Alguém pode me ajudar com duvida sobre QDC?

Bom dia a todos!

Estou com dúvida em questão ao QDC, tenho 3 fases(cabos preto que estão em minha mão, como está na foto), posso ligar os 3 cabos em um único disjuntor geral de 50a?

Obs.: Os 3 cabos são apenas para alimentar tomadas e lâmpadas, nada mais que isso.

Alguém pode me ajudar com duvida sobre QDC?

Bom dia a todos!

Estou com dúvida em questão ao QDC, tenho 3 fases(cabos preto que estão em minha mão, como está na foto), posso ligar os 3 cabos em um único disjuntor geral de 50a?

Obs.: Os 3 cabos são apenas para alimentar tomadas e lâmpadas, nada mais que isso.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Wendel Gregorio
Wmg (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Wmg - há 5 anos

Se sua casa for trifásica e essas fases são diferentes e cada um desses três cabos são para um circuito separado, então você tem que sair com essas três fases de um disjuntor trifásico e usar um disjuntor monofásico para cada fase, porem se for um aparelho 220A e você vai ligar duas fases no aparelho ou em uma tomada 220, aí para essas duas fases terá que ter um disjuntor bifásico.

Mas se sua casa for monofásica, você só vai usar disjuntor monofásico, então o cabo que vai chegar do medidor vai entrar em um dos polos do disjuntor, e no outro lado vai sair somente um cabo, cada circuito tem que ter seu próprio disjuntor, tanto no tri, bi ou monofásico, mas se você fizer isso o máximo que vai acontecer é juntar as correntes dos três cabos e se o disjuntor não for compatível com a soma das correntes, ele vai ficar desarmando, e se você quiser colocar um disjuntor maior para compensar a soma das três fases, você corre o risco de que, se um dos cabos esquentar por um aumento de corrente aleatório o disjuntor pode não desarmar porque a temperatura pode se dissipar nos outros cabo, e pode pegar fogo, lembrando que a função do disjuntor é proteger os cabos.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Se sua rede é trifasica, deverá usar um dijuntor trifasico e a distribuição das fases nos circuitos

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região