Minha tv esta protegida no caso de uma descarga elétrica?

Minha tomada tem aterramento mais minha tv so tem 2 pinos ela esta protegida no caso de uma descarga elétrica?

Minha tv esta protegida no caso de uma descarga elétrica?

Minha tomada tem aterramento mais minha tv so tem 2 pinos ela esta protegida no caso de uma descarga elétrica?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 4
RF Engenharia George
RF Engenharia (Guarulhos, São Paulo) RF Engenharia - há 6 anos

Prezado, uma simples solução para o seu caso pode ser a instalação de um filtro de linha, que fará a função de aterramento. Isso ajuda e muito pois se houver um pico de tensão na rede elétrica, o filtro de linha será o primeiro a receber a variação e vc não terá problema com os seus equipamentos. A vantagem do filtro de linha é que você pode ligar outros equipamentos, respeitando a potência do filtro de linha para que todos eles estejam protegidos. Em minha casa é assim é resolve o problema.

Responder
Celso dos Santos
Drywall CS Drywall (Guarulhos, São Paulo) Drywall CS Drywall - há 6 anos

Contra descarga elétrica qundo falta energia e depois volta deve usar dps no qdc

Responder
Edmarcio Costa Borges

Prezado, para se proteger de surtos na energia elétrica da sua casa você deve fazer um sistema coordenado de proteção. Inicie pela entrada de energia da concessionária e junto ao disjuntor ou fusível de entrada peça a um técnico eletricista (dispense curiosos e faz tudo) que instala um DPS classe 1 (DPS é dispositivo protetor de surto). Após o quadro de entrada, instale no quadro de distribuição interno um DPS classe 2. Essa duas medidas de proteção vão proteger boa parte de seus equipamentos contra descargas atmosféricas que caiam na rede de energia ou nas proximidades de sua residência. Se utilizar equipamentos muito sensíveis pode ainda acrescentar um DPS classe 3 na tomada, eles são parecidos com adaptadores de tomada. A sua televisão está enquadrado numa classe de isolação e proteção que dispensa o toque por contatos diretos e é pra isso que serve o pino terra na tomada e não pra proteger o equipamento de raios. As medidas possíveis para proteger seus equipamentos são essas, segundo as melhores práticas em engenharia. Mesmo tomando todas as medidas cabíveis nada é 100% garantido

Particular - há 6 anos

R: Não estará protegida, mas pode colocar um DR no circuito da TV no quadro DG

A disposição;

Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 6 anos

IDR não protege descargas atmosféricas. O correto seria DPS.

Filtro de linha também não protege contra descargas atmosféricas.

O dispositivo com melhor custo beneficio para solucionar seu problema seria um DPS de tomada. Se você usar antena externa é importante usar um dps de antena também pois o raio/descarga pode vir tanto pela tomada quanto pela antena.

Henrique / Erik
Working Safely (Votorantim, São Paulo) Working Safely - há 6 anos

Apenas a instalação do DPS protege a instalação elétrica contra surto elétrico provocados por descargas atmosféricas, e esse mesmo dispositivo ligado ao aterramento , somente isso garante proteção do circuito já que a transmissão do surto e feitas através dos condutores elétricos responsáveis pela alimentação do mesmo, é estritamente essencial o dimensionamento correto da classe do DPS que será utilizando levando se em conta as cargas do circuito , para o dimensionamento em classes

Responder
Edison
Particular - há 6 anos

Não, o que melhoraria a situação de proteção seria uma instalação eletrica adequada com disjuntores DR e DPS alem de hastes de aterramento proximos do quadro de luz de entrada. Melhor desligar a TV e os eletronicos quando em época de descargas atmosféricas, pois é a maneiracmais segura.

Jose Roberto  Correia
Teor Construção Civil (Salto, São Paulo) Teor Construção Civil - há 6 anos

Boa tarde apenas um comentário foi feito corretamente, você precisa instalar um DISJUNTOS DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) e um dispositivo que desarma quanto a uma descarga elétrica atmosférica atinge a rede elétrica, assim seus equipamentos eletrodomésticos estarão protegidos

Responder
Erasmo Bertolino
Reformas E Construções (Aguaí, São Paulo) Reformas E Construções - há 6 anos

Não esta protegida, no caso de uma variação muito grande na tensão o seu televisor não tera como desviar esta tenção para o aterramento e com isso pode provocar danos no seu televisor (normalmente queima um fuzil interno do tv) o correto é vc mandar trocar o cabo de sua tv por um cabo que tenha 3 pinos sendo 2 fases e um terra, so que tera que que fazer uma ligação do negativo da fonte da tv até este terceiro pino e com isso seu tv tera como dissipar alguma sobrecarga que venha ocorrer.

ebertolino

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região