Alguém pode me esclarecer dúvida sobre muros?

Sou a Cléo. Comprei um aapartamento no segundo andar e meu vizinho fez em cima do muro uma parede de vidros translucidos. Gostaria de saber se está certo ou posso reivindicar muro de tijolos. Ou se posso fazer um contramuro?

Alguém pode me esclarecer dúvida sobre muros?

Sou a Cléo. Comprei um aapartamento no segundo andar e meu vizinho fez em cima do muro uma parede de vidros translucidos. Gostaria de saber se está certo ou posso reivindicar muro de tijolos. Ou se posso fazer um contramuro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Maria Tereza Azevedo Pinheiro
Eng. Arq. Pinheiro (Uberaba, Minas Gerais) Eng. Arq. Pinheiro - há 29 dias

Esse problema é difícil a solução porque quase sempre existe divergências de opiniões: porque? Ele já fez a obra, já usou o dinheiro que dispôs, e a obra já está pronta. Você tem direito de mandar desmanchar, mas para isso precisa contratar um advogado, dando condições para ele pegar todos os dados possíveis e fazer um processo, entrado na justiça. O advogado vai fazer um apanhado total, com projeto do local, e não é você que vai criar um abalo na amizade da vizinhança, e sim o advogado que vai intervir a seu favor. Agora, se não quiser fazer assim, procure os meios mais saudáveis que você achar para ter condição de um resultado sem brigas, pois é mais suave a solução . Talvez a diretoria do Condomínio, Procon, Crea, Prefeitura tenha normas parate ajudar. Assim vai selecionando o que fazer, até o resultado.

Procure um advogado bom, que te ajude a resolver da melhor maneira, sem que você acabe se complicando no resultado final.

Larissa Salvador
Arq Larissa Salvador (Belo Horizonte, Minas Gerais) Arq Larissa Salvador - há 1 mês

Oi Cléo!

O vizinho é do seu prédio ou do lote ao lado?

Se for do seu prédio, qualquer alteração da fachada tem que ser aprovada por unanimidade pelos condôminos.

Se for do lote ao lado, tem que ver qual é a altura máxima permitida para ele subir esse muro. Pois pode ser que nem podia aumentar a altura.

Provavelmente não tem especificação de material no Código de obras da prefeitura, mas o bom senso é que se é um muro dos dois, que seja de comum acordo. Mas existem muitos casos em que são feitos dois muros, um colado no outro, e você pode fazer o do seu lado conforme desejar, caso não cheguem em um acordo. Sempre lembrando de conferir a legislação.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de construção civil na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.