Quais as medidas de recuo em um lote pequeno?

Já fiz esse questionamento aqui, mas agora vou ser mais específico. As minhas dúvidas são:

1. Quais são os recuos obrigatórios em um lote localizado em uma zona ZEU ou ZEUP, na zona oeste da cidade de São Paulo?

2. Por se tratar de um lote pequeno (cerca de 10 x 10 m), seria possível flexibilizar ou até mesmo dispensar os recuos em uma construção para fins residenciais?

3. Na impossibilidade de se flexibilizar ou dispensar os recuos, uma construção residencial nesse lote é viável?

Conto com a ajuda de vocês. Muito obrigado!

Quais as medidas de recuo em um lote pequeno?

Já fiz esse questionamento aqui, mas agora vou ser mais específico. As minhas dúvidas são:

1. Quais são os recuos obrigatórios em um lote localizado em uma zona ZEU ou ZEUP, na zona oeste da cidade de São Paulo?

2. Por se tratar de um lote pequeno (cerca de 10 x 10 m), seria possível flexibilizar ou até mesmo dispensar os recuos em uma construção para fins residenciais?

3. Na impossibilidade de se flexibilizar ou dispensar os recuos, uma construção residencial nesse lote é viável?

Conto com a ajuda de vocês. Muito obrigado!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Antonio
11174229683 (Guarulhos, São Paulo) 11174229683 - há 6 anos

boa noite Ronaldo

Mediante ao que nos foi dado em relação ao seu terreno e preciso um estudo minucioso e extrativístico dentro das normas e técnicas da engenharia .

projetar e programar bem o que a de ser feito antes de correr riscos . todas as ideias e propostas são validas desde que estejam em conformidades com as regras e leis de cada cidade por ela redigida .

Antonio

Construtora Barretos

Responder
Ricardo Henrique Silveira
Rhs Arquitetura E Construção (Sorocaba, São Paulo) Rhs Arquitetura E Construção - há 6 anos

Olá Ronaldo,

Cada cidade tem o seu código de obras e zoneamento. O Código de obras de São Paulo no artigo 67 diz: "Em ZEU, ZEUa, ZEUP, ZEUPa, ZEM, ZEMP, ZC, ZCa, ZM e ZEIS, os passeios públicos deverão ter a largura mínima de 5m (cinco metros)". Se precisar de mais informações estamos à disposição para ajudá-lo.

Responder
UREBRAS REVESTIMENTOS E CONSTRUÇÕES LTDA

Bom dia Ronaldo os recuos podem ser flexibilizados, mas a consulta na prefeitura é inevitável.

Construir uma casa num terreno com menos de 125m², precisa de alguma autorização especial. o lote mínimo é 125,00m².

A viabilidade de se fazer essa obra está em função de conseguir na prefeitura uma liberação, e o valor do lote ser bem baixo, tem que ver se a frente do lote é 5,00m e estudar bem o projeto para ficar economicamente viável!

Responder
Particular - há 6 anos

R: Independente do zoneamento, o ideal é ir na prefeitura e verificar no depto de planejamento, o recuo exato para sua rua, o padrão é 5,00 m, mas nestes casos especificos pode ser que aceitem com 3,00 m; Sempre vale a pena construir, vai da criatividade do arquiteto que contratar para que fique harmonioso; Usando estruturas metálicas poderá não só agregar valor no projeto como ser mais barato e mais rapido; Estamos a disposição caso decida fazer sua obra;

A disposição;

Marcelo Oliveira

Bom dia. É necessário ver o zoneamento, tem q ir a prefeitura com o número do iptu e matrícula do imóvel, na secretaria de habitação/urbanismo você terá estas informações, recuos td de ocupação entre outras informações para construção regular.

Marcelo - eng civil

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região