Qual é mais vantajosa, relação custo x beneficio, a instalação aérea ou subterrânea?

Boa tarde gostaria de saber qual é mais vantajosa, relação custo x beneficio, a instalação aérea ou subterrânea? Obg.

Qual é mais vantajosa, relação custo x beneficio, a instalação aérea ou subterrânea?

Boa tarde gostaria de saber qual é mais vantajosa, relação custo x beneficio, a instalação aérea ou subterrânea? Obg.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

PRESENCE Arquitetura Engenharia e Topografia

Amanda,

Não sabemos qual a sua realidade atualmente.

A rede aérea é mais comum e normalmente custa menos, porém os cabos ficam aparente e o posteamento poderá interferir em algum ponto indesejável. Já a rede subterrânea tem um custo um pouco mais elevado, entorno de 30% mais caro, mas a estética fica bem melhor, sem poluição visual.

Então a depender da sua realidade, a rede subterrânea seria vantajoso.

Aconselho a procura um escritórios com profissionais sérios na sua cidade, para elaborar um estudo de viabilidade.

Att,

Eng. Júlio Ednaldo

Responder
Miguel
Rem Network Instalações E Manutenções (Suzano, São Paulo) Rem Network Instalações E Manutenções - há 3 anos

Boa noite Amanda

Eu não sei qual a sua realidade atualmente,mas,falando em custo benefício o mais em conta seria rede aérea por não depender de infra estrutura subterrânea com projeto etc.

Embora,a rede subterranea esteticamente fica mais viável por não ficar nada aparente.

Pra voce ter uma base,a um tempo atrás surgiu uma ideia da prefeitura de SP juntamente com eletropaulo(Aneel) de um projeto de enterramento de toda rede elétrica da cidade,com os levantamentos de custo de infraestrutura que ficou altíssimo, inviabilizou totalmente o projeto e aí ficou como está.ok

Estamos a disposição para qualquer esclarecimento que possa surgir.

Atenciosamente.

Responder
Daniel
Ds Reformas Projetos E Construções (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Ds Reformas Projetos E Construções - há 3 anos

Prezada Amanda, boa tarde!

Para ser bem objetivo, o maior custo será nas instalações subterrâneas. O processo de execução não é simples pois é considerado a abertura da vala para a passagem das infras e caixas de passagens, envelopamento da infraestrutura e replantio e/ou acabamento asfáltico, concreto e outros. Sim, aparentemente será uma obra com um visual mais limpo pois as instalações ficam escondidas, mas vale lembrar que os cabos devem ser propriamente para serem instalados no solo.

Responder
Fabio Floter
Particular - há 3 anos

Bom dia, leve em conta a questão de por onde será feita a instalação dos dutos de passagem, muitas vezes existe a necessidade de remover pisos, quebra de conquetro e outros. Sendo que em caso dessa tubulação puder ser feita pelas paredes a intervenção seria menor, o custo seria menor e existe uma preocupação de realizar serviços no solo com a humidade, e até alagamento do local, além de possíveis modificações no futuro do encanamento de água e outros.

Então eu não sou muito favorável a fazer instalações subterrâneas.

Particular - há 3 anos

R: Aerea é o mais comum e mais barata, mas subterranea o custo irá aumentar cerca de 25%, mas ao meu entender vale muito a pena...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

André Luiz Da Silva

Bom dia Amanda, as redes subterrâneas, devido as obras civis necessárias, costumam ter um custo elevado na sua implantação, além dos equipamentos e cabos elétricos específicos, que também tem o seu custo mais elevado. Outros fatores como padrão de consumo do empreendimento, normas da concessionária local, espaços para instalação de equipamentos (transformadores, chaves e outros) podem impactar no custo final da rede. Lembrando que quanto temos a rede elétrica subterrânea, redes de telefonia, iluminação, internet e outras, que normalmente estariam ancoradas nos postes de concreto, também devem ter sua infraestrutura subterrânea. Um dos problemas da atualidade é a quantidade de cabos nos postes das redes aéreas nas grandes avenidas e ruas das cidades. As redes subterrâneas tem a vantagem estética, confiabilidade do sistema, valorização do empreendimento, menor número de interrupções ocasionadas por abalroamento nos postes entre outras. Assim como na rede aérea, a subterrânea também depende de um bom projeto, perfeitamente dimensionado de acordo com a realidade do empreendimento e mão de obra treinada e qualificada. Atuei em vários projetos de redes subterrâneas, entre os quais Espaço Cerâmica em São Caetano, Jardim das Perdizes em São Paulo, Pedra Branca em Santa Catarina e alguns loteamentos da Alphaville Urbanismo e Tamboré.

