimentada para cada chuveiro, separando o circuito. O Disjuntor geral esta com problema e devera ser trocado, não podemos aumentar a amperagem da entrada, Por que ?

Se a sua casa a entrada atende a uma cabo de 10 mm² o disjuntor tem que ser de 50A, e for 16 mm² 63A:não adianta aumentar a amperagem disjuntor para solucionar o problema a causa desse problema é o disjuntor da entrada. Marcas confiáveis SIMENS ou STECK. Se precisar de um analise geral nesse problema só acionar a ELETRO10, atendemos na grande São Paulo e interior e fora da capital.

Espero ter ajudado....

Mateus Alencar Martins
Mateus Alencar Martins respondeu... Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 9 meses

Simplesmente... sua carga geral está maior que o seu disjuntor geral pode suportar. A orientação é: procure um profissional habilitado e de confiança para verificar se a fiação existente na tua casa suporta um disjuntor de entrada maior.. caso contrário há a necessidade de substituição da fiação por uma coerente com a carga instalada.

Victor Mendonça
Victor Mendonça respondeu... Star Seguro Tecnologia (Niterói, Rio de Janeiro) Star Seguro Tecnologia - há 9 meses

Então, supondo que cada chuveiro consuma 30A, ao ligar os dois, você está consumindo 60A da rede, o que ultrapassa o limite de 50A do seu Disjuntor Geral. Sendo assim, ele desarma, de modo a proteger o resto do circuito. Deve haver um melhor dimensionamento da residência, a fim de não ocorrer tal desarme e nem de colocar disjuntor muito além e perder a proteção do circuito.

Juliano  Vieira Pereira
Juliano Vieira Pereira respondeu... Manutenção Preventiva De Residencia (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manutenção Preventiva De Residencia - há 9 meses

Não mexa no disjuntor geral. Principalmente se ele for o fornecido pela concessionaria. Procure chuveiro com potencia menor tipo 4500W MAXI-Ducha por exemplo. Mesmo assim, consumirá 41 A e restarão 10A para o restante da residencia. Se você aumentar o disjuntor de entrada corre serio risco de colocar fogo na rede externa, a que vai para o poste, e aí vem prejuízo.

Gilberto Santana
Gilberto Santana respondeu... GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica (Itapevi, São Paulo) GP Sant Instalação e Manutenção Elétrica - há 9 meses

Bom dia! Caro colega; ja me deparei com algumas situações bem parecidas com essa. Todas elas, leva na mesma questão: má distribuição do circuito. Quanto ao disjuntor esta caindo; é, devido fuga de corrente no caso de IDR ou mesmo sobrecarga. deve-se analisar os padrões necessários de bitola de fios por exemplo, se esta compatível. Espero ter ajudado. Forte abraço..!

Mauricio Cesar
Mauricio Cesar respondeu... Particular - há 9 meses

boa tarde,

não adianta apena fazer a troca do disjuntor. o recomendável seria fazer o dimensionamento de carga de cada um, e sim depois conferir bitolas de fios. o disjuntor na maiorias dos casos apenas esta fazendo a função de segurança.

Mauricio césar.

Bruno
Bruno respondeu... Genesis Elétrica (São João de Meriti, Rio de Janeiro) Genesis Elétrica - há 9 meses

boa tarde meu amigo, primeiramente o que eu faria e fazer um calculo de todos os aparelhos que você tem em casa em watts , depois que você tiver essa informação verifique se seus fios aguentam toda essa carga e depois faça o dimensionamento de todo seu circuito, para saber qual sera o disjuntor e a bitola do fio que terá que ser usado.

Wellington Alves Ribeiro
Wellington Alves Ribeiro respondeu... WR Engenharia (Betim, Minas Gerais) WR Engenharia - há 6 meses

Boa noite Luciano, sua instalação elétrica ao ligar os dois chuveiros, gera uma sobrecarga na instalação elétrica, esquentando a fiação acima do planejado/dimensionado. O desarme do disjuntor é para evitar que a fiação entre em curto, o que é muito perigoso e pode até causar incêndio. Procure um profissional da área e faça o redimensionamento de suas instalações, pois com o tempo, o disjuntor pode parar de desarmar, e as consequências podem ser serias.

ATT

Wellington

Marcelo Souza
Marcelo Souza respondeu... Particular - há 6 meses

Ola sr Luciano. Olha o mais correto seria vc contratar um profissional competente pra calcular a demanda de sua residencia e também calcular o dimencionamento de cabos e disjuntores pra ver se estão de acordo com a potência da corrente usada ok. Espero que possa ter ajudado.

Calcular preço grátis ONLINE em um minuto e sem compromisso
Deixe sua resposta

Para escrever uma resposta você deve estar registrado. Não está permitido incluir telefones de contato, e-mails ou links externos nesta seção, dito conteúdo utilizado será moderado e eliminado.

Você é um profissional e quer encontrar novos clientes?

Entre em contato com pessoas no instante em que procuram na sua região por profissionais expertos na construção, reformas, instalações, mudanças, arquitetos, etc.

Cadastre-se grátis