Como instalar o aquecedor à gás?

Pretendo colocar um aquecedor de água à gás (digital com ventilação forçada) no meu apartamento.

É seguro passar o duto do aquecedor através do teto de gesso?

Gostaria esconder o duto passado o mesmo através do teto de gesso conforme foi feito por um vizinho (ver foto). No entanto, na saída o duto tem que descer do gesso e sair pela janela.

Essa ideia é viável e segura?

Algumas pessoas dizem que o gás pode se acumular no forro e outras dizem que a descida do duto vai prejudicar a dissipação dos gases oriundos da queima.

Obrigado!

Como instalar o aquecedor à gás?

Pretendo colocar um aquecedor de água à gás (digital com ventilação forçada) no meu apartamento.

É seguro passar o duto do aquecedor através do teto de gesso?

Gostaria esconder o duto passado o mesmo através do teto de gesso conforme foi feito por um vizinho (ver foto). No entanto, na saída o duto tem que descer do gesso e sair pela janela.

Essa ideia é viável e segura?

Algumas pessoas dizem que o gás pode se acumular no forro e outras dizem que a descida do duto vai prejudicar a dissipação dos gases oriundos da queima.

Obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Angélica Henriques

Não é viável e para aprovação de bombeiros está contra a norma. Esse procedimento na foto tem alto risco de incêndio, e caso ocorra, o responsável será você e o sindico. O sindico não tem registro técnico para aprovar reforma, o que ele tem é responsabilidade administrativa do que acontecer no condomínio, por isso que ele tem que "aprovar" a reforma, levando em consideração a convenção do condomínio e o registro necessário para reforma, podendo ser RRT ou ART. Pois não tendo nenhum profissional registrado e habilitado se responsabilizando, a culpa de um acidente vai para o sindico e passada também para o proprietário. Geralmente, quando se passa o tubo do gás em cima do gesso não é dessa forma, fazemos um shaft com revestimento interno apropriado e ventilação nesse shaft e saída na fachada por meio de um respiro (parece uma arandela vendo de fora). E outra coisa, pela norma, o aquecedor não pode ficar em ambientes fechados, deve ficar em ambientes com ventilação, ou seja, janelas e portas de vidro liso fechadas não são permitidas. Mas tem gente que faz a esquadria de báscula de vidro dupla, deixando a parte de cima sempre aberta ou sem vidro, janela veneziana ou ripada, mas nunca totalmente fechada de vidro ou qualquer outro material. Tem que se observar também as medidas de altura para esse aquecedor ser instalado. O ideal no seu caso é contratar um profissional habilitado para te auxiliar e ajudar.

Qualquer coisa estamos a disposição. Fazemos projetos de arquitetura, interiores reforma ou decoração e consultoria.

a.h architettura

Responder
Particular - há 3 anos

R: Deixe sempre tubulação em areas com ventilação

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Ana Marida de Aluguel
Particular - há 4 anos

Procedimento inviável. Tanto os gases quanto o calor sobem, jamais descem. Da forma que está na imagem haveria um superaquecimento na tubulação, gerando alto risco de incêndio. Acima desse gesso poderá estar presente a tubulação de esgoto e não seria aconselhável compartilhar o mesmo espaço com ambos tipos de tubulações. Há que verificar no Manual de Instalação o que o fabricante recomenda, há que se seguir regras tb com relação à altura do aquecedor na parede e a metragem permitida pras linhas horizontais e verticais da chaminé. O Síndico não tem credencial pra autorizar ou não qualquer instalação, pq ele não tem que ter conhecimento técnico. O papel dele é verificar a documentação, se existiria algum impedimento pelo Condomínio ou algum padrão de instalação já pré definido e aprovado a ser seguido, verificar a ART e fiscalizar a instalação, a fim de se certificar de que a mesma estaria sendo executada de cordo com o projeto.

Zilberg Gomes Magalhães
Arkibom Aquecimento e Refrigeração (Paulínia, São Paulo) Arkibom Aquecimento e Refrigeração - há 5 anos

Bom Dia , sei que faz Tempo mais para deixar Registrado para outros que perguntarem. Na Norma fala que você pode ate 3 curva com uma metragem de 2,5 sem emendas e você teria que ter uma ventilação no gesso .

Responder
Ana Marida de Aluguel
Particular - há 3 anos

Quem diz como deve ser instalado é o fabricante do produto, que já tem as Normas consideradas. E lá está explícito que duto não deve descer, de forma alguma. Se instalado diferente do que o manual diz, além que criar um risco de explosão, se der qq B.O. vc perde a garantia.

Particular - há 6 anos

R: Primeiro verifique com o sindico / administradora se será permitido;

A disposição;

Mauricio
Particular - há 6 anos

O síndico informou que irá permitir sim, mas deve ser aprovado e realizado por empresa credenciada. Por isso, antes de contratar gostaria primeiro de saber se essa ideia é viável.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de aquecedores na sua região