Disjuntor geral do quadro esquentando muito, o que pode ser?

Dúvida sobre disjuntor geral do quadro esquentando muito

Oi. Recentemente montei um um quadro de disjuntores para operar máquina de mineração. Mas da forma que foi montada para ligar em torno de 10 máquinas, o disjuntor geral está esquentando muito.

Configurações:

* Cabo de aço de 16mm alimentando o quadro de disjuntores

* Disjuntor geral de 70w

* +16 disjuntores duplo de 32w ou 34w ( não me recordo direito ) para cada tomada.

* E saída de fio 2,5mm para cada tomada em 220v.

*** A máquina consome em torno de 15A (máximo).

Eu montei para ligar 17 máquinas, mas ao ligar 9 máquinas o disjuntor geral já está esquentando muito.

Minha dúvida é: O que fazer para não acontecer isso ?

Vou deixar uma imagem da configuração da elétrica da máquina

Disjuntor geral do quadro esquentando muito, o que pode ser?

Dúvida sobre disjuntor geral do quadro esquentando muito

Oi. Recentemente montei um um quadro de disjuntores para operar máquina de mineração. Mas da forma que foi montada para ligar em torno de 10 máquinas, o disjuntor geral está esquentando muito.

Configurações:

* Cabo de aço de 16mm alimentando o quadro de disjuntores

* Disjuntor geral de 70w

* +16 disjuntores duplo de 32w ou 34w ( não me recordo direito ) para cada tomada.

* E saída de fio 2,5mm para cada tomada em 220v.

*** A máquina consome em torno de 15A (máximo).

Eu montei para ligar 17 máquinas, mas ao ligar 9 máquinas o disjuntor geral já está esquentando muito.

Minha dúvida é: O que fazer para não acontecer isso ?

Vou deixar uma imagem da configuração da elétrica da máquina

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 1
Ricardo Batista
Particular - há 4 anos

Boa noite Marcos,

Não apenas o disjuntor, mas terá que trocar os cabos também, possa ser o aquecimento de ambos, o ideal é chamar um técnico eletricista para fazer um levantamento de carga e demanda.

Talvez você tenha problemas com harmônicas também, devido o tipo de equipamento.

MESSIAS PAES
Particular - há 4 anos

A sua industria tem várias máquinas, e sua instalação elétrica deve ser dimensionada por um profissional habilitado. Como Engº eletricista e com as informações disponíveis não tenho elementos para sugerir o que fazer, a não ser procurar um Engenheiro da área. O simples eletricista não terá condição de fazer o dimensionamento correto, ele poderá fazer as instalações, mas com a orientação do profissional.

Marcos Mendes
Particular - há 4 anos

O cabo de alumínio que vem do poster está esquentando bastante.

Eu andei pesquisando e me falaram que para suportar essa quantidade de máquinas, terei de comprar um cabo de alumínio quadruplex de 25mm com disjuntor tripolar geral de 150A.

E uma pergunta: O que é harmônicas ?

Ricardo Batista
Particular - há 4 anos

Qualquer sinal de corrente ou de tensão, cuja forma de onda não seja senoidal, pode provocar danos na instalação elétrica em que está presente e/ou em seus componentes e aparelhos a ela conectados.

Há vários efeitos provocados pelas harmônicas, sendo que alguns podem ser notados visualmente, outros podem ser ouvidos, outros são registrados por medidores de temperatura e ainda há os casos em que se necessitam utilizar equipamentos especiais para detectá-los.

Os principais efeitos observados em instalações e componentes submetidos à presença de harmônicas são: aquecimentos excessivos, disparos de dispositivos de proteção, ressonância, vibrações e acoplamentos, achatamento da forma de onda da tensão, tensão elevada entre neutro e terra, aumento da queda de tensão e do fator de potência da instalação.

Em consequência dos efeitos mencionados, podem haver problemas associados ao funcionamento e desempenho de motores, fios e cabos, capacitores, computadores, transformadores, etc.

Texto retirado da internet (procobre)

Arhat
Casa (Campina Grande, Paraíba) Casa - há 2 anos

Como ficou sua rede amigo? Montei uma rede com fio de 6mm disjuntor de 32A pra uma carga de 4500w mas tá esquentando muito o disjuntor, o fio não, só o disjuntor, coloquei até um gestão de 40A mas continua esquentando. Com contador wifi vi que só dá no máximo 22A então não to entendendo porque tá gerando calor. É devido a potência continua 24/7 ou algo da rede?

Particular - há 4 anos

R: A sobrecarga utilizada é mais do que os dijuntores estão dimensionados... procure sempre por um projeto eletrico e materiais certificados nacionais...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região