É necessário ART para reforma de banheiro em casa?

Bom dia! Alguém saberia me responder com exatidão se é realmente necessário um responsável técnico para reforma de banheiro, inclusive a manilha. Preciso ou não de uma ART?

É necessário ART para reforma de banheiro em casa?

Bom dia! Alguém saberia me responder com exatidão se é realmente necessário um responsável técnico para reforma de banheiro, inclusive a manilha. Preciso ou não de uma ART?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Aline Matos
Particular - há 6 anos

Bom dia! A ART ou RRT é exigida se a obra tiver demolição de paredes, troca de pisos com uso de ferramentas de impacto, instalação de forros de gesso com alteração nos pontos de iluminação; instalação de novas tomadas em alvenaria ou móveis; instalação de novas esquadrias, instalação de aparelhos com características diferentes do projetado, Instalação de aquecedores de água com potência maior do que a existente, instalação de banheiras (acréscimo de carga e alteração de áreas impermeabilizadas), reparos hidráulicos e elétricos que necessitem de ferramentas de impacto como marretas, marteletes, etc. No entanto, mesmo que esse serviços nao sejam executados na sua obra, é interessante ter um profissional da area no acompanhamento para garatir a qualidade da reforma.

Valdomiro
Particular - há 6 anos

Realmente uma simples reforma de um banheiro, com troca de azulejos, pisos , vazo sanitário, lavatório, pintura, etc., não precisa de ART, nem de engenheiro/arquiteto, responsável. É que além de não precisar mexer na estrutura, não vai ser acrescentado peso algum adicional que possa por em risco a casa ou o prédio. Depois, as NR`s que exigem isso, não são leis, mas simples regulamentos dos Conselhos de Classe/Atividades, sem poder de imposições concretas.

Valdomiro Albini. Burigo - advogado em Curitiba - PR; Síndico várias vezes; Parecerista; etc..

Aliancon Construção & Reformas -Limpeza de Conndomínios

Respeito a opinião dos colegas acima mas pra reforma de um banheiro não há necessidade de art a não ser que vc more em apto e va mexer com a estrutura do prédio ai e outra história mas se for uma reforma simples não há esta necessidade ok um abraço Departamento de obras José Carlos

Responder
PORTOVIA ENGENHARIA E PLANEJAMENTO
Portovia Engenharia E Planejamento Ltda (Recife, Pernambuco) Portovia Engenharia E Planejamento Ltda - há 6 anos

Caro amigo,

A legislação exige um profissional responsável por serviço/obra de engenharia. Sendo assim faz-se necessário ART para sua reforma visando garantir a segurança e qualidade dos serviços.