Como proceder com minha construção?

Boa tarde, tenho uma casa no sitio de mais ou menos 200 metros quadrados contando com a varanda, a cobertura da casa consiste num telhado de 4 águas. Essa casa tem um problema que todo período chuvoso ela racha toda, e em uma das reformas foi possível notar que a casa só possui coluna nos 4 cantos e que o peso do telhado fica praticamente apoiado nas paredes, não existindo viga superior, nem a baldrame. Sendo assim eis minha duvida, pretendo bater lage somente nos 5 quartos e banheiros, deixando a sala, cozinha e varandado somente no telhado. Admitindo não existir viga baldrame, é possível bater essa lage só com colunas e viga superior, sem abrir mão da segurança? ou existe alguma forma de inserir a viga baldrame com as paredes já suspensas? Desde já agradeço a atenção e os esclarecimentos, grande abraço!.

Como proceder com minha construção?

Boa tarde, tenho uma casa no sitio de mais ou menos 200 metros quadrados contando com a varanda, a cobertura da casa consiste num telhado de 4 águas. Essa casa tem um problema que todo período chuvoso ela racha toda, e em uma das reformas foi possível notar que a casa só possui coluna nos 4 cantos e que o peso do telhado fica praticamente apoiado nas paredes, não existindo viga superior, nem a baldrame. Sendo assim eis minha duvida, pretendo bater lage somente nos 5 quartos e banheiros, deixando a sala, cozinha e varandado somente no telhado. Admitindo não existir viga baldrame, é possível bater essa lage só com colunas e viga superior, sem abrir mão da segurança? ou existe alguma forma de inserir a viga baldrame com as paredes já suspensas? Desde já agradeço a atenção e os esclarecimentos, grande abraço!.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Felipe Berti Previdi

Bom dia! Não ficou muito claro se já existe laje nos cômodos pretendidos, no entanto se a laje ainda estiver para ser executada é possível sim, vide nosso projeto e execução realizado em Arroio do Sal - RS, onde foi inserida laje em edificação pré existente sem vigas de cintamento.

Sds,

6 fotos
Responder
Leandro
Roof - Construções E Reformas (Viamão, Rio Grande do Sul) Roof - Construções E Reformas - há 5 anos

Bom dia! Não é o correto opinar assim, o ideal seria in loco, mas, pelo que vc está descrevendo, quando o solo fica fofo, a casa trabalha (foi o que entendi). Está muito arriscado colocar um laje por cima sem fazer uma fundação auxiliar. Creio pelo o que vc descreveu, que o correto, seria vc fazer sapatas na extremidades, coluna sobre as sapatas e vigas superiores unindo as colunas e as paredes já existentes. A laje concretando em cima, soldaria colunas, vigas e paredes. Neste caso, vc teria que refazer o telhado, mas de qualquer forma para fazer laje vc terá que remover, então acho que vale o trabalho.

Responder
Daniel Arruda de Oliveira

Bom dia

Logicamente essa situação seria melhor avaliada in loco. Por isso vou te dar 2 indicações:

1 - Faca vigas de travamento nos comodos em que vai concretar laje. Mas so faça isso se tiver certeza que as paredes estao sem trincas e suportam a laje.

2- Adicione pilares com fundação (sapata ou bloco) nos comodos em que vai acrescentar laje. Essa é a solução mais cara, mas a mais segura.

Se vc tiver fotos pode entrar em contato que faço uma avaliação melhor

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região