Quem deve pagar o muro de arrimo na divisa?

Estou interessada em um terreno q terá de ser nivelado. No fundo tem o estacionamento de uma igreja. O vendedor afirma q o muro de arrimo nos fundos do terreno à venda deve ser feito 'dividido' entre mim (no caso de eu comprar) e o dono do terreno acima. Entendo q não pois o muro estará no 'meu' terreno e quem estaria cortando o solo seria eu. Gostaria de saber se meu pensamento está correto. Tem como eu ter uma noção do valor q ficaria fazer esse muro? A largura do terreno é de 7.02m no fundo. Aguardo uma ajuda pf obrigada.

Quem deve pagar o muro de arrimo na divisa?

Estou interessada em um terreno q terá de ser nivelado. No fundo tem o estacionamento de uma igreja. O vendedor afirma q o muro de arrimo nos fundos do terreno à venda deve ser feito 'dividido' entre mim (no caso de eu comprar) e o dono do terreno acima. Entendo q não pois o muro estará no 'meu' terreno e quem estaria cortando o solo seria eu. Gostaria de saber se meu pensamento está correto. Tem como eu ter uma noção do valor q ficaria fazer esse muro? A largura do terreno é de 7.02m no fundo. Aguardo uma ajuda pf obrigada.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

22 Respostas

Israel
Marshall Engenharia (Osasco, São Paulo) Marshall Engenharia - há 2 anos

Prezada, boa tarde!

A obrigação de construir é do proprietário do imóvel dentro dos limites destes.

Caso a construção ocorra sobre a linha de divisória, a responsabilidade é de ambos.

Segundo o art. 1.297, lei 10.406/03 - Os intervalos, os Muros, cercas e os tapumes decisórios, tais como sebes vivas, cercas de arame ou de madeira, valas ou blaquetas, presumem-se até prova em contrário, pertencer a ambos os proprietários confinantes , sendo esses obrigados, de conformidade com os costumes da localidades, a concorrer, em partes iguais, para as despesas de sua construção.

Deve se observar o código de obras da sua cidade.

Espero ter ajudado!

Att;

Marshall Engenharia

Mauro
Conpac Engenharia (São José do Rio Preto, São Paulo) Conpac Engenharia - há 3 anos

Bom dia, Vanessa. Como citado pelos colegas, você está correta, o custo e a responsabilidade são seus. Em adição, é muito importante porem que verifique, através de um profissional habilitado, se a construção da edificação vizinha tem uma fundação compatível e adequada, caso contrário, pode tentar negociar a regularização com o proprietário, sob risco de o prédio ruir ao se cortar o talude, gerando assim problemas e infortúnios muito maiores para você, sobre quem recairão todas as responsabilidades legais e penais.

Rosemeire Meloni
2M Engenharia (Jundiaí, São Paulo) 2M Engenharia - há 3 anos

Boa Noite

Seu raciocínio esta correto , quem altera o perfil natural do lote , ou seja quem aterrar ou corta (tirar terra) alterando o perfil naturar é responsável pelo muro de arrimo e para construção deste muro alem de Art de projeto você precisa de um engenheiro ,( se precisar me chame falamos melhor sobre o caso) que calcule o muro e emite ART para muro de arrimo.

Espero Ter ajudado

Obrigado

Meire Mloni

Eng. Tec. Civil

Jose Antonio Neves
Particular - há 4 meses

Bom dia! Estpu com problemas com meu visinho, ele alterou o nivel natural do seu terreno agora nao quer fazer o muro de contenção. ( muro de arrimo)

Diz ele que tem o que dividir as desprezas

Emerson da Silva Franco
Construtora Franco (Santo Anastácio, São Paulo) Construtora Franco - há 3 anos

o senhor tem que arcar com tudo ,e com esperiencia de muros dessa situaçao , o senhor pode ter problemas com isso , comforme a altura desse muro nao posso te passar valores , cuidado pode causar problemas com a retirada desse aterro, e ai vai ser uma dor de cabeça , podendo causar trincas e rachaduras , apenas te indico procurar profissionais qualificados , e que deem garantia do trabalho. apenas quero o bem do proximo para que nao saiam nenhum dos proprietarios prejudicados

Denison de Moura Oliveira
Marido De Aluguel (Caçapava, São Paulo) Marido De Aluguel - há 3 anos

Muro de arrimo , se for bem na divisa , ambons terá que arcar com os custos , se esse muro de arrimo seja para qual lado a arrecuar , cada proprietário terá que arcar com o seu custo , porem a outra parte não poderá usar , ficando estabelecido por lei.

Rennovar Empreiteira Construção & Reformas

Olá Boa Tarde tudo bem ? Vanessa você está correta na sua colocação este serviço e por sua conta tanto material e Mão de Obra entre emcontato conosco Vamos até o local do terreno quero primeiro ver que tipo solo a la´ pois um muro de arrimo sair perfeito sem danos a Ambos o tipo de Solo define que tipo de Muro pode ser construido por tanto só uma sondagem no lugar para definir isso se é muro de Blocos ou de Concreto armado usinado ok veja nosso serviço abaixo entre em contato conosco que nivelamos o terreno pra você tambem pelo preço justo Grato José Carlos

João Joaquim da Silva
João Joaquim da Silva
Particular - há 3 anos

Muro de arrimo deve ter no máximo 2,50 mts entre colunas e 2,00 mts de altura entre vigas e com paredes duplas entre laçadas em cada fiada.

