É obrigatório usar bloco de concreto estrutural no 1º andar?

olá irei construir 3 pavimentos no meu terreno, é Obrigatório usar bloco de concreto estrutural no 1º andar, ou posso utilizar o tijolo convencional de 6 furos.

É obrigatório usar bloco de concreto estrutural no 1º andar?

olá irei construir 3 pavimentos no meu terreno, é Obrigatório usar bloco de concreto estrutural no 1º andar, ou posso utilizar o tijolo convencional de 6 furos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

59 Respostas

Respostas úteis 2
Danilo Berto
Cenis (Santo André, São Paulo) Cenis - há 4 anos

Bom dia Claudine! Não necessariamente, a menos que seu projeto não inclua pilares e vigas estruturais para esse pavimento e as cargas previstas estejam dimensionadas a partir de um projeto de alvenaria estrutural, lembrando que a alvenaria estrutural tem vantagens como acabamento e produção e desvantagens como peso específico e a não possível mudança de layout. Para vedação simples existem diversos materiais de baixo peso específico que diminuem as dimensões das estruturas

Responder
ALEX DE OLIVEIRA ALVES
Alex Consultoria em Reformas (Francisco Morato, São Paulo) Alex Consultoria em Reformas - há 4 anos

ola, tudo bem, bloco, tijolos ou qualquer outro tipo de material é apenas fechamento de vãos, oque realmente importa na sua obra é respeitar o projeto estrutural com bases, gaiolas, vigas e colunas, é isso que te dará o resultado esperado para a estrutura que quer construir.

Responder
MK OBRAS E ESQUADRIAS
Particular - há 4 anos

Bom dia!

Não é obrigatório, quem define que tipo de material será usado é o Engenheiro de calculo estrutural, caso não tenha o projeto estrutural, contrate um engenheiro já com experiência, seu risco vai diminuir e provavelmente seu custo na obra.

Lembrando que a mão de obra também tem que ser qualificada tanto no quesito execução quanto na leitura técnica para conseguir identificar corretamente seu projeto.

FV Obras

Marcelo Cunha Leme
Leme Engenharia Construções E Gerenciamento De Obras (Itatiba, São Paulo) Leme Engenharia Construções E Gerenciamento De Obras - há 4 anos

Depende do projeto estrutural que será realizado a obra, para projeto em alvenaria estrutural será determinado os blocos que serão utilizado em cada andar com suas resistência característica correta, em caso de projeto estrutural em concreto armado pode-se usar somente os blocos de vedação.

Responder
José Maria
Construtor José Maria (Porangaba, São Paulo) Construtor José Maria - há 4 anos

fala Claudinei belezinha olha só meu amigo se você optou por fazer uma construtura com bloco estrutural isso quer dizer que você tem bala na agulha usando ou não o bloco você não vai poder fugir do projeto cabe você saber escolher o pedreiro não pelo presso mas pela competente você não pode pega um pedreiro que nem sabe da orçamento e querer um trabalho de qualidade bom fim de semana e boa sorte

Responder
Angela Maria L Silva L. Silva
Anjos Da Construção (Bauru, São Paulo) Anjos Da Construção - há 4 anos

Olá,bom dia

O fato é que se você for fazer a construção em blocos,ele deve ser estrutural nas paredes onde irá receber cargas pontuais,e de vedação as que receberão menos esforços,,conforme projeto e obedecer dimensões,não arrisque a segurança de sua obra,

Responder
Particular - há 4 anos

R: Se for construir em sistema convencional, com pilares e colunas, as alvenarias são apenas elementos de vedação; agora se for fazer em alvenaria estrutural, deverá ser adequada aos vãos e as cargas... todos os pavimentos; outra opção são as estruturas metálicas....

