disjuntor que cai com chuveiro ligado

boa tarde amigos, meu nome é Valmir, tenho um chuveiro max ducha da fame de 127v, 4500w 40A, o disjuntor é de 40A, porque cai sempre tomamos banho com ele ligado na posição de inverno(quente)??

disjuntor que cai com chuveiro ligado

boa tarde amigos, meu nome é Valmir, tenho um chuveiro max ducha da fame de 127v, 4500w 40A, o disjuntor é de 40A, porque cai sempre tomamos banho com ele ligado na posição de inverno(quente)??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

25 Respostas

Manoel de Oliveira Neto

Bom dia senhor walmir,o senhor acaba de conseguir um mix de informação,de elevada importância,porém o melhor procedimento,sem sombra de dúvidas,será a contratação de um profissional em loco,e garanto que o problema será resolvido satisfatoriamente ok?....Abraços

Responder
Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Ola walmir bom dia. nunca considere uma tenção de 127 pois essa é a maxíma que o aparelho comporta. na verdade todo aparelho tem um funcionamento minimo de 108 volts é maxima de 127volts. mas chega no maximo a 123. por esse motivo dependendo do horario a corrente desse aparelho pode chegar aos 44 A. O correto é que essa fiação seja de 10mm com dtm (disjuntor termo magnetico) de 50 A. fazendo isso o sr nunca mais terá problemas. espero ter contribuido pra solução desse problema. um abraço

Responder
Antonio Alves da Silva ( Toninho)

Valmir o eu problema e simples . conforme o colega Paulo Rogério sitou a sua corrente pode esta tendo variação isso incorpora na intensidade si a amperagem sua e de 40A o chuveiro atinge 40.9

numa variação de corrente pode aumentar a intensidade.e desarmar o disjuntor

o correto e medir a tenção quando o disjuntor e estiver desarmando

no caso de aumentar o disjuntor tem que aumentar a bitola do condutor isso vale também para a entrada do medidor

Responder
Pedro
Cw-construções E Serviços (Aracruz, Espírito Santo) Cw-construções E Serviços - há 8 anos

meu caro valmir, primeiramente verifique se o disjuntor do medidor ( relógio) é compativel com todos os aparelhos ligados que vc tem em casa, microondas, eletroeletronicos, ferro eletrico e outros, esse disjuntor tem que ter amperagem maior que do chuveiro, verifique se a bitola dos fios que conduz a corrente para o chuveiro está de acordo com a norma 10mm², e não esqueça de fazer o aterramento, sendo assim veja se o disjuntor do chuveiro está dentro das norma que pede, no caso 40A. Se não conseguir resolver procure a concessionaria do municipio e tambem um profissional qualificado para o caso.

Responder
Mateus Alencar Martins
Engenheiro Mateus (Sertãozinho, São Paulo) Engenheiro Mateus - há 8 anos

Valmir, boa tarde!!

Conforme nossos colegas disseram, o circuito deve ser avaliado, um disjuntor de 40A com o cabo de 6mm² (43A) exclusivo para este chuveiro deve permanecer ativado sem desarmar, porém se a queda de tensão que chega no teu chuveiro for grande, o mesmo irá necessitar de uma corrente um pouco maior que a nominal para manter sua potência e aquecer conforme especificação do fabricante, sugiro realmente a visita de um engenheiro eletricista para avaliação a dimensionamento do circuito corretamente. Espero ter ajudado. Mateus (16) 988128810

Responder
João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 8 anos

Boa tarde Valmir!

Permita meu resumo para seu caso :

Você utiliza tensão 110V pra alimentar um chuveiro que consome 4500 Watts

Irei considerar uma tensão mínima em seu local de uso em 107Volts.

Pra isso utilize uma fiação 10,0 mm (Max 50A)

Fiação 6,00 mm tem condução max de 36A

Disjuntor Monopolar 50A curva C

Espero ter lhe auxiliado!

