Como fazer essa fixação de pilares de madeira?

Irei construir um pergolado em uma a´rea comum de condomínio., porem fui informado que a area comum foi construida em uma laje de 13cm. Embaixo é um grande espaço para guardar materiais. Como fazer essa fixação de pilares de madeira nessa laje de 13cm? Serão em torno de oito pilares

Como fazer essa fixação de pilares de madeira?

Irei construir um pergolado em uma a´rea comum de condomínio., porem fui informado que a area comum foi construida em uma laje de 13cm. Embaixo é um grande espaço para guardar materiais. Como fazer essa fixação de pilares de madeira nessa laje de 13cm? Serão em torno de oito pilares

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Arquigraphic | arquitetura&design
Arquigraphic | Arquitetura&design (Jundiaí, São Paulo) Arquigraphic | Arquitetura&design - há 5 anos

Ao projetar o pergolado, é muito importante levar em conta a segurança. A estrutura deve ser capaz de suportar o peso do conjunto, ou seja, as vigas que formam a cobertura, plantas, entre outros materiais. Os pilares não podem ser instalados diretamente no solo batido. O ideal é que eles sejam apoiados em sapatas de concreto para garantir a estabilidade da estrutura. Devido á espessura da laje de 13cm, antes de qualquer intervenção, será necessário uma avaliação da estrutura da laje bem como seus apoios e a carga à ser suportada pela laje com a instalação dos pilares de madeira, através de um engenheiro responsável.

O dimensionamento da pérgola e suas vigas de madeira , vão dimensionar a carga à ser descarregada nos pilares de madeira assim como o seu dimensionamento.

Geralmente um pilar de madeira de .20x.20x2.00m ficara apoiado em uma base de concreto com impermeabilização de .20x.20x.20h com chumbador de ferro concretado para a fixação.

Consulte um profissional para o dimensionamento \acompanhamento e execução.

Abaixo um exemplo ilustrativo de execução:

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção área de lazer na sua região