Posso por uma piscina de plastico em uma laje?

Boa tarde, estou com uma pequena dúvida que agora me deixou com receio. Comprei aquelas piscinas de plástico estrtural redonda de 3,05m por 0,76m de cerca de 4500L.

A minha laje é grande onde eu tenho duas partes uma coberta e a outra descoberta onde eu vou colocar a piscina que tem 5m x 6,5m aproximadamente.

Acabei não me atentando se iria ter algum problema de a estrutura não aguentar pelo fato da parte coberta ter o telhado e uma caixa de água 1000L.

Fiz as contas:

Ab = 9,62m²

4500L = 4500kg

Sendo assim a piscina iria distribuir uma média de 470kg/m², e agora fiquei com receio de não aguentar porque estava vendo algumas informações online fiquei mais confuso ainda porque tem lugares que falam que á norma diz que aguenta no mínimo 150kg/m² outros 250kg/m², 450kg/².. cheguei até ver 750kg/m².

Em baixo dessa laje tem uma parede estrutural que divide o corredor e um quarto sendo cerca dos 5m esta na base 1,5m e o outro lado os 3,5m restante.

Obrigado pela ajuda!!!

Posso por uma piscina de plastico em uma laje?

Boa tarde, estou com uma pequena dúvida que agora me deixou com receio. Comprei aquelas piscinas de plástico estrtural redonda de 3,05m por 0,76m de cerca de 4500L.

A minha laje é grande onde eu tenho duas partes uma coberta e a outra descoberta onde eu vou colocar a piscina que tem 5m x 6,5m aproximadamente.

Acabei não me atentando se iria ter algum problema de a estrutura não aguentar pelo fato da parte coberta ter o telhado e uma caixa de água 1000L.

Fiz as contas:

Ab = 9,62m²

4500L = 4500kg

Sendo assim a piscina iria distribuir uma média de 470kg/m², e agora fiquei com receio de não aguentar porque estava vendo algumas informações online fiquei mais confuso ainda porque tem lugares que falam que á norma diz que aguenta no mínimo 150kg/m² outros 250kg/m², 450kg/².. cheguei até ver 750kg/m².

Em baixo dessa laje tem uma parede estrutural que divide o corredor e um quarto sendo cerca dos 5m esta na base 1,5m e o outro lado os 3,5m restante.

Obrigado pela ajuda!!!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

alex sandro santos
Particular - há 3 anos

Hoje possui o sistema com fibra de carbono, para ser aplicado na parte inferior da laje, mesmo que a laje suporte, as cargas são direcionadas para a fundação e podendo causar patologias gravissimas de recalque...considere contratar um especialista pelo Habitissimo, uma coisa é certa, sai mais barato o preventivo do que tentar sanar um problema estrutural, que nunca se sabe em que valores podem chegar.

Particular - há 3 anos

R: Pelas sobrecargas normais de calculo... não suportaria essa piscina, devido a distribuição da carga

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região