João Santos

Sócio Proprietário na LMT-Elétrica e Refrigeração

Responder
Wagner Andre Silva
SOLE3 ENERGIA SOLAR E ELÉTRICA (São Paulo Zona Leste, São Paulo) SOLE3 ENERGIA SOLAR E ELÉTRICA - há 8 anos

Amigo Valmir bom dia. Você já deve ter lido a resposta dos nossos colegas acima e todas elas estão corretas, há uma série de problemas que podem estar acontecendo. Um dos fatores principais é o fator de agrupamento, depois bitola do cabo, disjuntor, o próprio chuveiro entre outros problemas. Ligue para a WU Engenharia ou acesse nosso site que enviaremos um Engenheiro Eletricista para te ajudar. Esse problema é corriqueiro e pode ser de fácil solução. Grande abraço. Boa sorte.

Responder
Jose A.Braga Brasil
JB Montagem Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JB Montagem Elétrica - há 8 anos

Bom dia sr.Valmir temos que ver si o seu disjuntor e de curva B que direcionado para resistências, agora si estiver correto temos que verificar que bitola de fio você esta usando acredito eu que deve ser de 4 mm² ou mas, então você pode usar um disjuntor com amperagem maior, lembrando que você não pode usar um disjuntor que tenha a amperagem maior que a do condutor. Para mais informações estamos pronto para atender,tenha um ótimo dia espero que tenha ajudado.

Responder
Rodrigo Santos Carvalho
Particular - há 8 anos

Bom dia Sr Valmir tem que ver se a Bitola do Cabo é adequada para 40 Ampér se não for vai aquecer a Sim desarmando as veses vc ta com o dijuntor de 40a mas com o circuito baixo do que precisa

Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Bom dia Valmir.

Na verdade a norma pede que a corrente disjuntor seja maior que a da carga e que a corrente máxima do fio seja maior que o disjuntor. No seu caso, o que deve estar acontecendo é que a concessionária pode estar te entregando uma tensão abaixo dos 110. Como I=P/V, 4500/110 = 40,9. Caiu. se q concessionária te entregar 100V por exemplo, a corrente no chuveiro será de 45A.

Normalmente se usa disjuntor de 50A no seu caso.

Solução: primeira coisa é trocar o disjuntor. Mas você precisa de um cabo nesse circuito de no mínimo 6 mm2. Aconselho que coloque logo 10mm2 porque seu próximo chuveiro pode ter mais corrente se quiser por uma dica turbo, por exemplo.

Ok?

Abraços.

Paulo Cunha

Engenheiro eletricista.

ICan Soluções Técnicas.

Responder
Thiago Gomes Da Silva

Disjuntor é apenas um dispositivo de proteção ao circuito. O circuito é feito pelos fios e cabos. E o circuito tem que estar adequado ao quanto o equipamento consome em watts. Se o disjuntor e adequado ao seu chuveiro e ele cai com o uso extremo do produto, cabe você solicitar uma avaliação presencial de um profissional para observar se o circuito está dimensionado ao seu chuveiro.

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Bom dia Valmir.

Na verdade a norma pede que a corrente disjuntor seja maior que a da carga e que a corrente máxima do fio seja maior que o disjuntor. No seu caso, o que deve estar acontecendo é que a concessionária pode estar te entregando uma tensão abaixo dos 110. Como I=P/V, se q concessionária te entregar 100V por exemplo, a corrente no chuveiro será de 45A.

Normalmente se usa disjuntor de 50A no seu caso.

Outra coisa possível é um defeito no disjuntor.

Solução: primeira coisa é tro

Responder
Marcio Carneiro
Elétrica Carneiro (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Elétrica Carneiro - há 8 anos

Olá Valmir.

Primeiramente seria bom verificar se apenas esse chuveiro está ligado à esse disjuntor.

Como o Nilso já citou, se for apenas o chuveiro, não deveria estar acontecendo isso.

Outra possibilidade é a corrente estar maior do que os 40A, ou até mesmo o disjuntor estar no fim de sua vida útil.

Esse tipo de disparo é por ação térmica, ou seja, o bimetálico do disjuntor aquece e aciona o circuito de disparo, desligando-o.

Sugiro procurar um profissional para avaliação.

Responder
Nilso Jose Baseggio

Olá Valmir Boa Tarde, algum engenheiro elétrico deverá te responder com segurança, mas se o Disjuntor é da mesma Amperagem, não deveria cair, o que pode estar provocando a queda, é sua rede estar com deficiência.

Você pode testar em horários alternativos, e ver que haverá casos que não vai cair.

Se isso acontecer, vai demonstrar que sua rede está com sobre carga em determinados horários.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região