Dúvida estrutura casa terrea

Construí uma casa térrea (sítio) e estou com duas dúvidas quanto a estrutura do imóvel:

1ª dúvida: No interior da casa, existem quatro pilares para uma área interna construída de 200m2. Apesar da casa está toda com cintas de amarração, tenho receio de ser uma quantidade pouca de pilares. É suficiente esta quantidade para uma casa térrea dessas dimensões? Veja anexos da distribuição das colunas..

2ª dúvida: Na entrada da casa existem duas salas, totalizando 50m2. Nela existem duas vigas de 20x10 ferro 3/8 para vencer um vão de 6m. Estas duas vigas estão próximas (1 metro e meio) entre o corredor e a porta da frente. Tratando-se de uma casa térrea, estas vigas para vencer vão são suficientes?

Características da construção:

Área construída: 296m2 (200m2 interior casa e 96m2 garagem)

Laje: Isopor

Telhado: Embutido (Telha Galvalume)

Dúvida estrutura casa terrea

Construí uma casa térrea (sítio) e estou com duas dúvidas quanto a estrutura do imóvel:

1ª dúvida: No interior da casa, existem quatro pilares para uma área interna construída de 200m2. Apesar da casa está toda com cintas de amarração, tenho receio de ser uma quantidade pouca de pilares. É suficiente esta quantidade para uma casa térrea dessas dimensões? Veja anexos da distribuição das colunas..

2ª dúvida: Na entrada da casa existem duas salas, totalizando 50m2. Nela existem duas vigas de 20x10 ferro 3/8 para vencer um vão de 6m. Estas duas vigas estão próximas (1 metro e meio) entre o corredor e a porta da frente. Tratando-se de uma casa térrea, estas vigas para vencer vão são suficientes?

Características da construção:

Área construída: 296m2 (200m2 interior casa e 96m2 garagem)

Laje: Isopor

Telhado: Embutido (Telha Galvalume)

6 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Bruno  Mingardi
GeoBr Engenheiros Consultores (Belo Horizonte, Minas Gerais) GeoBr Engenheiros Consultores - há 7 anos

Olá Ariadna,

No seu caso não tem como gerar uma solução apropriada, casas construídas sem projeto estrutural podem causar sérios problemas estruturais pois as fundações são de suma importância e de nada adianta bons pilares, boas vigas. Conviver com trincas e fissuras mofando armários, guarda roupas e deixando a estética da casa feia é sempre um problemão. Um abraço!

Responder
Alberto
Asc Engenharia E Construções (Campo Grande, Mato Grosso do Sul) Asc Engenharia E Construções - há 7 anos

Ariadna, você poderia mostrar como as lajes estão distribuídas? Aparentemente está havendo uma sobrecarga no pilar interno que liga os dois quartos, qual a dimensão dele?

Vigas de 10x20 são muito pequenas, sequer estão dentro da norma NBR 6118:2014. Dificilmente a estrutura cederá, mas possivelmente haverá deformação excessiva e talvez fissuras na mesma.

Responder
Ariadna
Particular - há 7 anos

Obrigado pela atenção e orientação Alberto! Anexei algumas fotos que eu tenho da laje da época em que estavam sendo realizada a sua construção em julho de 2013. Ela foi realizada com cimento usinado 20m3 FCK 18MPA, com treliças e EPC. A dimensão do pilar interno entre os quartos é o mesmo das demais colunas e pilares, 10x20 4 ferros 3/8, conforme foto anexa. O que eu poderia fazer para eu solucionar esse possível problema de sobrecarga? E quanto as duas vigas para vencer vão na sala, se eu colocar um pilar no meio de cada uma delas solucionaria o problema?