Qual a melhor opção para não selar viga de telhado?

Boa noite. Estou fazendo um telhado de 5.6x3m com telha portuguesa, o vão é de 5,60m. Os caibros de 5x5 a cada 50 cm e presos na parede e apoiados em duas vigas, uma de 2,40 e outra de 3,20 de 18x5. A madeira, segundo a loja, é maçaranduba, fico até em dúvida. O caibros selaram, como solução é passar também uma viga de apoio no meio do telhado. No caso, não terá coluna de apoio e assim tem que vencer um vão de 5,60m. O pedreiro indicou usar uma de 20x6cm, mas tenho receio de selar também, principalmente porque a qualidade da madeira é duvidosa. Qual uma medida mais segura pra não selar nessa situação? Agradeço a ajuda.

Qual a melhor opção para não selar viga de telhado?

Boa noite. Estou fazendo um telhado de 5.6x3m com telha portuguesa, o vão é de 5,60m. Os caibros de 5x5 a cada 50 cm e presos na parede e apoiados em duas vigas, uma de 2,40 e outra de 3,20 de 18x5. A madeira, segundo a loja, é maçaranduba, fico até em dúvida. O caibros selaram, como solução é passar também uma viga de apoio no meio do telhado. No caso, não terá coluna de apoio e assim tem que vencer um vão de 5,60m. O pedreiro indicou usar uma de 20x6cm, mas tenho receio de selar também, principalmente porque a qualidade da madeira é duvidosa. Qual uma medida mais segura pra não selar nessa situação? Agradeço a ajuda.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Paulo Cesar
Edificando Churrasqueiras (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Edificando Churrasqueiras - há 2 anos

boa noite, é simples : use uma prancha de (40cmx 6cm) com 5,60m inteira , pois pelo que entendi vc está emendando as vigas de 2,4 +3,20=5,60m , gambiarra mata , no seu caso ai são 700 kg de telhas ,procure um telhadista que é melhor.

Responder
Gilberto fernandes dos santos

Oi Marlon bom dia ????

Então as vigas de madeira segue um possível padrão mais lógico aí se leva a distância entre vão mas também são usadas as madeiras que emcorpe o telhado deixando com uma cara mais atraente

Básico de distância para ponto de apoio por medidas

Ex. Caibro de 5x5 máximo de 1.50 de distância

Caibros de 7x5 distância de máximo de 2.00 metros

Vão de 2.50 viga de 11

Vão de 3.00 viga de de 16

Para viga de apoio onde coloca os caibros vão de 2 metros até 2.50 viga de 16

Vão de 3 metros viga de 20

Vão de 4 metros viga de 25

Vão de 5 metros viga de 30

Acima desta medida somente com a implantação de tesoura de travamento ok

Espero te ajudado aí com está informações ok obrigado a g& gconstruções agradeçe...