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Gilberto Fernandes Da Costa
Particular - há 4 anos

Primeiro passo para fazer uma obra. Contratar um engenheiro ou arquiteto para fazer o calculo estrutural e a documentação de acordo a lei vigente de cada município em que vai ser feito a obra.Com certeza absoluta ele te dirá qual é o tipo de material mais adequado para sua obra. Tudo depende para qual finalidade a que se destina a parte debaixo .Ex:se for uma academia de musculação em que vai muito peso com ferro de Alterofilismo, talvez ate precise de um reforço neste sentido que mesmo assim dependendo da estruturação não há necessidade .Então vc pode fechar com qualquer tibo de blocos ok?

Eraldo de Jesus Oliveira
Baldrame Prestação De Serviços (Apiaí, São Paulo) Baldrame Prestação De Serviços - há 4 anos

Olá Claudinei respeitando as normas técnicas do projeto da construção civil, sobre as vigas baldrame sapata ,e colunas , fechamento depende o que quer usar bloco estrutural, tijolos cerâmico nada implica e interfere na estrutura do prédio.

Responder
Danilo Ortolan Filho

Olá Claudinei,

Para melhor responder a sua duvida, seria necessário maiores informações sobre o que você quer construir, qual o seu _Programa de Necessidades, ex: tamanho do terreno, tamanho da construção, com estas informações é possível definir qual modelo de construção a seguir, considerando o melhor custo para você. Normalmente sem conhecer estes dados, eu te indicaria optar por construção convencional: fundação, baldrames, pilares (colunas) e vigas. Neste caso os "vedos" poderão ser feitos com alvenarias de blocos cerâmicos tipo baianinho ou o baianão, tijolos comum de barro também pode, mas fica mais caro a sua execução. Outra opção é blocos de concreto comum.

O que você precisa fazer primeiro é um Estudo Preliminar do Projeto Arquitetônico das suas necessidades, considerando a lei de zoneamento do seu terreno, com isto em mãos, é possível te orientar sobre qual é a melhor opção para definição do arcabouço estrutural. Levando também em consideração a opção de bloco estrutural, que é mais restritível quanto a futuras alterações/modificações, tais como: abertura de vãos, remoção de paredes, etc.

Responder
Vra Casas
Vra Casas (Atibaia, São Paulo) Vra Casas - há 4 anos

Isso depende se você planeja utilizar pilares e colunas ,ou no sistema de graute. Já construimos prédios somente no bloco cerâmico mas tem um detale que temos que levar em consideração é o espaço dos cômodos , Lajes grandes tenden a forçar a parede na horizontal ,já tivemos engenheiro que projetou até a laje separada da parede no caso de não haver colunas . Por isso eu procuraria um engenheiro para ver todas as variáveis .boa sorte

3 fotos
Responder
William Martins
William Martins Engenharia Ltda. (Caraguatatuba, São Paulo) William Martins Engenharia Ltda. - há 4 anos

Caro Claudinei, a utilização do bloco estrutural é bem específico, como seu próprio nome esclarece é para fins estruturais, em geral mais pesados que os de vedação, porém sua utilização requer um estudo das estruturas, principalmente a base de apoio dessas paredes de bloco estrutural, elas são para receber as cargas depositadas em cima delas é transferem as mesmas para as estruturas abaixo. Para mais informações consulte um especialista.

Responder
Adilson
Gav Engenharia Projetos E Construções Ltda (Itupeva, São Paulo) Gav Engenharia Projetos E Construções Ltda - há 4 anos

Depende que tipo de estrutura será definida para a construção (estrutura convencional de concreto armado, metálica, alvenaria auto portante, etc). O melhor é executar projeto estrutural. Ficamos à disposição.

Responder
PATRICIA DEL CASALE
Ortometria Engenharia (Osasco, São Paulo) Ortometria Engenharia - há 4 anos

Bom dia Claudinei, o bloco estrutural é utilizado em construções que optem em em realizar sua edificação com alvenaria estrutural, excluindo o método convencional, que é utilizar vigas+pilares+laje de estrutura e os blocos apenas para fechamento. Na alvenaria estrutural utilizamos os blocos de concreto como estrutura, sendo necessário um profissional projetar a resistência do bloco a ser utilizado, a quantidade de aço nos pontos de graute e também resistência do concreto. Geralmente nos primeiros pavimentos onde a carga é maior, a resistência dos blocos é maior também e diâmetro do aço mais espesso. Eu particularmente prefiro realizar obras assim. A desvantagem é que não se pode realizar cortes na alvenaria estrutural, visto que ela é utilizada como estrutura, devendo se atentar a distribuição da tubulação de elétrica juntamento com os pontos de graute.