2 fotos
Responder
Josivaldo Paulino dos Santos paulino

Bom dia Amanda, olha as duas instalação feita por profissional qualificado na ária fica boa mais em termo de segurança a subterrânea é melhor mais fica bem mais cara que a instalação aéria, até mesmo os cabos são mais caros, desde já agradeço pela atenção e espero que tenha ajudado tirar suas dúvidas.

Responder
Cândido Piva Netto
Piva Eletricista (Valinhos, São Paulo) Piva Eletricista - há 3 anos

Bom dia,melhor custo benefício,sem dúvida,a subterrânea, menos manutenção ,segurança e melhor valorização do imóvel

Responder
Ricardo de Oliveira
Particular - há 3 anos

Bom dia!

Td depende das disponibilidades, se por onde for passar, na seção aérea, tendo disponibilidades, fica muito bom. Se no piso tiver q quebrar chão sai caro e demorado, e vice-versa.

Então, td é relativo, depende muito do se se agrega a fazer.

Agora numa resposta rápida e objetiva, contemplando os melhores cenários de cada situação, aterrado é mais simpático, mesmo q a diferença seja irrisória...

Francisco Alves Maciel
F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) F.alves Manutenção E Reformas Em Geral. - há 3 anos

Bom dia Amanda é um prazer em poder ajudar com as suas dúvidas, veja bem as instalações subterrâneas tem um custo um pouco mais elevado porem esteticamente muito mais viável e sem poluição visual ,só tem quê contratar uma empresa que seja qualificada e com bons conhecimentos em manutenção e montagem de instalação seja externa ou subterrâneas a F.Alves manutenção e reformas em geral é especializada em serviços destes portes ,espero ter te respondido a suas dúvidas bom dia sem mais F.Alves manutenção reformas em geral.

Responder
Armando Marcos Da Silva Sena
Sena Construções Fokaliza (Mauá, São Paulo) Sena Construções Fokaliza - há 3 anos

Bom dia Amanda.

As instalações tem diferentes fatores, tais como o percurso que irá usar pra transportar sua energia.

A necessidade de uma avaliação perita.

Na maioria dos casos a subterrânea é mais segura e tem um custo benefício maior.

Responder
Rogério Costa
Eletrosfera (Caraguatatuba, São Paulo) Eletrosfera - há 3 anos

Bom dia Amanda, tudo depende de como são as disposição do ambiente onde você quer realizar esse trabalho, se for área externa existe uma vantagem na instalação subterrânea ou embutida que é a proteção contra intempéries, mas há uma série de fatores que devem ser analisados antes da tomada de decisão.

Responder
Danilo Martins
O Eletriquista (Sorocaba, São Paulo) O Eletriquista - há 3 anos

Depende do que você considera como benefício: preço ou estética/segurança.

Na área normalmente custa menos pois é mais simples, porém, os cabos ficam aparentes e dependendo do terreno e a localização do poste, pode oferecer certo perigo.

Já no subterrâneo, você possui a vantagem de contar com algo "invisível" ao olhos, o que pode ser mais seguro também. Porém, neste caso deve-se atentar à normal local que estabelece a criação de vala, uso de eletrodutos PEAD e sinalização de segurança no solo, para caso de futuras escavações.

Responder
Carlos dos Santos Araujo
Gr Elétrica Cftv E Segurança Eletronica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Gr Elétrica Cftv E Segurança Eletronica - há 3 anos

Bom dia Amanda, em questão de relação custo benefício a instalação via aérea e mais vantajosa, seja em questões de materiais, ou em questões de manutenção.

A instalação subterrânea demanda outros custo, chegando a ser bem elevado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região