Como dividir um terreno no qual tem duas casas?

Moro no terreno com duas casas, frente e fundo, como dividir o terreno? Moro na frente e quero construir um muro separando o quintal, usamos o mesmo portão, no fundo tem um corredor até o fundo para garagem deles. Se eu erguer um muro, vou perder esse corredor para eles do fundo? Ou a parte que tenho que dar posso pegar parte do fundo? Terreno tem a largura de 12,40mt por comprimento de 33,50mt

Como dividir um terreno no qual tem duas casas?

Moro no terreno com duas casas, frente e fundo, como dividir o terreno? Moro na frente e quero construir um muro separando o quintal, usamos o mesmo portão, no fundo tem um corredor até o fundo para garagem deles. Se eu erguer um muro, vou perder esse corredor para eles do fundo? Ou a parte que tenho que dar posso pegar parte do fundo? Terreno tem a largura de 12,40mt por comprimento de 33,50mt

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Heran Porto
Engcon (Petrolina, Pernambuco) Engcon - há 6 anos

Olá Alex, o primeiro passo, é realmente você consultar o Plano Diretor e de Obras da sua cidade, ver as medidas minímas possíveis para um lote residencial, poderá fazer isto indo à Secretaria de Obras da Prefeitura, ou no site desta, caso haja. A segunda etapa consiste no próprio desmembramento, onde o seu lote ou residência deverá ter a escritura, e em algum cartório do tipo, você pedirá a divisão do lote, gerando assim duas novas escrituras, uma para cada lote. Espero ter ajudado.

Responder
Dilma Araujo
Particular - há 6 anos

Tenho um terreno e morro nos fundos ba frente e fo mru cunhado mais ele briga para mandar no corredor eu falo qeu o corredor pertence a casa dos fundos ele tem a entrada dele bs frente indivuduar mais quer nandar ba minha dizendi que as paredes do corredor e dele

Primore Engenharia e Design
Primore Engenharia E Design (Londrina, Paraná) Primore Engenharia E Design - há 7 anos

O primeiro passo é verificar o zoneamento onde se encontra sua casa, e se ele permite essa subdivisão, nesse caso além da localização também se leva em consideração as medidas do terreno, pois existe na legislação uma medida minima que é permitido que o lote tenha, nesse caso existem duas situações, uma é a área minima permitida por lote, e outra é a área minima por unidade construída, então caso os terrenos subdivididos não alcancem a área minima para poder finalizar o processo, ainda existe a possibilidade de instalar um sistema de condomínio, onde você subdivide em duas ou mais matriculas, sendo uma para cada casa, mas não consegue subdividir só o terreno, funciona como nos casos de apartamentos. Mas tudo isso só pode ser respondido com certeza verificando a região, se for em Londrina ou em cidades próximas, entre em contato conosco para podermos dar uma informação mais direcionado para o seu caso.

Responder
Rogério Tarasiuk Naufel
Nau Engenharia E Arquitetura (Curitiba, Paraná) Nau Engenharia E Arquitetura - há 7 anos

Olá,

Existem 02 maneiras de fazer. Via Prefeitura e Via Cartório.

1. Via Prefeitura:

Depende da legislação da cidade onde fica esse imóvel.

Tem que consultar a legislação para saber qual o tamanho mínimo do lote na sua região. Dependendo do tamanho não será possível subdividi-lo na Prefeitura.

Outro aspecto é que não é possível subdividir um lote que não tenha acesso separados.

2. Via Cartório, Registro de imóveis.

Já no caso de subdivisão apenas no cartório (parte ideal) é mais simples. Ponto negativo é que qualquer alteração em um dos imóveis necessita da autorização de todos o proprietários.