Micro-ondas perde potência quando ligo o chuveiro. O que pode ser?

Tenho um chuveiro 6500w 220V , cabo 6mm disjuntor bivolt de 40.

Observei um conflito quando ligo o microondas junto.

O micro perde toda potência e não esquenta. Meu microondas está em uma TUE 110V, 20A cabo 2,5mm.

O que pode ser?

O disjuntor geral do QDC é bivolt de 63, e o do padrão tb. Os cabos do padrão ao qdc sao de 16mm, cerca de 15m.

Qual será o problema?

Micro-ondas perde potência quando ligo o chuveiro. O que pode ser?

Tenho um chuveiro 6500w 220V , cabo 6mm disjuntor bivolt de 40.

Observei um conflito quando ligo o microondas junto.

O micro perde toda potência e não esquenta. Meu microondas está em uma TUE 110V, 20A cabo 2,5mm.

O que pode ser?

O disjuntor geral do QDC é bivolt de 63, e o do padrão tb. Os cabos do padrão ao qdc sao de 16mm, cerca de 15m.

Qual será o problema?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Respostas úteis 9
Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 1 año

Olá Icoli,

Isso provavelmente está acontecendo como efeito de queda de tensão na alimentação.

Os aparelhos são feitos para funcionarem dentro de uma faixa de tensão, quando ele é alimentado por uma tensão inferior ele perde desempenho, podendo chegar à queima.

Isso pode ser a junção de alguns fatores:

1º: os equipamentos têm tensão nominal de funcionamento de 127V, porém a concessionária entrega uma energia de 110V.

Numa situação como essa você já terá uma diferença de 17V na sua alimentação.

2°: quando o equipamento está em funcionamento haverá um efeito chamado de queda de tensão, ou seja, a tensão que está disponível no quadro elétrico não será a mesma disponível nos terminais do equipamento, por exemplo, no quadro elétrico há a tensão de 127V, mas na tomada ou terminais do equipamento em uso, é medido a tensão de 120V.

A NBR 5410 define que em circuitos terminais o máximo de queda de tensão que pode ter é de 4% e na instalação como um todo, o máximo é de 5%.

Recomendo que você peça para um eletricista verificar a sua instalação, ele terá condições de fazer os devidos testes e apontar o que precisa ser alterado para resolver o problema.

Espero ter ajudado.

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 1 año

Prezado Icoli,

Há uma ponderação a ser feita que, muitas vezes, não é considerada e que diz respeito a algumas cidades de São Paulo onde a tensão de alimentação vinda da concessionária é 240 / 120 V. De forma geral, os fornos de microondas possuem tensão nominal de 127 V e, os chuveiros, 220 V.

Normalmente, o dimensionamento dos cabos de alimentação dos chuveiros preveem uma queda de tensão de 4%, valor permitido pelas normas brasileiras. Quando alimentado em 220 V, esse percentual equivaleria a 8,8 V. Quando você alimenta o chuveiro em 240 V, essa queda de tensão sobe para 10,47 V. Consequentemente, se o microondas estiver no mesmo circuito, a tensão que vai alimentá-lo cairá para 114,8 V, que é 10% menor que a tensão nominal do microondas. Esse valor poderá, de fato, vir a interferir no funcionamento dele, lembrando que o cálculo acima é bastante otimista, ou seja, pode ser que a situação seja pior do que esta porque o microondas também é uma carga importante e, uma vez ligado, contribuirá para que a queda de tensão seja maior ainda.

Recomendo que, antes de qualquer outra providência, você meça a tensão na tomada do microondas enquanto o chuveiro estiver ligado. Caso você encontre valores em torno de 115 V ou menor, você poderá fazer um teste ligando o microondas numa tomada onde a tensão não sofra a interferência do chuveiro. Uma vez comprovado que esta é a causa, ou seja, tensão muito baixa, solicite a um eletricista que instale uma tomada no local que você precisa e que, obviamente, não sofra a mesma interferência.

Att.

Neymard

Responder
Eduardo Vituri
Evec Engenharia E Comércio (Campo Limpo Paulista, São Paulo) Evec Engenharia E Comércio - há 1 año

Testar o microondas numa outra tomada compatível com a potência dele e separada do circuito do chuveiro, é sempre uma atitude altamente recomendável pra descartar de imediato qualquer suspeita se esse equipamento está apresentando algum um problema isolado.

Posteriormente checar as conexões dos fios com os disjuntores pra que não haja mal contato e atestar se existe ou não separação de circuito.

Responder
Joao Kesley Ramos Paes
Jk Soluções Residencial (Pedreira, São Paulo) Jk Soluções Residencial - há 1 año

Bom dia.

Pra ter problema de oscilação de faze. Deve estar interligado juntos chuveiro e microondas.

E simples verificação. Apenas indo ao quadro e medindo continuação com circuitos desligado. Após verificação de todos bornes. Se estao devidamente apertados.

Se precisar de um profissional. Só entra em contato ????

Responder
Nelson Gomes Pereira
Tech Pereira Energia. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Tech Pereira Energia. - há 1 año

na sua pergunta não ficou claro pra mim se o cabo de 6mm² alimenta só o chuveiro ou também o micro-ondas, mas queda de tensão se da falta de potencia (cabos com capacidade a baixo do recomendado) você deve consultar um especialista, pode ser falta de aperto n motivos.

Responder
Ailton Ferreira da Silva
Particular - há 1 año

Olá,

Um chuveiro de até 6800w em 220v requer um cabo de 4mm2 com disjuntor né 32a. A sua ligação está superdimensionado nesse caso, mas não é grave pois você pode no futuro utilizar chuveiro até 7800w que o circuito suporta considerando ser um circuito exclusivo para esse chuveiro e que o fio(cabo flexível) seja de qualidade(SIL, por exemplo). Porém o ideal era o disjuntor, nesse caso, ter 32a por segurança.

Você não falou potência do microondas mas a tomada de 20a com fio 2,5mm2 é adequada considerando ser um circuito separado do circuito do chuveiro e com fio de qualidade.

Se a energia oscila quando você liga chuveiro e microondas juntos pode ser que uma das fases da tue esteja junto com uma das fases do chuveiro. É preciso checar e garantir que são circuitos independentes e que os fios (cabos flexíveis) são de qualidade atestada pelo Inmetro.

Se o microondas não aquece pode ser um problema técnico do próprio microondas. Um teste é levar o mesmo para ligar/usar em outra casa para ver o q acontece ou ir a assistência técnica.

Espero ter ajudado e qualquer coisa só falar.

Abraços

Jason
Jar Prestação De Serviços Contrução Civil (Praia Grande, São Paulo) Jar Prestação De Serviços Contrução Civil - há 1 año

O ideal seria vericar se seu eletricista fez balanceamento de carga correta na sua caixa de disjuntores, verificar se fez o aperto ideal.

Circuito de chuveiro é exclusivo..

Não deve ser ligado com os circuitos de uso geral..

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região