Qual a melhor solução para esta fundação?

Boa noite, estou com a seguinte questão para resolver:

Um bloco de coroamento com 3 estacas escavadas de 50 cm de diametro cada, recebe um pilar de 20x20 com carga de 500 KN, a profundidade do projeto é de 12 metros. As duas primeiras estacas foram escavadas a 12 metros e concretadas, mais ao escavar a ultima estaca o equipamento só conseguiu perfurar até 12 metros. Qual a melhor solução para esta fundação?

Qual a melhor solução para esta fundação?

Boa noite, estou com a seguinte questão para resolver:

Um bloco de coroamento com 3 estacas escavadas de 50 cm de diametro cada, recebe um pilar de 20x20 com carga de 500 KN, a profundidade do projeto é de 12 metros. As duas primeiras estacas foram escavadas a 12 metros e concretadas, mais ao escavar a ultima estaca o equipamento só conseguiu perfurar até 12 metros. Qual a melhor solução para esta fundação?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Verifique a sondagem.... mas deverá conseguir fazer uma estaca auxiliar...

A disposição;

Samuel Silva
Construcoes e empreendimentos( efrahim) (Contagem, Minas Gerais) Construcoes e empreendimentos( efrahim) - há 6 anos

Boa tarde!

Analisando sua pergunta ,suas tres estacas chegaram a 12 metros ,de acordo com o projeto!

-de acordo com sua pegunta não vejo razão para a mesma ,a nao ser que a tenha feita com equívuco

Já tive situações em que não conseguir perfurar a metragem pedida pelo projeto,tive que alargar a perfuracao e alimentar os blocos.

Mas isso depende do terreno,não é recomendado para padrão.

O certo é verificar a sondagem do solo,para saber qual decisão tomar.

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa tarde!

A melhor fundação a ser aplicada é balizada a partir do dimensionamento que tem como base a carga demandada e a resistência do terreno, adquirida a partir da sondagem. Se a fundação em questão foi elaborada desta forma, então teoricamente a mesma foi dimensiona da para ser assim... As estacas são de 12 metros porque foi dimensionada para ter 12 metros ou tem 12 metros porque o equipamento só vai até 12 metros?

Somente quem vai poder lhe esclarecer isso é quem fez o projeto.

Um abraço!

Responder
Engenharia
Particular - há 6 anos

Olá Felipe,

A melhor solução é entrar em contato com o responsável técnico que realizou o projeto para verificar se a profundidade atende as cargas de projeto ou será necessário a execução de mais uma estaca.

À disposição ,

EC ENGENHARIA

Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Procure um consultor p visitar o local

Responder
Samuel Silva
Construcoes e empreendimentos( efrahim) (Contagem, Minas Gerais) Construcoes e empreendimentos( efrahim) - há 6 anos

Boa tarde!

Analisando sua pergunta ,suas torres estacas chegaram a 12 metros ,de acordo com o projeto!

-de acordo com sua pegunta não vejo razão para a mesma ,a no ser que a tenha feita com equívoco.

Já tive situações em que não conseguir perfurar a metragem pedida pelo projeto,tive que alargar a perfuracao e alimentar os blocos.

Mas isso depende do terreno,não é recomendado para padrão.

O certo é verificar a sondagem do solo,para saber qual decisão tomar.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região