Qual disjuntor devo usar?

Atualmente tenho instalado a ducha lorenzetti advanced eletronica. Como chegou o inverno, notei que ele nao esta aquecendo a agua o suficiente. Na embalagem do produto fala para utilizar disjuntor de 40a, mas na minha residencia ele esta ligado num disjuntor de 32a. Isso pode ter influencia no aquecimento ? Se utilizar um disjuntos com maior amperagem, vai aquecer mais a resistencia dele ? Obrigado

Qual disjuntor devo usar?

Atualmente tenho instalado a ducha lorenzetti advanced eletronica. Como chegou o inverno, notei que ele nao esta aquecendo a agua o suficiente. Na embalagem do produto fala para utilizar disjuntor de 40a, mas na minha residencia ele esta ligado num disjuntor de 32a. Isso pode ter influencia no aquecimento ? Se utilizar um disjuntos com maior amperagem, vai aquecer mais a resistencia dele ? Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

34 Respostas

Ana
Particular - há 1 año

Faça o que diz o Manual de Instruções: Cabo de 6mm² e Disjuntor de 40A. Se o chuveiro esquentava bem e agora não está esquentando como antes, a resistência pode estar suja, com o uso ela vai se modificando e perdendo eficiência. Substitua o que seja necessário e caso seu chuveiro já tenha atendido uns 900 ou 1000 banhos, sugiro a substituição do chuveiro.

Adalmi santos silva
Acessee (Anápolis, Goiás) Acessee - há 1 año

amigo se o chuveiro não esta aquecendo e o disjuntor não esta desarmando pelo fato da corrente do disjuntor ser menor que a recomendada pelo fabricante, terá que ver se a resistência não esta danificada caso não esteja verifique a pressão da água,caso esteja tudo ok pode ser que a potencia do chuveiro seja baixa e como o tempo esta muito frio, o chuveiro não consegue atingir a temperatura ideal nesse caso só trocando o mesmo, mas não esqueça de verificar a fiação pois aumentando a potência aumenta a corrente, verifique a fiação adequada.

Cleiber
Cs Engenharia E Construções (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Cs Engenharia E Construções - há 1 año

Bom dia, conforme os amigos responderam o disj. não influencia no aquecimento da água, o disj. 40A indicado pelo fabricante e a Amperagem máxima que deve ser instalada pra segurança. agora vários fatores podem influenciar para o não aquecimento, o mais comum de todos e vários profissionais desconhecem e que o fabricante calcula a potencia e determina os cabos e disj. para uso, se você observa o seu chuveiro vem com cabo de 10mm², so que na maioria das residencias a entrada de serviço de energia e de 10mm², por isso que o certo a se fazer e contratar um engº eletricista ou civil, para projetar toda a rede da casa, e fazer os cálculos de demanda, e somente o engº pode solicitar um cabeamento maior a empresa de fornecimento de energia, pois depende de uma ART, para solicitação, coisas que o profissional eletricista não pode fazer, minha sugestão e você substituir o chuveiro por um de uma marca que possua a resistência em tubo espiral pois elas concentram mais calor, e sera a forma mais em conta de você resolver o problema.

OBS: Fazer a obra com o eng. ou arquiteto, economiza tempo e 30% no custo final da obra. não estou me desfazendo de nenhum profissional, mas cada área tem um profissional responsável, que e reconhecido e que tem que garantir por 5 anos qualquer serviço.

João Carmo
Tecdrives Automação Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Tecdrives Automação Elétrica - há 1 año

Ao planejar a compra de qualquer equipamento elétrico, não somente o chuveiro que é o seu caso, deve-se levar também em consideração e o planejamento da instalação elétrica e onde o equipamento vai ser instalado.

1 - Disjuntores termomagnéticos de boa qualidade

2 - Condutores, cabos de boa qualidade.

3 - Proteções, chaves com fusíveis rápidos, fusíveis retardados, disjuntores termomagnéticos, IDRs, DPS,,etc.

Casa componente elétrico foi projetado para a sua função específica.

Siga sempre as recomendações do fabricante do equipamento para projetar sua instalação elétrica.

Leve e consideração, a distancia da instalação, temperatura, se os condutores estação ao ar livre, ou se estão dentro de canaletas ou eletrodutos, se sua carga é indutiva, resistiva,,,etc..

Uma instalação elétrica planejada deverá ser feito o planejamento por um profissional no local da instalação, nunca somente por meios de vídeos e informações diversas.

Francisco
Quadrantz - Soluções E Serviços Técnicos (Campinas, São Paulo) Quadrantz - Soluções E Serviços Técnicos - há 1 año

Bom dia!

