Posso usar adaptador na tomada para ligar eletrodoméstico?

Uma das tomadas do apartamento é de 10A-110V e tenho um eletrodoméstico de 500W-10A-110V, porém o plug dele é de 16A-250V. Questiono se é possível utilizar um adaptador de 20A para 10A sem que ocorra nenhum problema. Agradeço desde já pela disponibilidade e ajuda.

Posso usar adaptador na tomada para ligar eletrodoméstico?

Uma das tomadas do apartamento é de 10A-110V e tenho um eletrodoméstico de 500W-10A-110V, porém o plug dele é de 16A-250V. Questiono se é possível utilizar um adaptador de 20A para 10A sem que ocorra nenhum problema. Agradeço desde já pela disponibilidade e ajuda.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Particular - há 2 anos

A ScalaTécnica Estruturas Metálicas se sente honrada em lhe auxiliar.

R: troque a tomada, não use adaptador

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá Fernando,

Pelo que entendi o seu aparelho tem uma tomada de 16A porém a tomada da residência (fêmea) é de 10A.

Neste caso não será possível conectar, mas isso existe por uma boa razão, significa que o sistema elétrico não comporta cargas superiores a 10A.

Recomendo que solicite a vistoria das instalações elétricas por um eletricista, ele terá condições de avaliar isso e apresentar uma solução econômica e segura.

Espero ter ajudado.

Responder
Neymard Antonio Silva
Neymard (Sorocaba, São Paulo) Neymard - há 2 anos

Se a potência do equipamento é 500 W em 110 V, a corrente será da ordem de 6,25 A, se considerarmos um fator de potência de 0,8. Assim sendo, ligá-lo a uma tomada de 10 A seria perfeitamente aceitável. Contudo, quando se fala em pino de 16 A, a principal característica afetada é o diâmetro do pino que, provavelmente, é maior que o pino de 10 A e menor que o de 20 A. Assim sendo, recomendo que os pinos sejam compatíveis com as tomadas, ou seja, pino de 16 A deve se encaixar numa tomada de 16 A, e assim por diante.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região