Durrabilidade!

Gostaria de informações sobre durabilidade das casas pré-moldadas de madeira, e sobre resistência a cupins!

Durrabilidade!

Gostaria de informações sobre durabilidade das casas pré-moldadas de madeira, e sobre resistência a cupins!

Pergunta feita sobre o projeto Casa de madeira: modelos, vantagens, ideias
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

1 Respostas

José Eduardo Monteiro da Silva Gomes
Particular - há 7 anos

Jorge, boa noite. Uma casa de madeira, projetada de forma eficiênte, construída com materiais de qualidade e com os devidos cuidados de manutenção e conservação pode durar muitos anos, até mesmo séculos (América do Norte e Europa já possuem diversos registros). As técnicas modernas permitem proteger e manter a madeira de forma muito eficiente. Hoje em dia existem muitos produtos que permitem preservar a madeira dos insectos, fungos, raios UV, humidade, etc. Especificamente sobre Cupins (fungos apodrecedores) existem diversos processos de tratamento da madeira que podem mitigar ao máximo o risco. Pode-se tratar a madeira sobre pressão (antes da construção), pintura, pulverização, barreiras quimicas e fisicas. Não conheço muito a fundo, mas sei que a NBR 16.143 trata de preservação de madeiras. sendo um material que pode ser consultado. Sei também que no site do IPT existem muitos trabalhos publicados a respeito deste tema. Espero poder ter ajudado. Boa sorte.