Qual o procedimento para a construção de uma viga de 5 m de vão livre sobre a laje?

Bom dia. Sou Atecir Balestrin.

Gostaria de saber a quantidade exata de ferros utilizados em uma viga de 5m de vão livre sobre a laje.

Qual é a espessura do ferro que vai, e é em cima ou embaixo que vai o ferro grosso e fino de uma viga de 5m?

Alguém poderia me ajudar, por favor?

Obrigado

Qual o procedimento para a construção de uma viga de 5 m de vão livre sobre a laje?

Bom dia. Sou Atecir Balestrin.

Gostaria de saber a quantidade exata de ferros utilizados em uma viga de 5m de vão livre sobre a laje.

Qual é a espessura do ferro que vai, e é em cima ou embaixo que vai o ferro grosso e fino de uma viga de 5m?

Alguém poderia me ajudar, por favor?

Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 1
Enio
Construtor (Ituporanga, Santa Catarina) Construtor - há 7 anos

VC usa ferro de meia e de 3/8.FERRO grosso e embaixo e 3/8 em cima e no meio usa 5/16 como costela em cada lado da viga.

Responder
Particular - há 4 anos

R: Uma solução simples, pratica, rapida e com otimo design, é a utilização de vigas metálicas para vencer os vãos livre; Temos a pronta entrega... sairia algo em torno de 4500 reais, pintada e entregue;

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Enéas
Particular - há 5 anos

Ola A resposta é simples:

em uma viga de 5 metros aérea, vc deve usar estribos de 5 mm,

2 barras de 3/8 em baixo acma da barra de 3/8 5 ou 6 cm usar + 2 barras de 3/8

em cima vc pode usar 2 barras de 5/16 se preferir por questão de economia,

mais eu particularmente usaria tudo 3/8

Alexandre de Medeiros Lemos

Se vais ter uma outra sala comercial em cima da laje é melhor considerar uma carga maior do que residencial.

Consumidor proteja-se sabendo os seus direitos e cumprindo seus deveres. Exija o documento do seu engenheiro com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida no CREA.

Instituída pela Lei nº 6.496/77, o documento caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema Confea/Crea e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional. Ela é sua garantia, de que pagas e contratas um serviço justo.

Alexandre

Responder
Francisco fortunato cardoso
Empreiteiro E Construtor Chico (Blumenau, Santa Catarina) Empreiteiro E Construtor Chico - há 7 anos

Com certeza um engenheiro calculista lhe fará o cálculo correto. Porem eu executor e tendo conhecimento pratico de preparação e concretagem lhe diria quê usaria exatos três barras 12 mm , 1 barra 10 mm, 1 barra 8 mm, 5 barras 5 mm, e 2 kg arame recozido. Isso se eu for o executor e responsável.

Responder
Casimiro
Particular - há 7 anos

bom dia ao interessado, se me disser a bitola do ferro, poderei te responder. Grato!

Atecir
Particular - há 7 anos

boa noite

ferro 12,5

ferro 10

ferro 8mm

estribo 5mm

é uma salinha de 5x8, com laje.

eu quero fazer uma sala de 5x8, e em cima quero fazer uma sala comercial.

no meio fica com o vão livre

quantas barra de ferros vai viga?

laje com isopor e forro pvc.

só quero saber a quantidade de ferro que vai nessa viga.

Obrigado.

Atecir

Carlos Eduardo Oliveira da Silva

Bom dia Atecir!

Nessa hora ninguém melhor que um engenheiro de sua confiança para resolver o teu problema.

Não deverá seguir respostas prontas da internet.

Primeiro que cada edificação tem suas particularidades como terreno, fundação, vedação, para que foi projetado o seu uso.

Primeiro deve entender se essa laje suporte uma viga invertida, 5 metros é apenas parte da informação, mas essa viga qual a finalidade dela? Irá continuar sobrepondo carga sobre a laje, porem os pilares suportam a laje foi usado quanto MPa de concreto?

A viga irá sustentar o peso próprio e o vão teórico de 5 metros porem na prática tem muito mais a ser considerado para saber o ferro a ser usado e a quantidade, largura, espessura da viga e o traço dessa massa para quanto FCk deverá atender.

A conta mais barata nessa hora é: Chame um profissional!

Caso necessite de produtos químicos para ancoragem, impermeabilização, secagem rápida ou capacidade de resistência mecânica estou a disposição conto com linha completa de soluções para a construção civil na área de argamassas e aditivos.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região