Por que meu piso apresenta defeitos?

Venho percebendo que na cozinha, somente neste local está meio que abaulado o piso, inclusive também o azulejo da parede meio que estufou, vc acha que a casa está assentando devido o peso da laje, ou é má instalação de piso. Não tem nenhuma rachadura.

Por que meu piso apresenta defeitos?

Venho percebendo que na cozinha, somente neste local está meio que abaulado o piso, inclusive também o azulejo da parede meio que estufou, vc acha que a casa está assentando devido o peso da laje, ou é má instalação de piso. Não tem nenhuma rachadura.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 1
Mirum Imoveis Vendas, Construção e Incorporação

Bom dia Flavio!

O abaulamento quando ocorre em pisos e paredes em 90% dos casos é devido à dilatação do material, que é normal em qualquer material.

Muito provavelmente a colocação dos revestimentos foi realizada sem respeitar o espaçamento minimo entre as peças, recomedanda pelo fabricante do piso ou azulejo.

Quando ocorre esta falha a quantidade de peças a ser trocadas e muito grande, podendo na maioria das vezes afetar a parede ou piso inteiro.

Se fpr este o caso, uando tirar o revestimento não vai ser possivel colocar outras peças, devido não ter espaço suficiente para recolocação, obedecendo o espaçamento do fabricante.

Vai ter que trocar toda a área afetada.

Senão vai voltar o problema em pouco tempo

Responder
Particular - há 3 anos

R: Pode ser as juntas de dilatação ou mesmo assentamento mal feito... somente in loco para avaliar

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

RONALDO GONCALVES
B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) B.D.M. Engenharia e Comércio Ltda - há 3 anos

Para sabermos o motivo do abaulamento tanto do piso quanto do azulejo, precisamos analisar alguns fatores, como: Nos locais abaulados ao bater com um cabo de madeira ouve-se um som oco, O contrapiso ou massa grossa foram feitos já baulados, Movimentações estruturais, etc

Responder
Thiago Benites
Benites Engenharia (Alvorada, Rio Grande do Sul) Benites Engenharia - há 3 anos

Ola. pode ser inúmeras patologias distintas, mas via de regra é o uso de espaçador ERRADO. O material cerâmico dilata muito com a temperatura, por isso ele num mesmo dia pode aumentar e diminuir e se não tiver a juntar recomendada pelo fabricante (escrito na embalagem) uma pedra incha e empurra a outra soltando as pedras assim. fico a disposição.

att Eng Benites

Responder
Luiz Carlos Ribeiro
Jlk Engenharia (Jacareí, São Paulo) Jlk Engenharia - há 3 anos

Algumas destas patologias, geralmente acontece devido a vários fatores,não respeitar o tempo de cura da argamassa, excesso de umidade, e uma má impermeabilização, porém eu aconselho a contratar um profissional habilitado pelo Crea, para averiguar e verificar conclusivamente, a causa raiz desta patologia e tomar as devidas ações de correção.

Responder
JUAD Pintura, Instalação & Manutenção
JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções (Suzano, São Paulo) JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções - há 3 anos

Boa tarde! Nossa recomendação é a contratação de uma perícia técnica, realizada por profissional habilitado, para apontar em laudo a causa real do problema. Como isso você terá mais respaldo na hora de reivindicar seus direitos junto aos fornecedores.

Atte

Responder
Walter de Oliveira Junior

Bom dia Flavio,

Existem uma serie de fatores que podem causar o decolamento dos pisos e azulejos.

Para ter certeza de qual patologia causou o descolamento, existem vários tipos de testes que você mesmo pode fazer.

Verifique se você tem revestimentos reserva.

Se sim: no local que o piso esta abaulando bata levemente com uma bolinha de gude, se o som for de oco, remova o piso, com cuidado e observe se a argamassa esta aderida no piso ou no contrapiso.

Caso esteja no piso indica erro no assentamento, que vai desde tipo do piso, até tempo de curra da argamassa.

