Dúvida sobre construção (regularização prefeitura)

Boa tarde, tenho planos para duas casas geminada dentro de um terreno de 10x25. Ficaria 5x25 de terreno para cada lado, onde seria dois sobrados de 90mts cada, no caso minha duvida é sobre um tal "recuo" de 1, 5 metros nas laterias de cada projeto. Isto procede em londrina-Pr onde eu teria algum problema com a prefeitura se n deixar os recuos? uma possibilidade que vi o de não ter janelas nas laterais, somente frente e fundo isto seria possivel sem restrições da prefeitura? deixei dois anexos com uma planta que me interesso bastante, porém no caso não teria janelas nas laterais, onde o recuo de 1, 5 n existiria tbm. Desde ja agradeço pela atenção, fico no aguardo.

Dúvida sobre construção (regularização prefeitura)

Boa tarde, tenho planos para duas casas geminada dentro de um terreno de 10x25. Ficaria 5x25 de terreno para cada lado, onde seria dois sobrados de 90mts cada, no caso minha duvida é sobre um tal "recuo" de 1, 5 metros nas laterias de cada projeto. Isto procede em londrina-Pr onde eu teria algum problema com a prefeitura se n deixar os recuos? uma possibilidade que vi o de não ter janelas nas laterais, somente frente e fundo isto seria possivel sem restrições da prefeitura? deixei dois anexos com uma planta que me interesso bastante, porém no caso não teria janelas nas laterais, onde o recuo de 1, 5 n existiria tbm. Desde ja agradeço pela atenção, fico no aguardo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 6
Tiago Agnelo da Silva
Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista (Marília, São Paulo) Tiago Agnelo Engenheiro Eletricista - há 9 anos

Olá Diego,

Realmente como já disseram os amigos aqui, o mais indicado é procurar um arquiteto ou engenheiro em sua cidade e tirar essa dúvida junto a prefeitura. Esse recuo de 1,5m lateral também ajuda na hora de executar as instalações elétrica e hidráulica, pense que nesse recuo de 1,5m serão colocados as caixas de inspeção hidráulica, caixa de gordura e passagem para energia elétrica, com isso você não precisará quebrar nada dentro da casa caso necessite fazer uma manutenção elétrica ou hidráulica, acredito que esse recuo vai mais te ajudar do que atrapalhar.

Caso não tenha ainda um projeto elétrico e hidráulico desenvolvido, estou a sua disposição para essa finalidade.

Atenciosamente,

Tiago Agnelo da Silva

Responder
Gilberto Coelho Jr
Concept Engenharia De Projetos E Consultoria (Pinhais, Paraná) Concept Engenharia De Projetos E Consultoria - há 9 anos

Diego, boa tarde.

Procure o departamento de urbanismo na Prefeitura de Londrina. Pergunte sobre o Código de Obras e a consulta para construção do seu terreno. Tenho sede em Pinhais-PR, mas já realizei obras em Londrina, e lembro que neste departamento consegui as informações correspondentes ao terreno e a respectiva região de zoneamento. Aqui em Pinhais, conseguimos fazer as casas sem recuos, conforme descreveu, sendo que temos algumas obrigatoriedades quanto a definir saídas de esgoto e pluviais, bem como entradas de água e energia, individualizadas. Mas a subdivisão fica a seu critério. Se Londrina seguir as diretrizes de Curitiba e Região (conforme é aqui em Pinhais) você pode concluir toda a obra dentro dos parâmetros e após a conclusão você define se averba como condomínio e define frações ideais; ou se subdivide e individualiza os terrenos.

Eng. Civil Gilberto Coelho

Concept Engenharia de Projetos e Consultoria Ltda.

Responder
Igor Guerreiro
Engenharia E Construção (Salvador, Bahia) Engenharia E Construção - há 9 anos

Toda a cidade tem suas regras quando se refere a recuos de terreno para construção, se o seu projeto não atender, com certeza não conseguirá a liberação do seu Alvará. O que talvez você possa fazer é ficar atento às regras de sua cidade e observar se em caso de terrenos com frentes de 5m não se aplica tais regras. Neste caso, sugiro uma divisão do terreno no cartório de Imóveis para você dar entrada como projetos isolados. Boa sorte!

Responder
Sgl Engenharia
Sgl Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Sgl Engenharia - há 9 anos

Olá Diego, aqui em São Paulo, dependendo da região, a Prefeitura já aceita projetos sem o recuo lateral. Caso nenhum engenheiro de sua cidade esclareça a sua dúvida por aqui, aconselho que se dirija a subprefeitura do teu bairro, para conseguir informações mais precisas. abraços e sucesso! Eng. Soraya Gutierrez