Porque o circuito elétrico continua energizado?

Colegas. Desliguei do padrão bifasico uma das fases sacando-a toralmente. Coloquei o testador e estava energizado. Como pode acontecer isso? No neutro tem pequena tensão de mais de 12 V.

Porque o circuito elétrico continua energizado?

Colegas. Desliguei do padrão bifasico uma das fases sacando-a toralmente. Coloquei o testador e estava energizado. Como pode acontecer isso? No neutro tem pequena tensão de mais de 12 V.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 2
Vento & Luz
Vento & Luz - Instalação, manutenção, projetos de iluminação e fabricação de luminárias (Contagem, Minas Gerais) Vento & Luz - Instalação, manutenção, projetos de iluminação e fabricação de luminárias - há 7 anos

Isto ocorre geralmente em circuitos bifásicos 220 volts onde se separa em circuitos de 110 volts quando o neutro é ligado errado com um único circuito (fio) este neutro deve ter partido e trás cargas de outra fase.

Responder
Adriano Caldeira Soares
Adriano Eletricista (Uberlândia, Minas Gerais) Adriano Eletricista - há 7 anos

Nunca atendi clientes com esse problema, mas em teoria depende de quantos volts de está passando, se for apenas esses 12 que está circulando no neutro mostra um recessivo desbalanceamento das fases, isso gera tensão mo neutro e vonsequentevret retorno nas fases, mas pode ser facilmente resolvido com um bom aterramento. Se for uma tensão maior, próximo dos 127 nominais, indica principalmente mal funcionamento do disjuntor, não descartando totalmente as ideias dos outros que responderam!

Responder
Carlos Silva
Thccomercial (Cotia, São Paulo) Thccomercial - há 7 anos

Bom dia

Bom Isso pode acontecer sim.

Provavelmente, muito embora vc tenha anulado uma fase, em algum ponto da tubulação vc tem algum circuito ligado na outra fase cujo isolamento já não está bom e que está em contato com o circuito do qual vc desligou a fase..... isso acontece facilmente em fiação antiga

Responder
João Duarte
Particular - há 7 anos

Prezado Carlos. Provavelmente seja isso mesmo. Já ocorreu um curto circuito dias atrás. Deixei tudo desligado e sem uso da casa. Vou fazer revisão geral. Obrigado pelo apoio.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região