Primeiro: vc tem que verificar as informações técnicas da ducha quanto: a tensão (127V ou 220V), pressão minima necessária (m.c.a), potência da ducha (W).

Segundo: se sua instalação está compatível com as especificações da ducha. Caso não esteja, deverá fazer as correções na instalação, procurando um eletricista (disjuntor, cabeamento) e/ou encanador (pressão).

Ex: Potencia (W)/tensão (V) = Ampere (A)

7500W/220V = 34,10A -> cabo #6,0mm2 (mínimo)

Rondson Soares
R.e Instalações Elétrica (São Paulo Zona Leste, São Paulo) R.e Instalações Elétrica - há 1 año

Não o disjuntor serve para proteger o fio elétrico e nada mais.no seu caso vc tem que ver qual a potência da resistência do seu chuveiro se e de 6800w ai vc pode troca a resistência por uma de 7500w que vai esquenta mais compensação vais gastar mais energia também.

Ana
Particular - há 1 año

Rondson Soares, eu não acredito que li isso. Vai esquentar mais até derreter, né? Ou pegar fogo. Jamais se deve usar uma resistência diferente da original do equipamento.

Jose Paulo da Silva
Jose Paulo da Silva
Particular - há 1 año

NAO HA RECEITA PRONTA, O CORRETO É SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE DO CHUVEIRO QUANTO A BITOLA O FIO E O DISJUNTOR. CASO NAO TENHA ESSAS RECOMENDAÇÕES EXISTE CALCULOS QUE PODEM SER FEITOS PARA DIMENSIONAR O DISJUNTOR E OS FIOS DE ACORDO COM A POTENCIA DO SEU APARELHO E A TENSAO DE OPERAÇÃO DO MESMO

Marco Antonio
Eletricista (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Eletricista - há 1 año

boa tarde! Como foi comentado por alguns colegas, realmente a temperatura de aquecimento do chuveiro não é alterada por conta da troca do disjuntor. Por sua vez, o disjuntor tem como objetivo proteger o circuito elétrico e conforme indicação do fabricante do chuveiro recomenda-se um disjuntor de 40A e cabos de 6mm, sendo esta rede exclusiva apenas para este chuveiro. A temperatura da água pode ser mais quente ou fria de acordo com o fluxo de água que circulará pela resistência do chuveiro. Verifique se seu chuveiro tem potência adequada para que aqueça a água na sua temperatura ideal, mas nunca se esqueça que a potência do seu chuveiro tem que estar de acordo com sua rede elétrica e no caso, com o disjuntor correto. Procure sempre um especialista para que Vc tenha segurança e um banho agradável!

Marcos Antonio Ferreira
MF INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (Carapicuíba, São Paulo) MF INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - há 1 año

Boa tarde, Você tem que ver se a fiação e compativél para esse chuveiro se recomenda um cabo de bitola 6mm e disjuntor de 40A, o não aquecimento adequado pode ser que tem algum redutor de água ou pode ser algum problema nos contatos internos, pois a chave que muda as estações interna ela e de plastico e plastico em contato com a energia que e condutor poder derreter e criar uma camada nos bornes de energia e impedindo o seu fuincionamento, espero em ter leh ajudado.

Miguel
Rem Network Instalações E Manutenções (Suzano, São Paulo) Rem Network Instalações E Manutenções - há 1 año

bom dia, em primeiro lugar só compre chuveiros compatível com sua instalação.

segundo para mudar o disjuntor, deverá mudar também a fiação com relação a bitola do mesmo.

terceiro verificar a tensão do chuveiro com a tensão da sua instalação,se a instalação for 127V e o chuveiro for 220V ele vai esquentar muito pouco, se for ao contrario vai queimar a resistencia.

quarto se já observou todos esse itens acima,pode ser pressão da água.

Lucas Ferreira Mendes
Lucaselétrica (Guarulhos, São Paulo) Lucaselétrica - há 1 año

Essa ducha Advanced da Lorenzetti esquenta muito até no inverno!

Você tem que colocar o cabeamento com dimensionamento adequado, e depois de feito isso você pode trocar o disjuntor. Caso não resolver certifique se de que a resistência do chuveiro não esteja com defeito.

