Alguém pode me esclarecer dúvida nos fios de instalação de chuveiro?

Pessoal, bom dia!

Me mudei há um tempo para o novo apartamento, que já possuía instalação e chuveiro funcionando. Porém, com mais ou menos 1 ano e meio de uso, o chuveiro queimou e resolvi trocar. Ao verificar a instalação elétrica do chuveiro, me deparei com essa imagem.

Quem fez a instalação elétrica dobrou o condutor verde e o conectou assim mesmo. Não sei se ele é o neutro ou o terra. De toda forma, nunca tinha visto isso. Posso continuar usando dessa forma com o novo chuveiro ou vcs recomendam que eu faça algo?

Desde já, obrigado.

Alguém pode me esclarecer dúvida nos fios de instalação de chuveiro?

Pessoal, bom dia!

Me mudei há um tempo para o novo apartamento, que já possuía instalação e chuveiro funcionando. Porém, com mais ou menos 1 ano e meio de uso, o chuveiro queimou e resolvi trocar. Ao verificar a instalação elétrica do chuveiro, me deparei com essa imagem.

Quem fez a instalação elétrica dobrou o condutor verde e o conectou assim mesmo. Não sei se ele é o neutro ou o terra. De toda forma, nunca tinha visto isso. Posso continuar usando dessa forma com o novo chuveiro ou vcs recomendam que eu faça algo?

Desde já, obrigado.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 4
BRCPROJCON Eng. Civil Irenaldo Rodrigues

Por norma está tomada não existe, porém não vejo problemas no uso, a ligação é ligado direto na fiação do chuveiro, sobre o terra, evitasse corta fiação, então está conectado em outro circuito, por isso está dessa forma. Está certo do jeito que foi ligado, apenas confirmar se esse terra está funcionando corretamente conforme norma.

Responder
Particular - há 3 anos

R: O fio verde é o aterramento e ele faz o aterremento dessa tomada e esta interligado a outro circuito... não tem nenhum problema...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

M.I - AR CONDICIONADO E REFRIGERAÇÃO (HVAC)

só uma verificação presencial para 100% de certeza, porém se for o terra não tem problema algum, pois está ligado no borne correto; sobre a "dobra", o fio deve esta em paralelo com outra toma, ou seja, utilizando o mesmo aterramento

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região