A construção está irregular por não respeitar o 1,5m distância da parede do prédio ao lado?

Olá, moro no primeiro andar de um prédio, que possui janelas para ventilação. Recentemente outro prédio começou a ser construído ao lado com sua estrutura justaposta a parede do meu prédio. Ao que tudo indica a ventilação e iluminação serão prejudicadas. Mas como sou leiga no assunto, resolvi me informar para saber se há alguma irregularidade. Gostaria de saber então: a construção está irregular por não respeitar o 1,5m distância da parede do prédio ao lado?

A construção está irregular por não respeitar o 1,5m distância da parede do prédio ao lado?

Olá, moro no primeiro andar de um prédio, que possui janelas para ventilação. Recentemente outro prédio começou a ser construído ao lado com sua estrutura justaposta a parede do meu prédio. Ao que tudo indica a ventilação e iluminação serão prejudicadas. Mas como sou leiga no assunto, resolvi me informar para saber se há alguma irregularidade. Gostaria de saber então: a construção está irregular por não respeitar o 1,5m distância da parede do prédio ao lado?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Nota-se que seu predio também esta encostado na divisa, dessa forma se subentende que o zoneamento permite tais construções sem recuo, desde que a ventilação seja feito dentro do perimetro interno do lote; Provavelmete o projeto foi aprovado em conformidade e terá os recuos de ventilação similar aos do vosso predio; De qualquer forma, na placa da obra, deverá possuir o alvará caso tenha duvidas...

A disposição;

Searom Engenharia e Construção

Acredito que esta seja uma causa perdida pois se considerar o artigo 1.301 do Código Civil é o condomínio já existente que está irregular.

O que se pode fazer é denunciar a obra em andamento para a prefeitura e o CREA e quem sabe acontece alguma coisa caso esta esteja irregular e seja interrompida.

Responder
Erlândio Da Silva Souza
Progressiva Construções Inteligentes (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Progressiva Construções Inteligentes - há 5 anos

Infelizmente a obra nova está em conformidade com lei, pois o que parece é que ela não utilizará as laterais para iluminação e ventilação utilizando todo perímetro lateral. O erro foi de que projetou o sia edificação e não previu que isso era possível de acontecer.

Responder
Ricardo Barreto

Como bem disse o colega Anselmo Manhães, nenhum vão de janela pode ser aberto para o vizinho numa distância inferior de 1,50m. Caso sinta se prejudicado poderás recorrer judicialmente, anexando laudo técnico de engenheiro confirmando o descumprimento das distâncias mínimas necessárias para aberturas de vãos.

Responder
James de Souza Silva

Tudo depende da aprovação do projeto junto ao órgão responsável, pois todo projeto passa por aprovação, e na maioria da vezes há construções com paredes coladas a outra parede construída, caso haja um vão no limite de confrontação, fica a cargo da expedição do órgão competente, entender que pode ou não, construir uma parede colada ao vizinho. Sugiro, que veja se foi liberado o projeto para seguir esta construção.

Responder
Eder da Silva Meireles
Visão De águia (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Visão De águia - há 5 anos

Pode prédio no rio todos são junto ok cada um tem que recua pra ter vento 1,5 espaço obg

Responder
Douglas de Carvalho Teodoro Souza
Particular - há 5 anos

Cada região tem uma regra para construção, as normas de uma região não necessariamente se aplicam a outros endereços, recomendo vc a entra no site da prefeitura e verificar essas informações!! Porém se a edificação q está sendo feita ao lado foi liberada pela prefeitura dificilmente estará em desacordo com o PA dela, mas vale a pena pesquisar!! No site da prefeitura tem as informacoes

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região