Quais documentos preciso para reformar um apartamento aqui em Londrina?

Quais documentos preciso para reformar um apartamento aqui em Londrina? Além da planta da reforma para o síndico

Quais documentos preciso para reformar um apartamento aqui em Londrina?

Quais documentos preciso para reformar um apartamento aqui em Londrina? Além da planta da reforma para o síndico

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Valdemir Nogueira Chagas

Priscilla, bom dia!

De acordo com a NBR16.280/2015 se torna necessário um "Laudo Técnico" emitido por profissional competente (Engenheiro Civil ou Arquiteto), devidamente acompanhado por ART ou RRT.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Lucas Umbelino
Umbelino - Projetos e Construções (Caieiras, São Paulo) Umbelino - Projetos e Construções - há 7 anos

Perfeita a resposta. O engenheiro, arquiteto ou técnico em edificações vai elaborar um laudo com as condições do apartamento e as alterações a serem feitas. Será necessário entrar em contato com a administração do condomínio para verificar alguma regra ou normas exigidas.Depois de emitida a ART ou RRT pode-se fazer a reforma tranquilamente. O profissional deve fazer algumas visitas para se assegurar que a reforma está indo bem nos conformes da NBR.

José Bessa
Técnico De Pisos Em Porcelanato Liquido (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Técnico De Pisos Em Porcelanato Liquido - há 7 anos

Olá era.Priscila; realmente reformas em apartamentos e procedimento muito sério! Como os colegas já citaram mui bem:: Contrate um engenheiro pois se envolve estruturas; modificações de paredes e outros normalmente não poderão ser feitos; por isto a importância do contrato de um engenheiro e um arquiteto. Boa sorte!

Responder
Wellington Js J.S
Forma e Arquitetura (Foz do Iguaçu, Paraná) Forma e Arquitetura - há 7 anos

Toda e qualquer reforma tem que ter uma avaliação criteriosa, e vai depender de cada tipo de obra. Primeiramente analisar o que será reformado, no exemplo de reforma do apartamento citado se vai mexer com a estrutura eu não recomendo, pois os vigamentos estão balanceados suas amarrações. Caso for necessário tem que ter permissão do projetista calculista ou construtora avaliando o projeto.

Esse é apenas um dos vários itens a observar. Recomendo muita cautela.

Responder
Fernando Mulinari
Art&Cor Reformas Em Geral (Londrina, Paraná) Art&Cor Reformas Em Geral - há 7 anos

Olá Priscila. ..

tudo depende do tipo de reforma que vc deseja fazer, caso seja reforma estrutural (abertura de paredes, troca de janelas, etc..), será necessário laudo técnico de engenharia ou arquitetura, caso seja (pintura, gesso, piso, outros serviços internos), somente descrição dos serviços para o condomínio devido a logística de materiais.

.