Disjuntor reconhece sobreaquecimento em emendas?

Tenho uma emenda em um cabo de 10mm. Apesar de ser com fita isolante, ela está bem feita. Está a cerca de 8 metros de um disjuntor din de 50 amperes. Gostaria de saber se esse disjuntor consegue detectar sobreaquecimento nessa emenda. E faz diferença essa emenda ser antes ou depois do disjuntor?

Agradeço qualquer informação

Jorge

São Paulo-SP

Disjuntor reconhece sobreaquecimento em emendas?

Tenho uma emenda em um cabo de 10mm. Apesar de ser com fita isolante, ela está bem feita. Está a cerca de 8 metros de um disjuntor din de 50 amperes. Gostaria de saber se esse disjuntor consegue detectar sobreaquecimento nessa emenda. E faz diferença essa emenda ser antes ou depois do disjuntor?

Agradeço qualquer informação

Jorge

São Paulo-SP

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Roberto Miranda

O disjuntor só detecta aquecimento de emenda, se ela estiver próxima o suficiente para transferencia térmica. Caso contrário, somente se houver um aquecimento anormal do condutor ou por sobrecorrente. Quanto a emendas, como os colegas relataram, o ideal é não ter, mas existem casos em que elas são inevitaveis, sendo assim, aconselho a usar terminais adequados para essa finalidade, ou soldar.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Identificará devido a dificuldade de passar tensão e aquece, depois desarma por questões de segurança;

A disposição;

Valdevi
Silvatec Refrigeração E Ar Condicionado (Santo André, São Paulo) Silvatec Refrigeração E Ar Condicionado - há 6 anos

Boa tarde, O Disjuntor não detecta emendas feitas antes ou depois dele, a atuação do mesmo é desarmar quando estiver com sobrecarga, não aconselharia a fazer emendas mas se já existem, o Disjuntor não a detectará.

Responder
Marcos Santiago
Manutenção E Pintura Santiago (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Manutenção E Pintura Santiago - há 6 anos

Neste caso o melhor seria trocar o cabo e por um sem emendas, a função do disjuntor e proteger a fiação,em caso de uma sobrecarga no circuito e atua também quando esse fio está aquecendo ele desarma, voce possui DR na sua instalação.

Responder
Raimundo José dos Santos Júnior

Vamos lá o disjuntor ele é termomagnetico a função do disjuntor e proteger a fiação. Em caso de uma sobrecarga no circuito e atua também quando esse fio está aquecendo, se sua emenda está causando aquecimento ele vai desarmar , sujeito que passe o fio direto sem emenda

Responder
Celso Silva
Instalação Elétrica E Automação (Santana de Parnaíba, São Paulo) Instalação Elétrica E Automação - há 6 anos

Boa tarde;

Os disjuntores termomagnéticos atuam quando ha sobrecarga ou curto circuito, então se houver um aquecimento pode levar a uma sobrecarga ou curto então o disjuntor desarma, O disjuntor só vai atuar no circuito que estiver na saída.(linha de carga).

Responder
Gescivaldo = Gelson M Fernandes

Bom dia, o disjuntor indentifica a carga, quando esta acima da capacidade dele, ou um curto circuito isso faz com que ele desarma e essa emenda esta errada, se emendou tem que ser com fita da alta fusão e de pois que coloque a fita isolante, eu não acho certo fazer emendas em fios, sempre sem emendas.

Leandro César Gomes

Leandro funciona assim. O disjuntor ele é termomagnetico ou seja ele detecta a corrente que passa nele, e quando a corrente passar o limite dele ele vai desarmar, pois internamente ele tem um metal bimetalico que vai aquecer e provocar o desligamento se ele tiver trabalhando acima da corrente dele. Como a emenda e no meio do cabo ele não vai ver este aquecimento não, no caso desta emenda no cabo de 10mm. Usar luva de emenda no cabo. Ai não aquece. Isola com alta fusão e depois com fita isolante.

Att

Leandro

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região