É preciso fazer dilatação em concreto?

Em um corredor, medindo 42m de comprimentox1,45m de largura, foi feito concreto em toda extensão, com 5cm de altura, usando cimento de secagem rápida (Holcim) e travado o concreto embaixo do muro e embaixo da parede da casa. Após 1 semana, o Pedreiro voltou e abriu as dilatações a cada 2m, usando a Makita, somente na extensão da largura. Minhas dúvidas são: Primeira: Como foi usado cimento de secagem rápida, as dilatações não deveriam ser abertas após 24 horas e não ter esperado 1 semana como foi feito? Segunda: As dilatações não deveriam ser feitas a cada 2 metros na extensão da largura e em toda extensão do comprimento (meio), justamente para se evitar rachaduras? O Pedreiro disse que hoje, não se faz mais dilatação na extensão do comprimento como se fazia antigamente, mas eu o obriguei a fazer, agi corretamente ou não? Agradeço a quem puder responder as minhas dúvidas.

É preciso fazer dilatação em concreto?

Em um corredor, medindo 42m de comprimentox1,45m de largura, foi feito concreto em toda extensão, com 5cm de altura, usando cimento de secagem rápida (Holcim) e travado o concreto embaixo do muro e embaixo da parede da casa. Após 1 semana, o Pedreiro voltou e abriu as dilatações a cada 2m, usando a Makita, somente na extensão da largura. Minhas dúvidas são: Primeira: Como foi usado cimento de secagem rápida, as dilatações não deveriam ser abertas após 24 horas e não ter esperado 1 semana como foi feito? Segunda: As dilatações não deveriam ser feitas a cada 2 metros na extensão da largura e em toda extensão do comprimento (meio), justamente para se evitar rachaduras? O Pedreiro disse que hoje, não se faz mais dilatação na extensão do comprimento como se fazia antigamente, mas eu o obriguei a fazer, agi corretamente ou não? Agradeço a quem puder responder as minhas dúvidas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

theo ronaldo santiago elo

A junta de dilatação é colocada até 2mts,mais sim pode ser feita em cada 1m na calçada,pois ela serve para segurar trincas,se colocar a cada 2m a trinca será maior,quanto a abertura da junta após 24 há está correto,o concreto está mais fresco e fácil de cortar,além que ele deve sofrer um retraimento durante sua cura podendo trincar,7 dias de mínimo para aplicar outros tipos de piso sobre ele,o correto são 21dias ou conforme especificação do fabricante

Responder
Particular - há 4 anos

R: O ideal é fazer o corte das juntas de dilatação depois de 24 hrs mesmo, e com relação a fazer na extensão grande, não há necessidade se foi colocado isopor nas duas laterais...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de pedreiros na sua região