Como fazer instalação elétrica?

Olá pessoal.troquei a fiação de minha casa recentemente e vou pedir a ligação da minha energia com a concessionaria, pois decidi que não quero mais ficar no 'gato'.

Usei fios de 2,5mm para iluminação e tomadas, e 6,0mm para o chuveiro eletrico.

os circuitos foram separados assim;

iluminação - disjuntor de 15 amp

tomadas - disjuntor de 20 amp

chuveiro - disjuntor de 30 amp

geral - disjuntor de 40 amp

até ai tudo bem /

lembrando que a potencia do meu chuveiro é de 5.500 watts, e a rede de minha cidade é 127.

minha dúvida é; preciso colocar o disjuntor na caixa do relogio, e o pedreiro que instalou a caixa disse pra eu comprar um disjuntor de 40 amperes. tem algum problema se o disjuntor geral ser da mesma amperagem do geral do quadro de distribuição/

um amigo meu, um eletricista em inicio de carreira, que fez a fiação, disse que o certo seria eu colocar um disjuntor de 50 ou de 60 amperes, pois o de fora deve dar suporte á soma de todos os outros disjuntores da casa... + ou - por ai.

então... eu preciso comprar um disjuntor mais potente, ou esse de 40 não me oferece risco algum/

obrigado.

Como fazer instalação elétrica?

Olá pessoal.troquei a fiação de minha casa recentemente e vou pedir a ligação da minha energia com a concessionaria, pois decidi que não quero mais ficar no 'gato'.

Usei fios de 2,5mm para iluminação e tomadas, e 6,0mm para o chuveiro eletrico.

os circuitos foram separados assim;

iluminação - disjuntor de 15 amp

tomadas - disjuntor de 20 amp

chuveiro - disjuntor de 30 amp

geral - disjuntor de 40 amp

até ai tudo bem /

lembrando que a potencia do meu chuveiro é de 5.500 watts, e a rede de minha cidade é 127.

minha dúvida é; preciso colocar o disjuntor na caixa do relogio, e o pedreiro que instalou a caixa disse pra eu comprar um disjuntor de 40 amperes. tem algum problema se o disjuntor geral ser da mesma amperagem do geral do quadro de distribuição/

um amigo meu, um eletricista em inicio de carreira, que fez a fiação, disse que o certo seria eu colocar um disjuntor de 50 ou de 60 amperes, pois o de fora deve dar suporte á soma de todos os outros disjuntores da casa... + ou - por ai.

então... eu preciso comprar um disjuntor mais potente, ou esse de 40 não me oferece risco algum/

obrigado.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 4
Marcos Soares
Padrão Instalações Elétricas (Cariacica, Espírito Santo) Padrão Instalações Elétricas - há 8 anos

Bom dia, para melhor responder a sua pergunta preciso saber qual é a sua concessionária de energia elétrica,pois cada uma tem regras para fornecimento.Os chuveiros da marca Lorenzetti já vem solicitando fio 10 mm e disjuntor de 50 A. Mas se você colocou 6 mm funcionará bem com disjuntor bem com um disjuntor de 40 A. Pelo que aprendi nas minhas aulas o Disjuntor geral de seu Quadro interno deve ser do mesmo valor de seu disjuntor que estiver no padrão de entrada, mas como disse teria de ver quais as normas de atendimento de sua concessionária.Espero ter atendido.Em tempo: é muito bom ter um circuito separado para tomadas de máquina de lavar, microondas e forno elétrico com fio de 4 mm e disjuntor de 25 A.

Responder
Rafael Carvalho Peguim
Peguim Elétrica (Joinville, Santa Catarina) Peguim Elétrica - há 8 anos

Bom dia primeiramente vc tem q fazer um levantamento de carga por exemplo o chuveiro geladeira tv etc, e seu chuveiro fazendo a conta da corrente fica 5500 divido 127= 43,31 A, então fica assim vc pega a potencia Watts e divide pela tensão 127 V e vc vai ter o disjuntor q vai ter q utilizar na sua entrada de energia e no seu quadro de distribuição, espero ter ajudado.

Responder
Jorge luis freitas
Particular - há 8 anos

Marcelo, acho que a instalacao aqui é monofasica. a tensão é 127 e o chuveiro é 127 tbm. A fiação ainda não ta ligada na rede geral, o quadro ta montado mas ainda ta ligado no gato. O chuveiro tbm ainda não ta conectado a sua fiacao. ( lembrando que a fiação do chuveiro corre em um conduite separado por fora da casa, de 6mm). E aí, algo a acrescentar?

Jorge luis freitas
Particular - há 8 anos

Marcos, moro em salvador, e a concessionária daqui é a COELBA. Quanto ao chuveiro, é da marca hidra (acho que essa marca é da Deca), e tem 5.500 watts. Na caixa dele, vem dizendo pra utilizar um disjuntor de 40 em uma afiação de 6mm. O que VC acha? E no caso, se eu for substituir o disjuntor de 32 amp do chuveiro , por um de 40 AMP, vai ficar dois disjuntores de 40 dentro do quadro de distribuição. Teria alguma relevância isso?

Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 8 anos

Vamos por partes, na iluminação não deveria ter utilizado fiação de 2,5 mm e sim de 1,5 mm, um gasto de material desnecessário. O disjuntor de entrada pode ter o mesmo valor do disjuntor de entrada de seu quadro de força. Não mencionou se o sistema de entrada em sua residência é bifásico, se assim for, ou seja, seu chuveiro for 220V, o disjuntor que deve utilizar é um Classe B de 32A com cabos de 6 mm que suportam correntes de até 36A. Aconselho a manter esta configuração para que você possa trocar este chuveiro para um de maior potência no futuro. Sobre os disjuntores de entrada, é necessário fazer os cálculos para verificar a potência total de demanda, mas caso não pretenda utilizar mais que um chuveiro, um aparelho micro-ondas e uma máquina de lavar roupas, aconselho um disjuntor de entrada de no mínimo 50 A, mas o ideal seria efetuar os cálculos do projeto, uma vez que a instalação pode conter um agrupamento de cabos excessivo em conduítes, o que elevaria as correntes dos circuitos, ok.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região