Porque o DR esta caindo e o neutro saindo fogo?

Tenho 2 cabo de neutro que sai do barramento de neutro do quadro de disjuntores, um deles esta alimentando tomadas e iluminação só que umas das tomadas,quando é conectado alguma coisa nela o dr cai e quando eu pego esse cabo para ligar no neutro passando no parramento de neutro sai fogo e quando toco no cabo que não tem nada ligado nele o dr também cai.

Porque o DR esta caindo e o neutro saindo fogo?

Tenho 2 cabo de neutro que sai do barramento de neutro do quadro de disjuntores, um deles esta alimentando tomadas e iluminação só que umas das tomadas,quando é conectado alguma coisa nela o dr cai e quando eu pego esse cabo para ligar no neutro passando no parramento de neutro sai fogo e quando toco no cabo que não tem nada ligado nele o dr também cai.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 9
Cleber de Paula
Cleber Elétrica (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Cleber Elétrica - há 7 anos

Primeiro vc tem q verificar se o neutro está passando pelo DR pois se ele não estiver no circuito do DR o DR vai desarmar pois o DR é um sistema de segurança e qualquer que seja a fuga ele vai desarmar ou pode ser q tenha alguma isolação mal feita mas chame um especialista e ele poderá te dar o suporte q vc necesita.

Responder
Carlos Eduardo Neves Da Silva
Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações - há 7 anos

DR desarmando indica que a fuga de corrente e falha na isolaçao de algum equipamento eletrico vc deve ligar outros aparelhos neta tomada se todos derem o mesmo defeito pode ser que a ligaçao eletrica da tomada esteja errada terra ligada no lugar do neutro se estiver assim vc deve corrigir ,se fel isso nao resolveu va no quadro de distribuiçao e veja se todas as ligaçoes estao corretas o o fio neutro ou terra deve ser ligado no terminal de aterramento deste barramento vai parao DR junto com os fio fase o neutro do DR deve ir para o barramento de neutro e os circuitos protegidos pelo DR devem passar fase e neutro pelo DR se isto nao esta assim e o motivo do DR desarmar o fogo dos fios neutro deve ser causado por que deve esta ligado algum equipamento a ele vc deve revisar toda parte eletrica para soluçao deste problema. qual quer coisa estou a sua disposiçao. se vc morar aqui no RJ.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Olha meu conselho é o seguinte, se caso você não for um profissional da área elétrica eu sugiro contratar um profissional, mas se você for um profissional sugiro que insista e localize o defeito. Este defeito poderá esta em qualquer qualquer circuito de sua instalação e o primeiro passo é identificar qual circuito que esta causando isto.

Espero que tenha ti ajudado ok

Responder
Rodrigo da Silva Pinto
Particular - há 7 anos

O ideal é chamar um profissional habilitado para solucionar o problema. O conceito de "faça você mesmo" não serve para tudo. Eletricidade é coisa seria e precisa de curso para poder fazer um serviço de qualidade e seguro.

Jorge Luis de Carvalho
Ohm Automação & Elétrica (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Ohm Automação & Elétrica - há 7 anos

Me parece , pelos dados fornecidos que possa ser a tomada com algum problema. Porém é necessário uma visita de um profissional para fazer um diagnóstico correto. Estamos lidando com eletricidade, portanto todo cuidado é pouco.

Responder
José Roberto Alves de Souza

A narrativa foi ótima, mas, porém instalações elétricas são necessários vários detalhes para chegar um veredito . Chame um profissional qualificado para faze-lo com segurança e não causar prejuízo maior e preste atenção no que será dito, pra análise.

Responder
Arnaldo
Particular - há 7 anos

Se "sai fogo" é porque de alguma maneira ele está conectado no "vivo", ou seja, está ligado direta ou indiretamente em uma fase, muitas vezes isto acontece por problemas na execução do neutro ou por mal contato, em instalações mal executadas (um neutro para vários circuitos). de qualquer maneira, é impossível fazer um diagnóstico exato sem ter acesso à instalação elétrica. Contrate um bom eletricista pois a sua instalação está sob risco.

Paulo Cesar Couto Araujo
Particular - há 7 anos

Primeiro voce tem que saber como funciona o DR, caso não saiba ,seja humilde e pergunte pra quem sabe, segundo instale 1 neutro para cada circuito,1 para iluminação e outro para as tomadas, trabalhe sempre com circuitos independentes , e detalhe o neutro primeiro vai no DR e do DR vai pro barramento ,e do barramento vai pros circuitos , ok , você consegue é só tentar.

Hélio Castro
Plus Volt (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Plus Volt - há 7 anos

Desligue o disjuntor geral e com um multímetro na escala de tensão verifique se há ou não tensão nos circuitos, não tendo tensão mude para a escala ôhmica e meça a resistência elétrica nessa tomada, ela deverá ser infinita, caso ela não seja desligue as cargas na saída do disjuntores até obter a resistência infinita, em anexo o circuito e porque o DR pode desarmar.

Responder
Elaine Marques Nascimento
Consillium - Engenharia E Consultoria (Natal, Rio Grande do Norte) Consillium - Engenharia E Consultoria - há 7 anos

Boa noite, Paulo Rodolfo.

Realmente é bem complicado diagnosticar essa manifestação patológica predial sem visualizar a instalação. Porém, com os dados que foram fornecidos podemos fechar um pouco as possibilidades.

A primeira delas é de que haja algum problema com a tomada em si. O dispositivo pode estar permitindo o contato direto entre a fase e o neutro. Seria o caso de trocar a tomada.

A segunda, talvez a mais provável, é que a instalação tenha sido feita de maneira equivocada, permitindo uma ligação fase-fase ou fase-terra, ou uma ausência/deficiência do sistema de aterramento. Seria o caso de rever e refazer a instalação da tomada problemática.

Acredito ser interessante a visita de um eletricista profissional para a resolução do problema. Caso não resolva, chame um engenheiro com experiência em projeto de instalações. Caso não tenha um projeto de instalações elétricas de baixa tensão aconselho providenciar uma vez que qualquer falha na instalação pode gerar prejuízos financeiros e até vidas podem ser perdidas.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região