Como resolver problema de infiltração vinda do vizinho?

O terreno do meu vizinho é, mais ou menos, 1 metro mais alto que o meu, quando chove empoça água no terreno dele e a água infiltra na minha garagem. Já falei com ele e ele me disse que não dá pra escoar a água pra rua. Quando eu comecei a morar nessa casa eu não sabia desse problema e então eu construí a minha garagem encostada no muro, mas eu coloquei calha no telhado exatamente para não ir água do telhado para o terreno dele! De quem é a responsabilidade nesse caso?

Como resolver problema de infiltração vinda do vizinho?

O terreno do meu vizinho é, mais ou menos, 1 metro mais alto que o meu, quando chove empoça água no terreno dele e a água infiltra na minha garagem. Já falei com ele e ele me disse que não dá pra escoar a água pra rua. Quando eu comecei a morar nessa casa eu não sabia desse problema e então eu construí a minha garagem encostada no muro, mas eu coloquei calha no telhado exatamente para não ir água do telhado para o terreno dele! De quem é a responsabilidade nesse caso?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Gabriel Victor Santos
G.v.s Engenharia Ltda (Jaraguá do Sul, Santa Catarina) G.v.s Engenharia Ltda - há 1 año

Olá Hugo, segundo o Código Civil brasileiro, toda água vinda do vizinho é de responsabilidade do mesmo, portanto converse com seu vizinho, legalmente falando ele é responsável por sanar esse problema, senão procure os meios legais.

Responder
Sidnei Da Silva
Ass Construção Reforma (Lençóis Paulista, São Paulo) Ass Construção Reforma - há 2 anos

Boa Noite Hugo.

Em primeiro lugar, converse com seu vizinho e mostre pra ele o que está acontecendo na parede da sua garagem, devido à água parada no quintal dele.

Mostre a ele que à meios de resolver esse problema de infiltração e possa d'água no quintal.

De que maneira:

- Colocando um ralo interligado na tubulação d'água pluvial.

- Outra opção é abrir uma vala ao lado muro com mais de 1.20mt de profundidade, impermeabilizar com três de mão Sika Top e rebocar vedacit ou impersika e aplicar manta asfaltica, isso é o correto à se fazer. Mais não podemos esquecer Hugo, se seu vizinho tiver piso no quintal ele não vai querer fazer nada disso.

Já do seu lado, você pode tirar o reboque deixar secar os tijolos, impermeabilizar com três demais de sikatop, chapiscar e rebocar com vedacit, lembrando Hugo, se seu vinho não fizer o serviço correto do lado dele, você Não terá 100% no resultado do seu serviço.

Responder
Fabio Melo Santana Melo
Particular - há 2 anos

primeiro é contar com a coerência do seu vizinho e depois seguir os passos já pré anunciados pelos colegas, um ralo com canaleta, desviando a agua para uma canalização pluvial e em seguida novo reboco com vedacit, se possível acrescer um pintura pôs seladora massa acrílica e tinta impermeabilizante.

Pi - Serviços de Engenharia
Eng. Civil Emanuel Pieper Junior (Brusque, Santa Catarina) Eng. Civil Emanuel Pieper Junior - há 2 anos

Bom dia Hugo. A responsabilidade pela água não escoada no terreno do seu vizinho é exclusivamente dele. A responsabilidade por estares com problemas de infiltração na sua garagem é sua. Se ouve a contratação de um engenheiro na época da construção a responsabilidade seria dele, por não ter proposto a impermeabilização completa dessas paredes. Lembrando, se esperar pelo seu vizinho, ele pode nunca realizar o serviço necessário pra resolver seu problema. Contrate profissionais que saibam o que estão fazendo numa próxima oportunidade.

Responder
César de Oliveira Souza
Cesinha (Peruíbe, São Paulo) Cesinha - há 2 anos

Olá amigão pede pra o seu vizinho fazer uma canaleta com um dreno jogando as águas na canaleta e canaliza em qualquer esgoto dele depois vc reboca a sua com massa com vedacit acaba o seu problema é só ter consciência e boa fé.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região