Como posso solicitar o direito de posso de um terreno?

Boa noite? Gostaria de saber uma dúvida há 5 anos tomo conta de um terreno que pertence a prefeitura, e eles nunca vem no local averiguar. E como se fosse uma área verde. Agora tem um condomínio querendo se apossar. Minha pergunta é. Tem como eu ter direito a esse terreno.

Como posso solicitar o direito de posso de um terreno?

Boa noite? Gostaria de saber uma dúvida há 5 anos tomo conta de um terreno que pertence a prefeitura, e eles nunca vem no local averiguar. E como se fosse uma área verde. Agora tem um condomínio querendo se apossar. Minha pergunta é. Tem como eu ter direito a esse terreno.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 2
Lucas Francisco de Carvalho Coelho
Particular - há 6 anos

Boa tarde.

Parece simples mas não é. Os processos de usucapião normalmente não podem ser impetrados, ou apresentados à justiça, sobre bens públicos.

Existe uma prerrogativa na Lei que garante ao órgão público o direito de posse sobre um imóvel, ainda que este não esteja cumprindo o direito público, também previsto em lei, de função social da terra.

A ideia é simples: se o bem é público, de quem ele é? Teu, meu, nosso! Então, não faz sentido o apossamento de um bem que seja patrimônio coletivo.

Porém, o mais adequado é uma análise aproximada de cada caso. Procure um advogado de confiança e exponha a situação.

Atenciosamente.

Particular - há 6 anos

R: Procure um advogado para fazer o processo de uso capião.. ele te pedira os documentos necessarios;

A disposição;

Leo Manuel estacio marques

Vc teu que busca na prefeitura a solicitar a direito de posse e compova com documento este direito comprovar que vc morra este tempo todo (contas que vc luz telefone é bom arrumar um declaração na associação dos moradores do bairro para vc paga IPTU do terreno,

Responder
Joaquim Francisco
Kim Reformas E Construção (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Kim Reformas E Construção - há 6 anos

Boa tarde simples pegue 2 comprovantes de residência a esquerda e a direita do terreno leve ao cartório reconheça firma dos mesmos faça uma declaração do tote informando número da posse e metros quadrados ate o servidão leveo ate a prefeitura e lance um documento de uso campeão

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região