Posso utilizar uma extensão na minha roçadeira?

Tenho uma roçadeira elétrica e a assistência técnica diz que eu não posso usar uma extensão de 40ms pois forçaria muito o motor da máquina , eu teria que usar uma extensão de 15ms e ter pontos, tomadas, espalhadas pelo terreno . Gostaria de saber qual a diferença entre os dois procedimentos, pois na minha ignorância eu penso que ter vários pontos espalhados nada mais são do que "extensões " fixas na parede e a partir deles usar uma extensão de 15ms . Agradeço muito se puder ter explicação com detalhes.

Minha roçadeira é uma Beaver Light elétrica de 1.200 watts , 220 volts

Posso utilizar uma extensão na minha roçadeira?

Tenho uma roçadeira elétrica e a assistência técnica diz que eu não posso usar uma extensão de 40ms pois forçaria muito o motor da máquina , eu teria que usar uma extensão de 15ms e ter pontos, tomadas, espalhadas pelo terreno . Gostaria de saber qual a diferença entre os dois procedimentos, pois na minha ignorância eu penso que ter vários pontos espalhados nada mais são do que "extensões " fixas na parede e a partir deles usar uma extensão de 15ms . Agradeço muito se puder ter explicação com detalhes.

Minha roçadeira é uma Beaver Light elétrica de 1.200 watts , 220 volts

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 4
Ricardo
Particular - há 6 anos

Uso uma extensão de 30 metros em minhas máquinas, cortador de grama, aparador, cortador de cerca viva, etc...nunca tive problemas.

Particular - há 6 anos

R: Pode usar extensão sem problemas... mas deverá se atentar a espessura do cabo em relação a distancia usada... use 6 mm e pode usar até 100 m de extensão...

A disposição;

Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Vai ocorrer a perda de tensão ao longo do comprimento da extensão. Isso ocorre também nas tomadas, mas elas são dimensionadas levando isso em conta. Eles estão certos.

Responder
Francisco Souza
Floridas Pinturas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Floridas Pinturas - há 6 anos

bom dia pode devi si tiver corretamente semprer que fu procure um profissional o brigado pela a tenção

Responder
Ricardo Pagdi
Particular - há 6 anos

Olá Giuseppe

O que se precisa considerar, nesses casos, é qual a queda de tensão que haverá. Para isso é necessário usar algumas fórmulas. Para simplificar o trabalho para você, efetuei esses cálculos, como abaixo:

- corrente = 5,5A (5,4545454...) = 1200/220

- queda de tensão com cabo 1,5mm² = 5,10%

- queda de tensão com cabo 2,5mm² = 3,06% <==== usar esta bitola de cabo

- queda de tensão em volts = 6,732V (considerando 220V nominais)

Então, a resposta que você obteve da assistência técnica não está correta. Use um cabo bipolar de 2,5mm², com a tomada adequadamente montada e você não terá problema alguma

Boa sorte!!!

Abraços, Ricardo

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região