Rosane
Dividir Propriedade

Acho que são 12 "halqueres"

Para dividir entre 8 irmãos

Seria mais barato passar tudo para o cônjuge (mãe ) e ela dividir o total em partes iguais? precisa medir todo o terreno antes?

Dividir Propriedade

Acho que são 12 "halqueres"

Para dividir entre 8 irmãos

Seria mais barato passar tudo para o cônjuge (mãe ) e ela dividir o total em partes iguais? precisa medir todo o terreno antes?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

LTA ENGENHARIA
Landim Topografia (São José dos Campos, São Paulo) Landim Topografia - há 6 anos

Bom dia Rosane,

Vamos lá, olhando a sua pergunta me parecer ser herança para ser dividida, então logo o conjugue, no caso a mãe que responde pelo o desmembramento. Existe a seguinte situação, ela como conjugue herdeira, tem 50% do tamanho total e os outros 50% seria feita a divisão entre os filhos herdeiros, a outra situação que pode ser feita é mãe já fazer a partilha total do terreno passando para os filhos herdeiros. Que seria a doação dela para os filhos herdeiros e ela pode reservar usufruto da parte que lhe tem direito e passar a ser dos herdeiros após sua morte, é que sempre fazem. Mas essa questão de divisão e como será feita fica ao critério do proprietário e herdeiros, para que façam da melhor forma.

A segunda pergunta se há a necessidade de medir, a resposta é sim, até mesmo para efeito do desmembramento precisa medir. Precisaria ver a matricula se esta atualizada, caso não esteja, será necessário fazer a retificação de área e posteriormente fazer o desmembramento. Essa retificação de área o cartório geralmente irá solicitar, ainda mais se tratar de uma matrícula antiga que tem poucos elementos de descrição do perímetro.

Só lembrando que dependendo como configurar o desmembramento entre as partes, tem que atender a lei de parcelamento do solo que compete para sua região, pois para gerar uma nova matrícula para cada desdobro tem que atender a lei do parcelamento.

Mas ao contratar os serviços topográficos, essas questões são todas vistas e passada como pode proceder, para que o processo de desdobro seja feito corretamente.

Desde já agradeço a vossa atenção e fico ao dispor. Obrigado

Responder
Particular - há 6 anos

R: O ideal é fazer o desmembramento em nome da sua mãe e depois que regularizado fazer a doação a cada filho;

A disposição;

Isaias Mauri da Silva
IMS Topografia (Palhoça, Santa Catarina) IMS Topografia - há 6 anos

Bom dia Rosane, tudo bem? A escritura está em nome da sua mãe, então todo o projeto de desmembramento será feito em nome dela e posteriormente será passado para cada irmão, e a segunda pergunta a resposta é sim, terá que medir para saber exatamente a área que será desmembrada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de topógrafos na sua região