dúvidas sobre quem contratar primeiro

Em um terreno em declive, quero construir uma laje para nivelar o terreno com a casa, e sobre esta laje colocar terra(aproximadamente 90cm) e gramar. Nesta área de grama quero construir uma piscina de vinil de 3,5 x 2,5m. Qual seria a primeira etapa, construir a laje e em seguida entrar em contato com vocês para um orçamento ou primeiro vocês?. Seria melhor construir a piscina sobre a laje ou colocá-la em uma base no chão. Desde já agradeço, Andréa Martins.

dúvidas sobre quem contratar primeiro

Em um terreno em declive, quero construir uma laje para nivelar o terreno com a casa, e sobre esta laje colocar terra(aproximadamente 90cm) e gramar. Nesta área de grama quero construir uma piscina de vinil de 3,5 x 2,5m. Qual seria a primeira etapa, construir a laje e em seguida entrar em contato com vocês para um orçamento ou primeiro vocês?. Seria melhor construir a piscina sobre a laje ou colocá-la em uma base no chão. Desde já agradeço, Andréa Martins.

Pergunta feita sobre o projeto Reforma - Antes e depois.
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 3
Claudio Jorge
Escritório De Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Escritório De Engenharia - há 9 anos

Bom dia,

Se me permite, devo acrescentar aos comentários dos amigos algumas informações importantes:

1o - Esta obra é basicamente estrutural, portanto é necessário um engenheiro para que possa ser feitos os levantamentos necessários como compacidade do solo ( importantíssimo, por esta piscina vai compor mais de 10 toneladas, considerando uma profundidade média de 1,2 metros + o maciço de solo de 0,90 metros x NI (?) ).

2o - O projeto de escoamento emergencial, dependendo da situação, se faz necessário no caso de piscinas em lajes, portanto é preciso realizar um projeto para esta questão;

3o - O dimensionamento da estrutura deverá ser calculada com reações diferentes de uma laje de reações na direção e sentido da "normal" ( 90 graus do solo ).

Espero ter ajudado de algum modo.

Eng Claudio Jorge

Responder
Ruben Villanueva
Piscinas De Belem (Belém, Pará) Piscinas De Belem - há 9 anos

Boa tarde Andrea.

Aconselho primeiro consultar um engenheiro para elaborar um plano de trabalho sequencial, aproveitando assim as diferentes etapas deste processo e não queimando etapas, especialmente no que diz respeito a cálculo, que poderiam onerar a obra no final.

Responder
Tobias de Freitas Pinto
Excelsus Construções Ltda. (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) Excelsus Construções Ltda. - há 9 anos

Bom dia Andrea !

O ideal e você chamar um profissional engenheiro arquiteto ou empresa de construção, que podem te orientar melhor, será que realmente é preciso esta laje , qual a espessura da laje, o terreno vizinho acompanha a declividade, quem sabe em vez da piscina de vinil uma de concreto.

Responder
Helios Alencastro
Helios Alencastro Arquitetura (Brasília, Distrito Federal) Helios Alencastro Arquitetura - há 9 anos

Boa tarde, Andrea.

O ideal é que faça o projeto de arquitetura e em seguida o projeto estrutural e depois faça o projeto hidráulico e elétrico.

No projeto de arquitetura, será definido o formato e tamanho da piscina, se haverá ou não deck molhado, spa, se terá iluminação, cascata, a altura da piscina, ainda poderá definir se haverá somente gramas ou se deseja um jardim.

Já no projeto de estrutura, será calculado a fundação e estrutura para sustentar esta piscina.

No projeto hidráulico será calculado a entrada de água, os retornos, a aspiração, para que sua piscina possa ser tratada sem maiores transtornos.

No projeto elétrico será calculado a alimentação da bomba (de limpeza) e a iluminação.

Responder
Celso Marconi

A princípio uma contenção em concreto é necessária ao nivelamento do terreno. Para maior segurança a piscina deverá se nivelar ao solo e seu berço escavado no terreno. Uma lage de concreto com tela de vergalhão deverá ser colocada abaixo da piscina, no fundo da escavação e também em todos os lados, porque a carga da água é muito grande e pode desestabilizar o terreno. A escavação deverá coincidir com a profundidade e forma da piscina. Uma retro escavadeira fará isso em menos de duas horas de serviço. Em volta da piscina poderá colocar piso anti derrapante e um deck de madeira ( ipê é uma boa ). Isso é apenas uma opinião segundo as suas informações. Para uma dica certa só vendo o terreno.

Responder
Edvar Lima LIMA
Edvar Lima Técnico Construtor (Campinas, São Paulo) Edvar Lima Técnico Construtor - há 9 anos

Olá , primeiramente existe, métodos construtivos a se considerar, como você tem 0,90 cm de declive isso já não atende a profundidade mínima padrão de piscina seria , a não ser que queira a profundidade menor, mas profundidade maior seria necessário escavar mais o terreno para atender a profundidade desejada no entanto como se trata de desnível seria necessário uma visita de um técnico, para avaliar melhor o seu caso pois , é genérico falar antes de ver a necessidade do local, e depois á vários métodos a ser tomados como o tipo do solo etc... para se definir o tipo de material a ser utilizado.