Caso esteja soltando do contrapiso já é um pouco mais serio isto envolve desde dosagem dos materiais, compactação da massa até tempo de cura, de qualquer forma devera ser removido.

Com relação aos azulejos é mais simples, esfregue a bolinha de gude nos azulejos, você vai notar diferenças de som escolha uma peça que tenha som de oco e remova e observe a aderência da argamassa.

Caso esteja aderida no azulejo não foi respeitado o tempo de cura do reboco. Obs, neste caso vai soltar muito mais.

Caso esteja aderida no reboco, provavelmente foi demora no tempo de assentamento, se for umas poucas peças da para reparar sem a necessidade de remover todo o revestimento.

De qualquer forma um bom pedreiro resolve isso facilmente.

Agora se você perdeu a confiança na construtora, sugiro contratar um laudo técnico do objeto em questão e usá-lo para negociar a reforma dentro da garantia da edificação.

Responder
Nilton José Diniz
Jn Diniz Manutenções (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Jn Diniz Manutenções - há 3 anos

Bom dia, Prezada Flávia, esse problema é comum quando a instalação não é feita de forma correta, como pro exemplo:

Aplicação de uma quantidade grande de argamassa na área em m² é possível que a argamassa secou, pode ser que reaproveitaram argamassa de sobra de um traço,acrescentando água, o mais comum é a argamassa, pode até ser material com data de validade vencida.

Responder
Leandro West
Tetraktys Construção Civil (Jundiaí, São Paulo) Tetraktys Construção Civil - há 3 anos

Olá Flávio, bom dia.

Provavelmente está relacionado com problemas na instalação do revestimento, uma vez que a patologia mais comum no caso de assentamento das fundações da casa é o aparecimento de trincas e fissuras nas paredes.

No caso do piso, se o solo não foi bem compactado antes de concretar ou se contrapiso não foi bem dimensionado, ele pode ceder, causando descolamento do piso. Mas como houve o mesmo problema nas paredes, é provável que tenha relação mesmo com a instalação.

Os problemas na instalação podem estar relacionados aos materiais, como na escolha da argamassa e rejunte para o tipo de piso / revestimento comprados (geralmente o revendedor é quem indica qual o tipo correto); e podem estar relacionados à mão de obra, como não realizar dupla colagem ou não respeitar a espessura do rejunte recomendada.

Nossa recomendação é a contratação de uma perícia técnica, realizada por profissional habilitado, para apontar em laudo a causa real do problema. Como isso você terá mais respaldo na hora de reivindicar seus direitos junto aos fornecedores.

Atte

Responder
MK OBRAS E ESQUADRIAS
Particular - há 3 anos

Flávio, bom dia!

Seria precipitação passar qualquer tipo de informação, existir N fatores, o ideal é procurar profissionais e comparar as questões técnicas, se for empresa, que seja empresa sempre registrada no CREA para que seu respaldo seja maior em um possível novo problema.

Abç

FV Obras

João Batista
Reformandus_Suacasa (Ferraz de Vasconcelos, São Paulo) Reformandus_Suacasa - há 3 anos

Bom dia amigo:este tipo de patologia está associado a N fatores, como disse o nosso amigo acima; até mesmo o tempo de cura pós assentamento para receber o rejunte está relacionado ao incidente. Mas é bom vc procurar um profissional que resolva seu transtorno.

Responder
Frederico Castro
F Castro Engenharia (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) F Castro Engenharia - há 3 anos

Existe uma maior probabilidade de ser erro na instalação. Os principais vilões são:

1 - Rejunte com espessura inferior à adequada

2 - Argamassa errada para o tipo de revestimento ou aplicação de pouca argamassa deixando vazios.

Caso haja o descolamento de alguma peça, aproveite para avaliar se havia argamassa (cola) em toda a peça ou não.

Se o serviço tiver sido realizado há pouco tempo, procure o profissional e exija uma revisão do serviço. Boa sorte.