Adilson Jose Durelo
Sr Conserta (Hortolândia, São Paulo) Sr Conserta - há 1 año

Bom dia caro amigo ... Vamos la a temperatura não tem nada aver com amperagem , Vamos la amper ... e a corrente que passa pela fiação no momento que esta se usando o equipamento ok ,se for 30 ou 40 não vai mudar em nada a temperatura no chuveiro ok ,ele so faz o papal de proteger seu equipamento no seu caso o chuveiro ok...Vamos la em questão da temperatura .... e normal nesta epoca a agua do nosso chuveiro ficar mais fria, motivo por a temperatura ser menos ok, então se tiver mais baixa mais dificil vai ser pra aquecer a agua , vou dar em ex quando esta calor vc abre mais o registro e quando tiver mais frio vc fecha , o porque disso , a agua passa pela resistençia , ela esta tipo em curto fazendo com que fica quente e assim esquentando a agua ok se a temperatura estiver mais baixa vai demorar mais pra aquecer a agua , eu oriento que vc abra pouco o registro e asim vc contrala a agua conseguentemente aguecendo mais a agua ok

Adilson Jose Durelo
Sr Conserta (Hortolândia, São Paulo) Sr Conserta - há 1 año

Bom dia caro amigo ... Vamos la a temperatura não tem nada aver com amperagem , Vamos la amper ... e a corrente que passa pela fiação no momento que esta se usando o equipamento ok ,se for 30 ou 40 não vai mudar em nada a temperatura no chuveiro ok ,ele so faz o papal de proteger seu equipamento no seu caso o chuveiro ok...Vamos la em questão da temperatura .... e normal nesta epoca a agua do nosso chuveiro ficar mais fria, motivo por a temperatura ser menos ok, então se tiver mais baixa mais dificil vai ser pra aquecer a agua , vou dar em ex quando esta calor vc abre mais o registro e quando tiver mais frio vc fecha , o porque disso , a agua passa pela resistençia , ela esta tipo em curto fazendo com que fica quente e assim esquentando a agua ok se a temperatura estiver mais baixa vai demorar mais pra aquecer a agua , eu oriento que vc abra pouco o registro e asim vc contrala a agua conseguentemente aguecendo mais a agua ok

Antonio Marcos
Wagmar Construção e Impermeabilização (Ferraz de Vasconcelos, São Paulo) Wagmar Construção e Impermeabilização - há 1 año

Bom dia Sr Cícero então conforme nosso colegas teria que trocar os cabos 4

Selma Mello
Sgm Projetos (São José dos Campos, São Paulo) Sgm Projetos - há 1 año

Bom dia! Quando vc compra um chuveiro ou equipamento, precisa saber se a entrada em sua casa é commpatível com esta instalação. Se no seu quadro de distribuição está com um disjuntor de 32A, esta é a corrente máxima em sua casa, disponível para a instalação. O cabo que está sendo disposto provavelmente é de 4mm . Entenda que vc não pode mudar o disjuntor para maior porque a função do disjuntor é protejer o cabo. Isso é o mais importante! Compre equipamentos compatível com a sua instalação. A SGM está a disposição!

Kleber Alan de Almeida

Bom dia primeiro passo e certificar se sua instalação esta feita corretamente como pede a norma segundo passo você de seguir orientações do fabricante usar a fiação compatível e disjuntor se não melhorar o desempenho do chuveiro procure assistência mais próxima para que possa ser feita uma analise do produto e identificar o problema

Neilton Jesus da Silva
NDS Reforma Reparo e Manutenção e Geral (Embu, São Paulo) NDS Reforma Reparo e Manutenção e Geral - há 1 año

Bom dia Rafael não vai aquecer mais a a água os disjuntores de maior amperagem e para evitá que caia quando usa sequencialmente a questão de aquecimento da água pode ser outro fator a pré são da água a a abertura do chuveiro mais não são culpa dos disjuntores nao

Carlos
Carlos (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Carlos - há 1 año

Bom dia, primeiro teria que cumprir a indicação do fabricante com o disjuntor a instalar, mas mesmo assim não vai esquentar, com certeza vai ter que revisar a resistência do chuveiro e se é preciso trocar, aí ela vai esquentar.

Não esqueça também revisar a pressão e quantidade da água.

Larjan
LARJAN Instalações Elétricas (Francisco Morato, São Paulo) LARJAN Instalações Elétricas - há 1 año

Bom dia !

Você deve se certificar em qual tensão o seu chuveiro trabalha, pelo que disse acredito ser em uma tensão 220v , se for confirmado isso, você precisa ter uma instalação de circuito independente de cabo 6mm , e um disjuntor de 40A para ter um pleno funcionamento do seu chuveiro.

Benedito Braga
Instalações Elétrica General (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Instalações Elétrica General - há 1 año

Não é disjuntor,mesmo substituído não vai aquecer, é a potência do chuveiro que insuficiente para aquecer a água ok.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de eletricistas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.