Como proceder com a construção da laje?

Tenho uma casa com estrutura pra laje já bati a primeira laje só que comecei construir em cima e quero construir a parede no beiral da laje de 60 centímetro posso construir e bateu outra laje com a cinta em cima em todas as paredes da laje

Como proceder com a construção da laje?

Tenho uma casa com estrutura pra laje já bati a primeira laje só que comecei construir em cima e quero construir a parede no beiral da laje de 60 centímetro posso construir e bateu outra laje com a cinta em cima em todas as paredes da laje

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

14 Respostas

Roberto Almeida
Ralmeida (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ralmeida - há 7 anos

Boa tarde,

Ha muitas incógnitas nesta pergunta, poderia dizer que pode e não pode... não e só a estrutura abaixo da laje que tem de estar preparada para receber esta segunda laje, a primeira também tem de ser projetada para isso...lembre que os esforços e forças recebidos pelas paredes e vigas são direcionadas para os pilares... como tem excentricidades o momento ira fazer torcer as paredes e vigas (cinta) da primeira laje, além de efeito gangorra com o centro da primeira laje criando flechas, podendo ocasionar fissuras nas paredes e primeira laje, variando muito com as cargas que esta segunda laje fará...como também ha geometrias e berais com estruturas preparadas para esta finalidade...o ideal e contratar um profissional...

Responder
Dr Faz Tudo Itanhaém
Faço Tudo Itanhaem (Itanhaém, São Paulo) Faço Tudo Itanhaem - há 7 anos

Bom dia Sr. André,

Como se trata de execução de estruturas de uma edificação, aconselhamos que seja feito uma vistoria no local por um profissional habilitado (registro crea). Esse procedimento evitará problemas estruturais futuramente.

Qualquer dúvida estamos a disposição

Reform House

Responder
Edvalson Carvalho de Queiroz

O certo é ver a planta de sua casa e fazer uma análise técnica de sua obra, e ver se sua estrutura suporta o que você deseja fazer.

Qualquer dúvida entre em contato conosco UNITEC Serviços Especializados.

Responder
Vitor Seiti Engenharia

Caro André,

Pela descrição resumida, transparece uma dúvida que envolve além da execução, o risco de segurança e estabilidade de uma edificação, sendo aconselhável que tenha assessoramento técnico por profissional capacitado para que possa orientar e especificar o que é permitido fazer de acordo com a boa técnica e dentro das normas técnicas vigentes. Isto visa evitar pequenos e/ ou grandes transtornos.

Responder
Luciano de Carvalho Lourenço
Kasalev Soluções Construtivas (Hortolândia, São Paulo) Kasalev Soluções Construtivas - há 7 anos

Isso depende de avaliação técnica no local, só por esses dados não é possível afirmar nada. Parede no beiral, fora da viga de baixo significa peso sobre estrutura incapaz, mas talvez haja uma forma de travamento que deve ser estudada no local.

Responder
Marcia Maria Freitas de Araujo

Bom Dia,

Existem maneiras de se construir uma laje, primeiramente, saber qual sua finalidade tipo: laje de piso, laje de cobertura; área da laje, apoios para essa laje (distancia entre vigas e/ou pilares) e o modelo (laje pré, laje painel etc), mais ainda, se a estrutura do pavimento inferior suporta mais um andar.

Responder
Helo Domiciano
Hd Consultoria Projetos E Gerenciamento De Obra (São José dos Campos, São Paulo) Hd Consultoria Projetos E Gerenciamento De Obra - há 7 anos

Não pode