Por que a laje esta estalando?

Boa noite já tem 2 anos que bati a laje em cima da casa da minha mãe e a laje não para de estalar de dia e anoite Não a rachaduras grandes no local .. Mais minha grande dúvida e se uma laje pode cair sem da uns grandes sinal como rachaduras etc....obrigado

Por que a laje esta estalando?

Boa noite já tem 2 anos que bati a laje em cima da casa da minha mãe e a laje não para de estalar de dia e anoite Não a rachaduras grandes no local .. Mais minha grande dúvida e se uma laje pode cair sem da uns grandes sinal como rachaduras etc....obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Alex
Particular - há 5 anos

Olha ai

5 fotos
Alex
Particular - há 5 anos

Minha lage tambem da uns estalos, porem não apresenta nenhum tipo de rachadura, e é uma casa pequena de 44 metros quadrados 4 x 11. Geralmente os estalos acontecem mais na sala.onde tem um vão maior 4x4.36 . seria necessario fazer um reforço na lage na sala.

Vou deixar fotos da casa pra verem e avaliarem pra ver se conseguem me orientar.

Alex
Particular - há 5 anos

Minha lage tambem da uns estalos, porem não apresenta nenhum tipo de rachadura, e é uma casa pequena de 44 metros quadrados 4 x 11. Geralmente os estalos acontecem mais na sala.onde tem um vão maior 4x4.36 . seria necessario fazer um reforço na lage na sala.

Vou deixar fotos da casa pra verem e avaliarem pra ver se conseguem me orientar.

Particular - há 5 anos

R: Somente uma visita técnica de um engenheiro para dar a patologia adequada a seu problema

A disposição;

VALOREN Avaliações, Perícias e Consultoria

Se a laje estiver recebendo carga ( peso de materiais, caixa dagua, etc...), e não foi dimensionada para tal, pode haver ruptura, sem muitos avisos. O que tem sobre a laje? Que tipo de laje fez ( concreto, modular, mista com vigotas?..)

Responder
Joao luis  mello da silva venardos

Outro aspecto a observar é que estamos falando de uma laje exposta a variações de temperatura e isso provoca movimentos de dilatação e contração. Observe a linha Divisória entre laje e paredes onde podem estar se deslocando os elementos e o atrito poderá também provocar esses estalidos, melhor percebidos durante as horas de menor ruído de fundo.

Fique atento a rachaduras e consulte um profissional para verificar localmente o que está acontecendo.

Responder
Tiago Monteiro
Tiago Monteiro Engenharia (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Tiago Monteiro Engenharia - há 6 anos

Davidson, existem situações no dimensionamento de vigas e lajes, quando mal feitas, onde há um rompimento brusco na estrutura. É o que chamamos, na linguagem técnica, de Domínio 4 de Deformações. Nesse caso, a armadura não entra em escoamento (não alonga-se), e há uma ruptura brusca do concreto. Normalmente vigas e lajes são dimensionadas para que haja uma grande deformação antes da ruptura, dando uma espécie de "aviso prévio". Toda a estrutura trabalha depois de retirado o escoramento, mas no caso de se ouvir estalos, deve-se soar o alerta e contatar com um engenheiro.