Dúvida rede elétrica apartamento

Moro no RJ. O prédio é antigo. Quero instalar ar split 220v. Dúvida: sempre é possível fazer o aumento de carga para o apto. ou tem prédio que não tem 220v? Teria que o sindico pedir para a Light levar este tipo de energia para o prédio e só depois eu pedir o aumento de carga? Ou seria possível fazer direto o aumento de carga?

Dúvida rede elétrica apartamento

Moro no RJ. O prédio é antigo. Quero instalar ar split 220v. Dúvida: sempre é possível fazer o aumento de carga para o apto. ou tem prédio que não tem 220v? Teria que o sindico pedir para a Light levar este tipo de energia para o prédio e só depois eu pedir o aumento de carga? Ou seria possível fazer direto o aumento de carga?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Iproax
Iproax (Salto, São Paulo) Iproax - há 8 anos

Alvaro, é muito comum os prédios não dispor de carga suficiente para mais demanda, no seu caso um ar condicionado.

O sindico do seu prédio deve se informar se foi ou não previsto a instalação de ar condicionado em cada uma das unidades do seu prédio.

Caso o seu prédio não tenha capacidade para instalação, deve ser feito um estudo para saber qual a solução mais apropriada.

Se o transformador da rua já estiver na capacidade máxima (300KVA), não será possível a concessionaria aumentar, sendo necessário uma cabine primária para seu prédio. Mais dúvidas entre em contato.

Responder
Marcelo Lopez
Eletricidade Consciente (Santo André, São Paulo) Eletricidade Consciente - há 8 anos

Sr. Alvaro, apenas colocando um adendo na resposta do Sr. Jean Michel que por sua vez já é bastante informativa, verifique se a entrada de seu prédio já não existe um sistema bifásico ou mesmo trifásico, havendo tal possibilidade solicite a presença de um profissional para verificar a viabilidade da instalação.

Responder
Ricardo Mendonça
Particular - há 8 anos

Ola , represento a JPL engenharia eletrica e construcoes ,prezado, resumindo a sua pergunta: Sim. Porém terá que abrir um estudo junto à concessionária fornecedora de energia que irá apontar a fo4ma de execução, seja somente para sua unidade ou reforma.

Ricardo

Domingos Cássio de Lima Rosa
KR Instalações e Manutenção Elétrica (Osasco, São Paulo) KR Instalações e Manutenção Elétrica - há 8 anos

Olá sr Alvaro bom dia. Creio que não haverá necessidade para tal medida levando em conta apenas um ou dois ar dessa modalidade. Até pq esses aparelhos modernos tem amperagens baixas. Acréscimo de carga só é necessário quando o sistema atual não é suficiente. Exemplo monofásico pra bifásico ou bifásico pra trifásico. Espero ter ajudado

Responder
Piter Araújo

Olá seu Alvaro.

bom primeiro pode pedir para o eletricista confirmar se o seu quadro realmente é monofásico, vista que nos prédios antigos aqui no rio de janeiro muitos chegam trifásico no prédio e nos apartamentos só chega monofásico. se for este o caso, só é necessário passar uma nova linha até seu apartamento, tem a opção de usar transformador próprio para refrigeração no ar split, basta saber se a rede vai suportar o aumento da carga energética. se nada disso for possivel ai sim indico todo o trabalho dito pelo nosso parceiro Jean.

Responder
Jean Michel / Jorge
Particular - há 8 anos

Olá Alvaro, meu nome é Jean Michel, represento a empresa JADA Elétrica e Serviços, respondendo sua pergunta, sim é possível o senhor requerer o aumento de carga direto pela concessionária de energia elétrica local, seja Light ou Ampla, porém o senhor terá que ver se a demanda do prédio suporta tal mudança, ai terar que ver com o síndico, para ver com a concessionária se a demanda suportaria. Caso a resposta da concessionária for sim, o senhor terá que chamar um profissional habilitado com crea ou engenheiro elétrico, para fazer o preenchimento do formulário de aumento de carga, da ART (análise de responsabilidade técnica) do CREA, e realizada a montagem de novo padrão trifásico. Visto tudo isso, ver se a instalação elétrica de seu apartamento suportará a nova instalação do split. Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estamos as ordens.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região