Espero ter ajudado!

Eng. Patrícia Pereira Del Casale

Responder
Djalma Elias Cardozo
Dj Construção/reformas E Adaptações (Barueri, São Paulo) Dj Construção/reformas E Adaptações - há 4 anos

Bom dia Claudinei você pode usar o material de vedação que você achar melhor(bloco estrutural, tijolo, bloco de cimento comum, placa cimentícia) porem é necessário seguir o projeto que foi elaborado para sua construção

Responder
Marcelo Ferreira Almeida
Engenheiro Civil (Guarulhos, São Paulo) Engenheiro Civil - há 4 anos

Prezado Claudinei,

Conforme respostas dos colegas, isso depende da solução construtiva aplicada.

Se no caso você esteja construindo no sistema estrutural "pilar-viga-laje", pode-se utilizar qualquer tipo de bloco para sua alvenaria, levando em consideração que as paredes terão função somente de fechamento/vedação.

Att. Eng Marcelo F.A.

Conte com a Remar Técnica l Arquitetura e Engenharia

Responder
Ari
Mm Assessoria (Santana de Parnaíba, São Paulo) Mm Assessoria - há 4 anos

Bom dia. É extremamente importante você saber quais os esforços que o terreno suporta. E você saberá isso através de uma sondagem. Após a sondagem, é possível definir uma estrutura adequada para seu projeto. Os blocos estruturais são caros e pesados. Provavelmente não serão os mais adequados para o tipo de projeto que você descreveu.

Responder
Delvan A Nascimento
Eng-arte Impermeabilização E Esquadrias De Pvc (Caraguatatuba, São Paulo) Eng-arte Impermeabilização E Esquadrias De Pvc - há 4 anos

Bom dia Claudinei, não é necessário vc usar o bloco estrutural no Pav. Térreo, uma obra c/ 03 Pav. te aconselho a fazer um Cálculo Estrutural, vai economizar e vc estará seguro pq o Profissional Engº e Arqº são aptos para esses serviços, e ai o fechamento fica a seu critério, mas sempre consulta o Profissional p/ orientá-lo.

Responder
Estefano Barbosa
Estefano Barbosa (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Estefano Barbosa - há 4 anos

Isso vai depender do projeto.

Vc pode utilizar qualquer material para fazer o fechamento de paredes, desde que a estrutura (sapatas, baldrames, colunas, vigas) esteja projetada para suportar o peso total da obra. Blocos estruturais são utilizados para minimizar a despesa com colunas. Mas é necessário considerar vários fatores como, por exemplo: uma vez a obra acabada, na hipótese de uma reforma que visa otimizar o espaço de alguma forma, jamais poderá retirar uma parede com função estrutural sem que se faça os reforços adequadas, demandando muito mais despesas do que normalmente se fosse uma simples parede de fechamento ou divisória.

Responder
Lazaro Ferreira de Araujo
Lazinconstrutor (Taubaté, São Paulo) Lazinconstrutor - há 4 anos

Olha não podemos dar qualquer opinião a respeito do material a ser usado em determinada obra sem que tenhamos acesso ao projeto. estas perguntas eu faço ao meu cliente quando eu vou fazer o projeto , por ex: digamos que o proprietário da obra já tenha comprado tijolo baiano para sua construção , ai sim eu vou fazer o projeto com toda sua estrutura para receber o fechamento das paredes com tijolo baiano , ou seja quem faz o projeto fornece junto um memorial descritivo contendo quantidades e tipos de materiais.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região