Preciso de autorização para alterar parede estrutural interna de imóvel?

Preciso abrir apenas uma passagem em uma parede estrutural, de tamanho mínimo, como uma porta, para que interligue dois quartos, e fechar a porta de um deles. Para isso é necessária documentação da Prefeitura ? É considerada reforma se não há mudança na área edificada? Obrigada!

Preciso de autorização para alterar parede estrutural interna de imóvel?

Preciso abrir apenas uma passagem em uma parede estrutural, de tamanho mínimo, como uma porta, para que interligue dois quartos, e fechar a porta de um deles. Para isso é necessária documentação da Prefeitura ? É considerada reforma se não há mudança na área edificada? Obrigada!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

André Francisco do Nascimento
Engenharia- Projetos Construção E Reformas (Duque de Caxias, Rio de Janeiro) Engenharia- Projetos Construção E Reformas - há 2 meses

Boa Noite Isabela, eu aconselho contratar um engenheiro calculista, pois parede estrutural já diz no nome, é estrutura e nisso não se mexe sem um profissional adequado e preparado.

Responder
Sergio Eduardo Nadur Nadur
Particular - há 2 meses

Isabela, a abertura de uma porta na edificação em uma parede de alvenaria estrutural não representa uma reforma residencial no sentido amplo da palavra, não demandando assim aprovação na prefeitura, entretanto trata-se de uma modificação de ordem estrutural, já que a parede não tem somente função de fechamento, mas de suporte da estrutura que está acima.

Numa residência isolada - uma casa não geminada (grudada noutra casa vizinha) - geralmente o proprietário não recorre a um profissional especializado, no caso um engenheiro civil, embora em São Paulo seja exigido. Já num edifício de apartamentos, com vários andares, ou num condomínio fechado, não só a convenção de condomínio como a legislação municipal exigem o recolhimento de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) assinada por um Engenheiro Civil com matrícula no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de seu estado. Este profissional efetuará a análise estrutural do local a ser afetado, com base no projeto estrutural da edificação ou efetuando perfurações de forma a constatar por onde passam as ferragens que conferem à parede a função estrutural. Embora pareça algo insignificante, efetuar uma alteração sem estes cuidados poderá representar o mesmo que derrubar um pilar (coluna ) que sustenta a construção, podendo resultar não somente em prejuízos financeiros, como na perda de vidas.

Alexandre F S Morais Parra Parra

Isabela, não há necessidade de licença, porém orientação de profissional sobre esta parede se faz parte de estrutura no local!

Responder
Sebastian
Vip Arquitetura E Engenheira Me. (Rio das Ostras, Rio de Janeiro) Vip Arquitetura E Engenheira Me. - há 2 meses

Isabela normalmente não exigido licença. porém ser for um edifício residencial convém consultar o síndico e pedir uma análise técnica de um arquiteto As vezes a remoção de paredes pode afetar o vizinho ou estrutura porém depende de como foi executado e da estrutura existente no local todavia a maioria dos municípios não exigem licença pra tal execução.

David NEIVA

Prezada Isabela, sou da Engmaq Projetos Consultoria e engenharia ltda sou diretor técnico de instalações, de acordo com o empreendimento e sendo parede estrutural fica honeroso os custos para tal execução.

Lembrando que se for um prédio residencial com sua bit e todas as documentações em dia, de cara o síndico deve lhe pedir o projeto de arquitetura e a art de execução para avaliação com seu profissional.

Estrutural é toda forma construtiva capaz de suportar tal carga em sua distribuição, fazendo que ela seja equibrada para que não venha sobrecarregar outros pontos de apoio, entendi o perigo e dificuldade disso!

É necessário um engenheiro calculista para tal cálculo e o síndico deve lhe entregar os projetos estruturais qya do solicitado justamente para que você entregue ao seu profissional contratado, só assim ele conseguirá realizar a abertura no vão, claro se for possível!

Espero ter lhe ajudado!

Responder
Thiago Pacheco de Mello

Isabela, geralmente mudanças sem acréscimo de área não é necessário licença, porém cada prefeitura trabalha de uma forma. Importante salientar que não precisar de licença não significa não ser necessário a responsabilidade Técnica de um profissional. Qualquer dúvida estou à disposição. Boa sorte ai!

Responder
Anderson Pereira Félix
Felix - Consultoria Em Engenharia (Fortaleza, Ceará) Felix - Consultoria Em Engenharia - há 2 meses

Olá, Isabela. Tudo bem? A abertura de vãos em paredes estruturais, por menores que sejam, não é algo tão simples. A alvenaria estrutural é um método construtivo que possui como desvantagem restrições no que se refere a reformas, demolições de paredes e até mesmo rasgos na alvenaria, pois a alvenaria, trivialmente falando, possui função estrutural, ou seja, ao retirá-la você estará comprometendo a estrutura projetada.

Responder
Joao
Reformas Em Geral (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Reformas Em Geral - há 2 meses

Boa noite Isabela meu nome:joao sou da zona sul de sao paulo proximo a interlago,uma documentação para abrir um vao de porta fica mais caro do q abrir o vao se o local,é estruturado,e se nao for ,em condomínio vc pode abrir,uma porta nao fais uma casa cai.

Claro q se vc for procura fazer corretamente,eles vao pedir para faser se documentar,

Mais veja se o local tem estrutura,caso seja extrutura e se quiser abrir contrate um proficional q conhece,bem de Reforma e faça sua abertura,caso queira mais informacao de minha pessoa ,entre em contato com habitismo,e busque por meu pefil,q lhe ajudarei em sua reforma

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de engenheiros na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se
Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.