É obrigatório respeitar a distância entre vizinhos?

Olá boa tarde,

Tenho que respeitar a distância de 1,5m mesmo sendo uma área de serviço por exemplo, ou seja, uma na área de lazer só que coberta, um tipo de abrigo para carro sem paredes somente cobertura?

É obrigatório respeitar a distância entre vizinhos?

Olá boa tarde,

Tenho que respeitar a distância de 1,5m mesmo sendo uma área de serviço por exemplo, ou seja, uma na área de lazer só que coberta, um tipo de abrigo para carro sem paredes somente cobertura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Alice Cabanelas

Bom dia Flavio,

O afastamento da casa dentro do terreno é regido pela legislação local. É preciso fazer uma consultoria na legislação para verificar os seus parâmetros. Em alguns locais você pode encostar no muro mas precisa afastar mais em outros lados, isso tudo só sabendo a legislação para se analisar.

Se você estiver no Rio de Janeiro posso te ajudar nessa verificação.

Espero que tenha ajudado.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Deve se respeitar sempre, pois caso contrario nunca conseguirá a averbação da construção e isso desvaloriza e até impede financiamentos, caso necessario....

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

Flávio, bom dia!

Se entendi essa área é coberta e aberta, está a menos de 1,50m da divisa com o vizinho, se for isso, você não está atendendo ao afastamento lateral previsto na legislação de uso do solo do seu município. A melhor solução seria você aumentar em direção ao vizinho e fazer o fechamento total da parede, ficando este local com ventilação para o lado do seu terreno ou diminuir a cobertura e manter a distância regulamentar.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Hélio Luiz ALMEIDA
Particular - há 6 anos

Deve ser solicitada uma Certidão de Informações na Prefeitura (gratuita) que fornece as informações de afastamento frontal e lateral.

Mesmo nos casos onde for permitido que a edificação ocupe até a divisa tem que ser mantido um afastamento de 1,50 m quando houver janelas.

Gleison
Gleison Souza - Ponto Alto Mármores E Granitos (Niterói, Rio de Janeiro) Gleison Souza - Ponto Alto Mármores E Granitos - há 6 anos

Bom dia Flavio,

O afastamento da casa dentro do terreno é regido pela legislação local. É preciso fazer uma consultoria na legislação para verificar as suas exigência .

Mais na maioria das legislações existeum afastamentos

frontais e laterais em relação a vizinha e a rua.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região