Por que a laje esta estalando?

Olá Boa noite me chamo Davidson ha 2 anos bati uma laje de esopor por cima da casa da minha mãe e a laje esta exposta à sol e chuva e ela fica estalando de dia e a noite não a grandes frisuras na casa mais mesmo assim fico preocupado se pode vim a acontecer algo mais grave ...Quais seria os sinais que a algo errado na estrutura?

Por que a laje esta estalando?

Olá Boa noite me chamo Davidson ha 2 anos bati uma laje de esopor por cima da casa da minha mãe e a laje esta exposta à sol e chuva e ela fica estalando de dia e a noite não a grandes frisuras na casa mais mesmo assim fico preocupado se pode vim a acontecer algo mais grave ...Quais seria os sinais que a algo errado na estrutura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Estranho isso acontecer depois de 2 anos da execução; O ideal é uma visita técnica de um engenheiro, pois pode estar acontecendo recalque imperceptivo, mas que deve sim se preocupar;

A disposição;

Igor Alexandre Garcia Casanova

Bom Dia, Laje estalando e movimentação, estrutura ativa e não passiva. Fundação incoerente ai sempre movimenta. É necessário fazer uma avaliação mais detalhada para determinar as causas e corrigir para não acontecer algo pior. Obrigado por sua pergunta. Fico a sua disposição.

Responder
Beny Coelho
Amoras Coelho - Arquitetos Associados (Campinas, São Paulo) Amoras Coelho - Arquitetos Associados - há 5 anos

Bom dia, a laje ao ser feita tem um tempo de cura, onde o concreto seca "lentamente" até atingir seu ponto de dureza ideal, ao longo deste processo que pode levar uns 28 dias, é muito importante estar atento as condições de clima. A laje sofre muitos processos químicos neste tempo, libera mais calor que o normal, então é importante sempre molhar a laje para evitar que o processo se acelere e provoque trincas, o que poderá causar problemas de infiltrações na casa. Os estalos podem ser da estrutura trabalhando por receber insolação direta, mas também pode ser algo bem mais grave como falta de apoios corretos, excesso do vão, espessura inadequada, entre outros. Posso garantir que estalo não é bom sinal. Recomendo a contratação de um engenheiro ou arquiteto urgente.