Meu preço é R$ 220,00 o M2 fora a maquina para fazer terraplanagem.

Alexandre Suk
Alexandre Suk (Osasco, São Paulo) Alexandre Suk - há 3 anos

Vanessa, dificilmente o vizinho irá gentilmente compartilhar essa despesa, já que o imóvel dele já está pronto, dessa forma, acredito que o custo será todo seu. A não ser que a igreja tenha uma boa vantagem nisso. Não sei quais são os seus planos para o terreno e grau de investimento. Teria que estudar a forma que a igreja foi construída e o próprio terreno para elaborar um projeto firme. Os valores acima mencionado estão bem em conta. Boa sorte.

Marcelino Julio Atanasio

Boa tarde! se ficar na divisa dos terrenos metade para cada lado os dois devem arcar com as despesas.

se ficar de um dos lados este deve arcar sozinho pois futuramente, pra uma venda ou uma morte dos participes, ou um futuro inventario ou caso paraecido o lado que estiver o muro o juiz dara como dono.

att,

Atanasio

Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 3 anos

Sem precisar ir ao local é possível avaliar que esse muro vai custar mais do que o preço do terreno. Fiz certa vez uma vistoria semelhante em um terreno comprado sem uma análise adequada e por fim o proprietário teve um prejuízo gigantesco. Basta observar que para executar esse muro sem que haja uma perda enorme da área do terreno ele terá que ser cortina atirantada pois já existe uma construção no topo do talude. Esse tipo de muro que é o adequado para o caso nunca será construído por meros R$ 310,00/m2. É importante observar também que se o serviço for mal feito e afetar o vizinho este terá direito a pedir uma indenização. Minha sugestão é que se procure um terreno sem esse problema de custo indigesto.

Só recomendo a compra se for solicitado uma visita de um geotécnico competente para sugerir o tipo de arrimo e o custo correto.

Luís Tadeu
ALPS Prestadora de Serviços Ltda (Quissamã, Rio de Janeiro) ALPS Prestadora de Serviços Ltda - há 3 anos

boa tarde, Vanessa, acho que deve procurar um engenheiro sim, e através dele, que ele faça os devidos questionamentos referente a construção do estacionamento, se tem a planta, quem foi o engenheiro responsavel, coisas assim, ai sim, fica determinado a quem pertence a responsabilidade ou em comum acordo fazer a divisão, oriente-se bem, não faça nada precipitada...boa tarde.

Gilberto Lopes eletrica lopes me

Boa tarde. a minha orientação é...

procure um engenheiro civil antes. observe o CREA do mesmo. se esta Regularizado. e sim... veja oque ele pode te orientar. porem você já encontrou a construção do estacionamento pronta. e... está corretamente dentro da metragem do mesmo. ele não pode Responder por outro terreno desnivelado como oque você comprou.porem entre em acordo com ele e os dois se entendem junto ao Engenheiro verdadeiro que você conseguir. e sim... cuidado com engenheiros formado na praça da sé. abraços GILBERTO.

Kauê
Kauê
Particular - há 3 anos

Saudações Vanessa

O seu pensamento esta positivamente correto, com diferença na média de largura do seu terreno há uma tabela de construção civil que baseamos e que passamos com total propriedade pra você ter uma estimativa de custos, você irá gastar com um bom pedreiro ou empreiteiro de qualidade a média entre 240/m² há 310/m² construído de muro de arrimo considerando uma boa fundação, cuidado ao escolher o profissional pois deve se considerar fatores importantes como tipo de bloco estrutural para confecção do muro,tipo de fundação e se haverá necessidade de coluna de sustentação pois pelo padrão ABNT a cada três metros haja necessário uma coluna para muros lineares.Espero que tenha acrecido algo positivo em sua duvida. Desde de já lhe estimamos sorte e sucesso em sua nova construção.

Atenciosamente

Eng. Kauê lourenço

Marcos   Leão
M,a Hidraúlica E Elétrica (São Paulo Zona Sul, São Paulo) M,a Hidraúlica E Elétrica - há 3 anos

oi vanessa bom dia, nessa situação o terreno está desnivelado do outro e

quem quer fazer o serviço é voce ,então a responsabilidade é sua ,mas conversando com vizinho voce pode ganhar alguma vantagem.Desde já obrigado estou á sua disposição mas já adiantando o valor por m², 230 reais.

João Francisco Nunes Geraldo

Olá bom dia, aqui é da DEC REPARAÇÃO ,o que você pensou esta correto, ficando em sua responsabilidade a construção do muro pois o terrréno pertencera a você OK, qualquer duvida estou a disposição preço por m² 230.

ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Bom dia; está correto seu raciocinio; O estacionamento do vizinho já está construido; A responsabilidade é de quem irá cortar o talude e fazer o aproveitamento do terreno de baixo; Dessa forma além dos custos do muro de arrimo, voce será responsavel caso ocorra qualquer patologia na construção do vizinho, como trincas e fissuras provenientes de um eventual serviço mal feito durante a construção do muro de arrimo; Evite fazer em periodos de chuva, e faça as devidas proteções; O custo médio de um muro de arrimo é de 250 / m2; A disposição; ScalaTécnica

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de construção civil na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.